Habilidades informacionais dos estudantes de artes visuais multimídia : uma abordagem da competência em informação e competência digital

Data

Autores

Bochnia, Bruna Amanda

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar as habilidades dos estudantes de Artes Visuais Multimídia para a competência em informação e competência digital e a contribuição da metacognição para tais competências O referencial teórico apresenta conceitos e características da competência em informação, incluindo a competência digital e os modelos para o desenvolvimento de ambas Também aborda a metacognição relacionando-a com as habilidades informacionais e digitais e os processos de aprendizagem Este estudo caracteriza-se como pesquisa colaborativa, que visa, por meio de um processo de interação e participação, contribuir para a construção de conhecimentos, para compreender de forma mais aprofundada, a partir da interação entre pesquisador e pesquisados, como ocorre o processo de busca e uso da informação durante as práticas de pesquisa A amostra de pesquisa foram 63 alunos do último ano do Curso de Artes Visuais Multimídia de uma universidade particular de Londrina Os dados foram coletados em três fases: 1ª) Questionário para levantar as competências em informação e competência digital, 2ª) Acompanhamento das atividades e a realização de uma oficina e, 3ª) Reaplicação do questionário da 1ª fase com adaptação do enunciado das questões para os sujeitos participantes das fases anteriores Na realização da oficina a pesquisadora utilizou-se da técnica de observação e um diário de pesquisa para o levantamento de dados que foram organizados e analisados, com os dados coletados por meio do questionário Detectou-se que os alunos do curso de Artes Visuais apresentam habilidades satisfatórias no que diz respeito a competência digital, as habilidades destinadas a busca de informação apesar de serem identificadas na fase I e III do projeto percebeu-se que pouco são os alunos que apresentam as habilidades para a competência em informação Identificou-se as estratégias metacognitivas presentes nas fases I e III da pesquisa, porém, na fase III foram apontadas duas dificuldades recorrentes com ordem primária de frequência, sendo poucos os alunos que demonstram estratégias metacognitivas mais desenvolvidas, sendo necessário assim explorar novas ações para o promoção da competência em informação e aprimoramento das estratégias metacognitivas Os resultados encontrados podem contribuir para o planejamento de ações voltadas para a formação e desenvolvimento de habilidades informacionais e digitais

Descrição

Palavras-chave

Competência em informação, Ciência da Informação, Competência digital, Information literacy, Information science

Citação