Terceira via e as políticas educacionais brasileiras : uma investigação sobre o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos em Londrina

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Rissi, Lorena Mariane Santos

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Resumo: O presente trabalho tem como premissa o estudo sobre os pressupostos teóricos da Terceira Via com base nas reformulações elaboradas por Anthony Giddens, as quais ganharam proeminência no Brasil a partir da década de 199 Optou-se por estudar as raízes teóricas e práticas da corrente política e ideológica da Terceira Via, disseminada como superação do socialismo e do liberalismo, por meio da diluição de seus principais valores A Terceira Via se difundiu nas políticas governamentais com reflexos para a política educacional a partir das últimas décadas do século XX O objetivo geral que se delineia é identificar os pressupostos teóricos da Terceira Via na condução da reforma do Estado brasileiro e das políticas educacionais, a partir da década de 199 até 217, notadamente através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos Os objetivos específicos são: analisar o arcabouço teórico da Terceira Via a partir de um de seus idealizadores, Anthony Giddens, e os pressupostos teóricos e práticos da corrente político-econômica neoliberal através de seus precursores, Friedrich von Hayek, James M Buchanan, Ludwig von Mises e Milton Friedman; comparar os pressupostos difundidos pela Terceira Via aos princípios da corrente político-econômica neoliberal e verificar as permanências e mudanças; identificar se a concepção da Terceira Via ocorre em conformidade com as ações do Banco Mundial, a partir da década de 199; identificar e analisar os fundamentos do programa do SEBRAE denominado: Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), implantado nas escolas municipais de Londrina, buscando apreender os aspectos político-ideológicos para a formação humana; identificar e analisar os valores, habilidades e competências que o Programa visa formar nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Londrina e comparar os valores da Terceira Via com as propostas desse Programa Como procedimento metodológico, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista semiestruturada numa análise a partir da contribuição materialista histórica e dialética, com vista ao reconhecimento da Terceira Via como ideologia estruturante do pensamento e práticas da classe dominante, a qual foi norteadora da elaboração do Plano Diretor de Reforma do Estado no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), cujo ideário era transferir, para a sociedade civil, as atividades conduzidas pelo Estado Com o advento do governo subsequente no poder, tem-se a continuidade de políticas de mercado por meio das parcerias público-privadas Concluímos que essas parcerias se manifestaram nas escolas municipais de Londrina por meio da materialização do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, o qual tem como base as orientações do SEBRAE, a fim de atrelar a educação escolar à prática do mundo dos negócios com vistas a formar cidadãos à imagem e semelhança de uma empresa, e, assim, com a responsabilidade de expandir seu capital humano mediante qualificações, bem como empreender meios criativos e inovadores para conseguir sobreviver num contexto de desemprego estrutural

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Palavras-chave

Educação e Estado, Terceira via, Reforma administrativa, Parceria público-privada, Education and State, Third way, Civil service reform, Private-public partnerships

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