Processo de intervenção junto à professora de geografia e professoras especialistas para favorecer a aprendizagem de uma aluna com surdocegueira : uma pesquisa colaborativa

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Godoy, Shirley Alves

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Resumo: Esta pesquisa objetivou desenvolver um processo de intervenção por meio de uma pesquisa colaborativa, junto a uma professora regente da área de Geografia e duas especialistas em Educação Especial utilizando a cartografia tátil para favorecer a aprendizagem de uma aluna com surdocegueira/ASC, no 2º ano do ensino médio em uma escola pública no norte do Paraná Os pressupostos teóricos da pesquisa estão sustentados nos fundamentos da educação inclusiva, especialmente no que tange à importância do trabalho colaborativo entre o professor especialista e o professor regente, bem como aos conhecimentos sobre a cartografia tátil para alunos com surdocegueira/SC A pesquisa foi realizada tomando como base metodológica a proposta de Ibiapina (28), denominada de pesquisa colaborativa A coleta dos dados foi realizada em três fases: 1ª) levantamento das características do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido durante as aulas de Geografia; 2ª) intervenção colaborativa junto às professoras visando à formação das participantes para o atendimento das necessidades educacionais da aluna com surdocegueira que consistiram em: ciclos de estudos teóricos sobre surdocegueira, cartografia tátil e a pesquisa colaborativa, bem como, à seleção, elaboração de gráficos e mapas táteis e, a participação direta da pesquisadora em sala de aula para orientar a às professoras e a aluna em relação à utilização dos recursos elaborados 3ª) a avaliação do processo de intervenção desenvolvido junto às professoras e a aluna com surdocegueira Os resultados obtidos evidenciaram que a professora de Geografia apresentava, na primeira fase, concepções equivocadas com relação ao processo de inclusão de alunos com SC, que foram trabalhadas na segunda fase da pesquisa As experiências e reflexões proporcionadas por esta pesquisa evidenciaram a importância do trabalho colaborativo entre a docente do ensino regular e as especialistas da Educação Especial, principalmente no que concerne a adaptações e elaboração de recursos pedagógicos para favorecer a aprendizagem da aluna com surdocegueira em relação aos conteúdos de Geografia Foi possível elaborar, de modo colaborativo, com a professora de Geografia, mapas e gráficos táteis, utilizou-se as normas desenvolvidas pelo Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar/LabTATE, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC Foram também realizados, junto à professora de Geografia, ciclos de estudos reflexivos, planejamento das aulas de Geografia de modo colaborativo, conversas reflexivas e participação da pesquisadora em sala de aula de forma colaborativa junto à ASC, à professora de Geografia e à guia-intérprete, visando à utilização dos mapas e gráficos táteis durante as aulas de Geografia Destacamos a ocorrência de aspectos que dificultaram a realização dos procedimentos previstos na fase de intervenção dessa pesquisa que foram: a falta de tempo das professoras especialistas para participarem das atividades referentes à formação docente por meio de ciclos de estudo e reflexões sobre suas práticas; os horários alternados das docentes; a necessidade de antecipar para a aluna o material adaptado utilizado em sala de aula e a troca das profissionais especialistas, durante o ano de 214 Ressaltamos que as dificuldades elencadas acima são consequência das condições postas pelo sistema estadual de ensino do estado do Paraná Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para evidenciar as dificuldades e as possibilidades do processo de inclusão de alunos com SC na disciplina de Geografia, a importância de um trabalho colaborativo entre o professor regente e professores especialistas em educação especial e a disponibilização de recurso pedagógicos adaptado às necessidades dos referidos alunos

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Palavras-chave

Cegos-surdos, Educação, Geografia, Pesquisa colaborativa, Education - Brazil, Blind-deaf

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