O efeito da manipulação das instruções e do programa de reforço em vigor sobre a mudança comportamental
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Cavalheiro, Mayara Camargo
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Resumo
Resumo: O comportamento governado por regras, eventualmente, produz um desempenho conhecido na bibliografia especializada como “insensibilidade comportamental”, que se refere à manutenção do padrão comportamental anteriormente reforçado frente à mudança nas contingências O objetivo do presente estudo foi investigar a sensibilidade do comportamento às mudanças quando a instrução foi alterada e o programa de reforço em vigor permaneceu o mesmo versus quando o programa de reforço foi alterado e a instrução permaneceu a mesma Participaram do estudo 15 estudantes universitários que realizaram a tarefa experimental de pressionar um botão e ganhar pontos que apareciam na tela de um computador Os participantes foram expostos a um programa de reforço em FI na presença de uma instrução discrepante (ie, “pressione o botão rapidamente”) após: (a) história de responder em FR na presença de uma instrução correspondente (ie, “pressione o botão rapidamente”); (b) história de responder em FI na presença de uma instrução correspondente (ie, “pressione o botão lentamente”) ou (c) sem história experimental No Grupo 1, descrito no Item a, a contingência foi alterada e a instrução permaneceu a mesma nas duas fases do estudo; no Grupo 2, descrito no Item b, a instrução foi alterada e a contingência constante em ambas as fases No Grupo 3, descrito no Item c, os participantes responderam em FI na presença de uma instrução discrepante Cada fase foi composta de oito sessões, que foram encerradas quando o participante obtinha 1 pontos Os resultados indicaram que quatro de cinco participantes do Grupo 1 iniciaram a Fase 2 respondendo em altas taxas de respostas, mas com a exposição continuada ao FI deixaram de seguir a instrução discrepante e passaram a responder em baixas taxas de respostas No Grupo 2, três participantes mantiveram baixas taxas de respostas inicialmente e, ao final, três responderam em taxa de respostas relativamente mais altas No Grupo 3, três dos cinco participantes iniciaram em taxas relativamente mais altas e diminuíram as taxas de respostas ao longo da exposição ao FI com instrução discrepante Os resultados da presente pesquisa sugerem que situações em que ocorrem mudança nas contingências de reforço e manutenção da instrução (Grupo 1) aumentam a probabilidade de um desempenho que pode ser considerado insensível às contingências programadas – quando comparadas a situações em que a instrução é alterada, mas não as contingências (Grupo 2) Todavia, esse efeito foi transitório Com a exposição continuada às contingências, o abandono da instrução discrepante é mais provável em situações em que as contingências foram alteradas (Grupo 1) em vez das instruções (Grupo 2)
Descrição
Palavras-chave
Análise do comportamento, Mudança (Psicologia), Resistência, Insensibilidade comportamental, Reforço (Psicologia), Behavioral analysis, Change (Psychology)