Identidade profissional de professores que ensinam matemática : indicativos de pesquisas, elementos e ações para elaboração de uma proposta investigativa

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Resumo: Instigações a respeito da Identidade Profissional (IP) de professores têm ocupado posição de destaque nos cenários nacional e internacional e têm sido utilizadas como lente teórica para análise de projetos e desenvolvimento de ações formativas envolvendo professores Nesse contexto, as investigações a respeito da IP de professores que ensinam matemática (PEM) são apontadas como um campo emergente e promissor Por compreender que discutir o movimento de constituição da IP de PEM no âmbito da formação inicial e continuada pode contribuir para a promoção de reflexões sobre filosofia, ética e justiça social e essas reflexões podem auxiliar os (futuros) PEM (i) a constituírem uma visão ampliada da extensão de suas ações, (ii) a se conscientizarem de suas responsabilidades profissionais e (iii) a assumirem compromisso político, social e cultural, necessários para o desempenho de suas funções na busca de uma sociedade com equidade social, este estudo se enveredou a entender a IP de PEM Esta pesquisa qualitativa, de cunho teórico, tem o objetivo de apresentar elementos e ações para a construção de uma proposta, pautada no modelo quadripolar, para futuras investigações nesse campo, a partir de elementos encontrados no decorrer do mapeamento realizado e na compreensão de IP de PEM proposta Para responder à questão central levantada – Que elementos e ações podem ser considerados em uma investigação que se propõe a discutir a identidade profissional de professores que ensinam matemática? – foram construídos dois corpora, com as produções a respeito da IP de PEM publicados no período 26-216 O primeiro deles (Corpus 1) reuniu 24 estudos entre dissertações (de mestrado acadêmico e profissional) e teses defendidas em programas de pós-graduação das áreas de Educação e Ensino, mediante uma pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) O segundo (Corpus 2) agrupou 23 artigos publicados em uma seleção de periódicos nacionais e internacionais representativos do campo investigativo da Educação Matemática Para reunir os elementos necessários para discutir a elaboração de uma proposta investigativa foram articuladas (i) a problematização dos pontos de enfoque e as perspectivas epistemológicas de IP dos estudos dos corpora, (ii) as reflexões a respeito dos polos – epistemológico, teórico, técnico e morfológico – constituintes do modelo quadripolar de investigação e (iii) uma caracterização de IP de PEM Nesse percurso, os resultados evidenciaram a complexidade, a dinamicidade, a temporalidade e a experiencialidade como aspectos importantes para a compreensão do movimento de constituição da IP de PEM, as quais, portanto, exigem um comprometimento de pesquisa Assim sendo, conclui-se que o movimento de constituição da IP de PEM ocorre em um campo de lutas ideológicas e políticas, no qual elementos dos contextos sociais, culturais e políticos, envolvendo a questão da alteridade, devem ser problematizados Ao serem reconhecidas essas especificidades, defende-se aqui que avançar no caminho de construir um referencial teórico nacional que as problematize é um compromisso político que todos os educadores matemáticos brasileiros precisam assumir

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Palavras-chave

Matemática, Estudo e ensino, Professores de matemática, Formação, Identidade profissional, Mathematics, Mathematics education, Mathematics teachers, Training of, Study and teaching

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