Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE
Arquivos
Data
Autores
Lugli, Viviane Cristina Poletto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a coleção de livros didáticos Español Sin Fronteras, com o fim de verificar se os gêneros textuais neles presentes e as suas respectivas atividades correspondem aos interesses dos alunos que estudam espanhol com esse material O propósito do trabalho foi também verificar, a partir do enfoque de gêneros textuais, as capacidades de linguagem que as atividades propostas pelos livros didáticos da coleção podem desenvolver nos alunos usuários do material, bem como observar a concepção de língua subjacente aos livros didáticos e as abordagens teórico-metodológicas que embasam as atividades sugeridasA pesquisa se caracteriza como bibliográfica e diagnóstica e defende a necessidade de o trabalho proposto pelos livros didáticos conceber os gêneros textuais como objetos de ensino, para a partir deles, desenvolver capacidades de linguagem nos aprendizes Ela pretende também mostrar a necessidade de se avaliar o livro didático de acordo com o seu contexto de uso O embasamento teórico é composto, principalmente, pelos estudos sobre gêneros textuais/discursivos (BAKHTIN,1997/1981; BRONCKART, 1999; DOLZ; SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 24; ROJO; BATISTA, 23; CRISTOVÃO, 21) Os resultados mostram a inadequação dos livros da coleção em relação ao contexto social em que são usados
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola, Estudo e ensino, Livros didáticos, Avaliação, Spanish language, Textbooks, Study and teaching