Oralidade, escrita e ensino : em busca de uma melhor compreensão da escrita de alunos de contexto rural

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Resumo

Resumo: Esta tese toma, como ponto de partida, a investigação das dificuldades de escrita apresentadas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e suas relações com marcas de oralidade Sob a ótica da Sociolinguística Educacional, investiga a aquisição da norma culta por parte de alunos do distrito rural da Warta, pertencente à cidade de Londrina, já que o dialeto, característico dos alunos em questão, difere em alguns aspectos da norma contemplada em ambiente escolar O objetivo desta tese de doutorado é, pois, realizar um levantamento dos processos fonético-fonológicos em dados orais e escritos dos alunos do 5º ano do Ensino Funamental I de uma escola da zona rural de Londrina, a fim de investigar uma possível interferência da oralidade na escrita Para tanto o corpus deste estudo constitui-se de amostras orais, gravações em áudio e registros escritos coletados a partir de um questionário Com os dados, observou-se que fatos fonéticos não estigmatizados, os traços graduais, e confusões de ordem ortográfica configuram maior índice de fenômenos presentes na escrita Nesse sentido, considera-se como possíveis fatores de tais dificuldades o conhecimento insuficiente das regras que regem a escrita formal e o processo de transposição da fala para escrita Busca-se, por meio deste estudo, melhor compreender o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, além de propor reflexões quanto ao tratamento das diferentes normas linguísticas presentes nos bancos escolares

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Palavras-chave

Sociolinguística, Oralidade, Escrita, Ensino, Língua portuguesa, Sociolinguistics, Orality, Writing, Teaching, Variation, Portuguese language

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