Ambiguidades da representação do caipira paulista no poema Juca Mulato

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Carvalho, Nilce Camila de

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Resumo

Resumo: O poema Juca Mulato (1917) de Menotti del Picchia, no momento de sua publicação, foi considerado inovador e polêmico por narrar a história de um caipira “mulato” Sua aceitação entre críticos e leitores foi estrondosa, considerado precursor da primeira geração modernista A temática amorosa e nacionalista foram os elementos que impulsionaram as inúmeras edições do poema Apesar de sua forma ser devedora da estética parnasiana, Juca Mulato não possui elementos apenas parnasiano, uma vez que agrupa diversas particularidades observáveis em outros estilos literários A partir desses elementos literários reunidos no poema, este trabalho procura apresentar o modo como o poeta compreendeu o mundo caipira, ou melhor, o modo como ele representou o caipira paulista Na intenção de apreender o mundo rural encetado pelo poeta, faz-se necessário abordar aspectos que possibilitam a inserção de Juca Mulato no contexto e grupo social demarcado por esse segmento no início do século XX Nesse sentido, esta pesquisa inicia-se com um estudo acerca do período histórico paulista que remonta o auge da economia cafeeira e o consequente desenvolvimento da capital do estado, para depois analisar o personagem isoladamente e também contrapondo-o à imagem de outros caipiras, inclusive o Jeca Tatu de Monteiro Lobato Por fim, pretende-se enfocar as práticas cotidianas do caboclo, enfeixadas pelo poema, as quais caracterizam o universo de Juca Mulato, e permitem uma rememoração lírica da vida rústica do homem do campo, através dos afazeres tradicionais da cultura caipira ali enxertados Ademais, Juca será destacado como um representante lírico, que apesar de ser extremamente idealizado pelo poeta, cumpre o papel de referir-se a um grupo social que permaneceu nas terras do interior paulista, para trabalhar nas lavouras de café, num momento em que a cultura caipira ruía com o capitalismo emergente e o êxodo rural

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Palavras-chave

Poesia brasileira, História e crítica, Regionalismo na literatura, História e crítica, Identidade na literatura, Brazilian poetry, History and criticism, Regionalism in literature, History and criticism

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