Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)
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Santos, Claudinea Angélica dos
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Resumo
Resumo: A tecnologia na sociedade contemporânea extrapola os limites de seu uso nos processos educativos, mas não há como ser indiferente ao fato de que vivemos num contexto no qual tempo e espaço modificam se frente à velocidade com a qual produzimos e transmitimos informações Esta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e construir uma narrativa histórica sobre as Práticas educacionais mediadas por recursos tecnológicos na Universidade Estadual de Londrina no período de 1978 a 1988 O estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, tendo por fontes: documentos, reportagem de jornais e memórias das pessoas que participaram das ações compreendidas no período estudado Entre os documentos encontram-se as atas das reuniões dos Órgãos Superiores da universidade, tais como o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; atas do Conselho Universitário e o acervo da SAUEL Priorizaram-se como referenciais teóricos autores que investigam a educação à distância como modalidade de ensino como Holmberg; Moore; Cropley e Kahl; Rebel; Perriault; Malcom Tigth e Peters, em âmbito internacional e Belloni; Litto; Formiga; Neves; Alves; dentre outros Conclui-se que na UEL, no período investigado, dois programas se destacam como importantes ações quanto ao uso de recursos tecnológicos vinculados à prática educacional: PADES – Programa de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Superior e PIUTEC - Programa de Integração Universitária e Teleducação Capricórnio, ambos voltados para a formação de professores
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Palavras-chave
Ensino a distância, Londrina (PR), Tecnologia educacional, Distance education