Perspectivas para o ensino escolar da história do português brasileiro : manuscritos paranaenses do século XVIII

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Alves, Silvane Luceli de Andrade

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Resumo

Resumo: Nos últimos tempos, a linguagem paranaense tem sido objeto de estudo e tem trazido resultados relevantes para análise e descrição do português do Brasil no que tange a dados sincrônicos e diacrônicos Nesse aspecto, a análise de manuscritos tem contribuído para a elucidação de questões históricas ligadas às variantes linguísticas Este trabalho se baseia em dois corpora, sendo um atual e outro antigo, a saber: i) 15 coleções de livros didáticos aprovados pelo PNLD do Paraná e utilizados nas escolas públicas no período de 211 a 213; ii) 5 manuscritos do século XVIII pertencentes à Vila de Guaratuba – PR, os quais compõem a obra Scripturae nas Villas de São Luiz de Goaratuba e Antonina: manuscritos setecentistas e oitocentistas (AGUILERA; ALMEIDA BARONAS, 27) O trabalho se divide em três partes: primeiramente apresenta-se a fundamentação teórica pautada nos estudos sobre História da Língua Portuguesa, Variação Linguística, Arcaísmos e Variação e Ensino; em seguida, apresenta-se a análise das coleções de livros didáticos do ensino fundamental, aprovadas pelo PNLD/211 – Plano Nacional do Livro Didático, a fim de verificar o conteúdo sobre a variação linguística histórica disponível nessas coleções; finalmente, propõem-se atividades didáticas voltadas para atender ao público do ensino fundamental do 6º ao 9º ano; nesta seção, foram elaboradas cinco unidades, compostas por atividades que abordam aspectos textuais, lexicais, semânticos, morfológicos e sintáticos da língua portuguesa

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Palavras-chave

Língua portuguesa, História, Linguagem, Livros didáticos, Avaliação, Portuguese language – History, Language - Study and teaching, Textbooks – Evaluation, Linguistics, Portuguese philology, Manuscriptis - São Luiz de Guaratuba (PR) - Diachronic studies, M

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