Aspectos do pensamento algébrico e da linguagem manifestados por estudantes do 6º ano em um experimento de ensino

Data

Autores

Silva, Edilaine Pereira da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Esta investigação, de cunho qualitativo, objetivou identificar, analisar e discutir aspectos do pensamento algébrico manifestados por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao resolverem problemas em um Experimento de Ensino O referencial teórico utilizado reúne informações a respeito de quais processos matemáticos realizados possam ser evidências de que crianças do Ensino Fundamental estejam pensando algebricamente Referimo-nos a aspectos de pensamento algébrico como evidências de habilidades do pensamento matemático, consideradas necessárias para o sucesso em álgebra ao resolverem problemas que envolvem conceitos algébricos A coleta de informações se deu no ano de 212 em uma sala de aula de uma escola pública de Palotina – Pr, por meio da metodologia baseada no Experimento de Ensino, devida a Steffe e Thompson (2) Analisamos três episódios de ensino e registros escritos de dois problemas à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (24) Foi possível identificar alguns aspectos de pensamento algébrico nos registros escritos dos estudantes, destacando o desenvolvimento de uma linguagem sincopada para expressar-se matematicamente, a utilização de símbolos não convencionais e convencionais relacionados a conceitos e propriedades, a compreensão dos conceitos envolvidos no problema, a utilização da proporção direta, a resolução de equações por meio de operações inversas, a análise e expressão de relações entre grandezas desconhecidas sem recorrerem a valores específicos, entre outros Além disso, verificamos quais aspectos de pensamento algébrico apresentaram-se com maior e menor frequência e identificamos três modos de pensar matemática apresentados pelos estudantes do 6º ano: i) um modo algébrico de pensar; ii) um modo de pensar limitado por crenças e rotinas; iii) um modo ingênuo de pensar

Descrição

Palavras-chave

Educação matemática, Álgebra, Matemática (Ensino fundamental), Matemática, Estudo e ensino, Mathematics education, Algebra, Study and teaching, Mathematics

Citação