Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas

Data

Autores

Cezare, Paola Sussai Luz

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito do conceito de Adaptação dos Seres Vivos O trabalho foi construído no formato de multipaper No primeiro artigo intitulado A Epistemologia de Bachelard e a Construção do Conceito de Adaptação das Espécies, apresentamos uma retomada histórica da construção do conceito de adaptação, no qual utilizamos o referencial de Gaston Bachelard para evidenciar a origem de certos obstáculos epistemológicos No segundo artigo intitulado A transição do Habitat Aquático Para o Terrestre Pelos Vertebrados Sarcopterígios: Uma Proposta de Seleção de Conteúdos Baseada em Conceitos Estruturantes partimos da noção de Adaptação como conceito estruturante, para identificar como esse conceito estruturante se articula com os conceitos auxiliares, contemplando tanto a biologia evolutiva como a funcional O terceiro artigo possui o formato capítulo, este foi intitulado Superando Obstáculos Epistemológicos e Pedagógicos: Sequência Didática da Construção Histórica do Conceito de Adaptação e a Narrativa Histórica da Transição do Ambiente Aquático Para o Terrestre Por um Grupo de Vertebrados, aqui propomos uma sequência didática baseada nos dois artigos anteriores, como meio de superar obstáculos pedagógicos que surgem na dinâmica da construção do conhecimento em sala de aula

Descrição

Palavras-chave

Ciência, Estudo e ensino, Adaptação (Biologia), Evolução (Biologia), Study and teaching, Adaptation (Biology), Evolution (Biology), Science

Citação