Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)

Data

Autores

Primo, Polyane

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Pesquisa vinculada à linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, mais especificamente ao Núcleo de Políticas Educacionais (PPEdu/UEL), ao grupo de pesquisa Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade (CNPq) Seu problema versa sobre o modelo de gestão assumido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná - SEED, sobretudo no período correspondente ao Governo Carlos Massa Ratinho Jr, e de que modo o Programa de Tutoria Pedagógica explicita as fundamentações ideológicas que caracterizam esta gestão Para tanto, apresenta como objetivo geral analisar os princípios e concepções que orientam a gestão da educação desenvolvida pela SEED-PR, tomando-se como foco na investigação o Programa de Tutoria Pedagógica implementado na rede pública estadual de ensino do Paraná durante o ano 219 Os objetivos específicos são: compreender os aspectos políticos, econômicos, sociais e históricos nos quais as políticas educacionais estão inseridas, com um recorte temporal a partir dos anos 199, quando houve a Reforma do Aparelho do Estado; reconhecer a tendência de modelo de gestão desenvolvido pela SEED-PR, por meio da identificação da orientação ideológica que permeia as ações educacionais propostas para a rede pública estadual de ensino; identificar os objetivos, a organização, os procedimentos e o desenvolvimento da Tutoria Pedagógica realizada por técnicos pedagógicos do Núcleo Regional de Educação de Londrina nas instituições com oferta de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio e, em particular, como este Programa revela o modelo de gestão da educação praticado pela rede de ensino do Paraná Com abordagem qualitativa, “crítico-dialética” (Sánchez Gamboa, 1989; 212), a pesquisa elencou para leitura do objeto de estudo cinco categorias ancoradas no método materialismo histórico: totalidade, contradição, reprodução, mediação e hegemonia, conforme apontadas por Cury (1986), e discutidas por outros autores, como Masson (27; 213) e Netto (211) Foram utilizados como procedimentos metodológicos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a aplicação de questionários semiestruturados aos técnicos pedagógicos do NRE de Londrina e às equipes gestoras de duas unidades escolares estaduais do município de Londrina, com oferta da Educação Básica, totalizando dezesseis profissionais entrevistados Os estudos acenaram que o Programa de Tutoria Pedagógica contempla uma lógica gerencialista e burocrática, ao mesmo tempo em que corrobora à participação de todos os segmentos da escola, revelando-se como uma importante ferramenta que manifesta o modelo de gestão da educação assumido pela SEED-PR, e pode influenciar no conteúdo e na forma da gestão escolar, articulado às demais políticas educacionais do estado Portanto, o Programa preserva o discurso de uma gestão com características democráticas, mas, o que sobressai são os aspectos gerenciais Assim, a escola muda a gestão, incidindo em todas as esferas, para que o “resultado” seja avançado no tocante aos indicadores educacionais, o que está em consonância com a estratégia governamental paranaense

Descrição

Palavras-chave

Educação e Estado, Paraná, Escolas públicas, Paraná, Gestão da educação, Education and State, Education management, Public schools, Paraná

Citação