Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professores

Data

Autores

Santos, Angélica dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de constituição do conhecimento acerca da formação de professores para a Educação Especial por meio de um balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores brasileiros que atuam como líderes de grupos de pesquisa e em programas de pós-graduação Stricto Sensu Adotamos como base teórica o Materialismo Cultural de Raymond Williams e o entendimento da produção intelectual e do papel do conhecimento como componentes ideológicos do capitalismo Especificamente, buscamos: realizar um levantamento de todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil; analisar quais dos grupos encontrados indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial; identificar os líderes dos grupos selecionados que atuam em programas de pós-graduação; analisar o processo de atuação dos líderes encontrados considerando o local e programa de pós-graduação; caracterizar a produção acadêmica encontrada a fim de identificar o tipo da produção e seu veículo de publicação Para tanto, realizamos um balanço de produção para levantar todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil cadastrados no diretório de grupos do CNPq Após a seleção, identificamos quais dos grupos indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial e também quais deles os líderes atuavam em programas de pós-graduação Stricto Sensu A partir destes dados analisamos a atuação dos líderes a partir da instituição e o programa Em seguida realizamos a caracterização da sua produção Os resultados nos mostram: assimetria regional na formação e atuação em nível de pós-graduação dos líderes; baixa produção acadêmica sobre a formação de professores para a Educação Especial; concentração da divulgação da produção intelectual em capítulos de livros e artigos de periódicos; indução e contradição das políticas de governo sobre a produção do conhecimento

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Professores, Formação, Balanço de produção, Special education, Teacher training, Production balance

Citação