Ferramentas curso de formação e sequência didática : contribuições para o processo de internalização no estágio de docência de língua portuguesa
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Hila, Cláudia Valéria Doná
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Resumo
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar o papel de duas ferramentas principais para o movimento de internalização e de letramento, em torno do escopo teórico referente aos gêneros textuais, necessário para o estágio de docência em língua materna, de um curso de Letras: curso de formação (CF) para professores das séries iniciais e sequência didática (SD) para alunos da 3ª e 4ª séries, ambos ministrados por estagiárias Visamos observar esse movimento em três etapas principais: a fase preparatória à regência, a fase especificamente da regência e a fase após a regênciaO quadro teórico-metodológico escolhido é o do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), principalmente em sua vertente mais didática (BRONCKART, 23, 25; DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 2, 21, 24, 25) destacando-se, também, o Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, 198, 1993, 23) Além disso, recorremos a outras duas linhas teóricas complementares a fim de compreendermos melhor como se dá o movimento de internalização: a Teoria Histórico-Cultural (THC) (VYGOTSKY, 1982, 1988, 2, 21, 25) e a Teoria da Atividade (TA) (LEONTIEV, 1998, 21, 24) A abordagem metodológica baseia-se no paradigma qualitativo de pesquisa e insere-se na perspectiva crítica de investigação, caracterizando-se como uma pesquisa colaborativa parcialmente interventiva na disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, no ano de 28 O contexto prático da pesquisa realizou-se em uma escola privada do noroeste do Paraná, envolvendo de forma mais específica uma terceira e quarta séries do Fundamental I O corpus da análise constitui-se pela gravação em áudio das sessões do curso de formação e das aulas da sequência didática desenvolvidas pelas estagiárias no ano de 28, de forma colaborativa com a pesquisadora e, também, dos encontros de orientação com a pesquisadora, além dos diários de bordo e outros instrumentos de natureza qualitativa Os sujeitos principais da investigação são três estagiárias que no ano de 28 cursavam o penúltimo ano do curso de Letras da Habilitação Português/InglêsA análise dos dados baseia-se em categorias do ISD, do IS e da TA Os resultados evidenciaram que o movimento de internalização acerca do escopo teórico solicitado para a regência, a saber os gêneros textuais e sua transposição para a sala de aula, ocorreu por meio da ação da pesquisadora por meio de inúmeras ferramentas presentes durante todas as fases da regência Em particular, as ferramentas CF e SD conseguiram promover grande parte dos objetivos pretendidos pela pesquisadora em torno do movimento de internalização das estagiárias investigadas, bem como auxiliaram seu processo de letramento para o local de trabalho, na medida em que funcionaram como mega-ferramentas para as suas ações docentes Porém, o movimento de internalização completou-se com auxílio de outras ferramentas, para além daquelas postuladas por Vygotsky (1988, 25), que se mostraram de natureza heterogênea, mobilizando para sua compreensão diferentes aportes teóricos
Descrição
Palavras-chave
Gêneros textuais, Interacionismo sociodiscursivo, Língua portuguesa, Formação de professores, Professores, Textual genres, Socio-discursive interactionism, Portuguese language, Teachers training, Practice teaching, Supervised internships, Leiteracy, Didac