A qualidade da informação nos processos de contratação de obras de engenharia na Universidade Estadual de Londrina
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Nascimento, Lucimeiry Maria Minuzzi e
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Resumo
Resumo: Considerando que a cada dia tanto as organizações como a sociedade em geral estão cada vez mais dependentes de informação, entendeu-se necessário verificar a qualidade da informação para seu devido uso Assim, neste trabalho foi analisada a qualidade das informações que subsidiam a tomada de decisão nos processos licitatórios para contratação de obras de engenharia realizadas na Universidade Estadual de Londrina no ano de 29 Optou-se por esse ano por ser o mais recente quando do início da realização da pesquisa, e porque os contratos administrativos oriundos desses processos que receberam ordem de início de serviço, e os serviços foram efetivamente iniciados, sofreram modificação Por meio da análise documental foram destacadas as informações mencionadas nos documentos que integram os processos licitatórios que levam a uma decisão do gestor, classificadas neste estudo como: (a) mínima - as que servem para cadastro da UEL, como o número do processo administrativo ou número do edital, data da homologação, da contratação ou do efetivo início dos serviços; (b) crítica - as encontradas no edital que oferecem segurança para as ações e (c) potencial - que foi reputada como o posicionamento estratégico dos gestores da UEL a decidirem pela melhor oferta para construção, de forma a suprir as necessidades da Instituição, por meio da análise da proposta de preços e documentação de habilitação apresentadas pela empresa participante Por ter sido verificada a ocorrência de alteração contratual, foi realizado o exame dos motivos informacionais que levam à necessidade de aditamentos contratuais, que mostrou: (i) modificação da planilha de serviço, (ii) prorrogação de prazo de execução da obra e (iii) aumento de valor inicialmente contratado Dentre as informações que motivam os aditamentos a maior recorrência foi a que justifica a necessidade de alteração da planilha de serviços Também foi mapeado o fluxo da informação para verificar sua relevância na tomada de decisão, no processo de licitação Na sequência, mediante o uso de questionário com perguntas abertas respondidas pelos gestores da área de engenharia e arquitetura da Instituição, foi verificado o valor atribuído por esses gestores às informações constantes dos processos analisados e, considerando as sugestões dos gestores, foram descritas possíveis contribuições do fluxo da informação para a qualidade da informação que subsidia a tomada de decisão Quanto ao valor das informações nos documentos que integram o processo licitatório para a tomada de decisão, foi analisado que tanto a informação classificada como mínima, quanto à crítica e a potencial tem o seu valor; contudo, não é suficiente ter estas informações; mas, sim, utilizá-las com propriedade, e quanto ao fluxo verificou-se que ele se mostra importante para a agilidade dos procedimentos; mas, não interfere na qualidade da informação
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Palavras-chave
Gestão da informação, Universidades e faculdades, Licitação, Gestão da informação, Processo decisório, Information management, Universities and colleges, Bid, Information management - Decision-making, Bid, Quality control, Public documents