Uso dos componentes de jogos como diretrizes pedagógicas no desenvolvimento de jogos educacionais

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Campano Junior, Maurilio Martins

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Resumo

Resumo: O uso de jogos educativos visa complementar e aprimorar o conteúdo ministrado em sala de aula, oferecendo de forma didática e lúdica conceitos teóricos e práticos nas mais diversas áreas do conhecimento Jogos digitais fazem parte da cultura dos alunos, é um meio de comunicação e interação natural entre eles, e por isso pode ser um poderoso recurso pedagógico No entanto, grande parte dos jogos educativos apresentam somente o lado pedagógico, sem incorporar elementos divertidos Assim, este trabalho tem como objetivo analisar os componentes dos jogos e utilizá-los como recursos pedagógicos no processo do desenvolvimento de jogos educativos Para atingir esse objetivo, realizou-se pesquisas bibliográficas de metodologias de desenvolvimento de jogos, de teorias de ensino e aprendizagem, para a criação de indicativos/diretrizes para incorporar elementos pedagógicos no uso dos componentes de jogos Estas diretrizes visam auxiliar o desenvolvimento de jogos educativos, se apropriando dos recursos de desenvolvimento de jogos digitais, que os tornam divertidos e tão populares tornando a experiência de aprender com jogos mais efetiva e divertida Para mostrar a aplicação das diretrizes, foi elaborado um estudo de caso no desenvolvimento de um jogo educacional, na área de linguagens regulares e autômatos finitos O jogo se chama Castway, e aborda treze componentes de jogo

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Palavras-chave

Computação, Jogos digitais, Jogos educativos, Aprendizagem, Computer science, Digital games, Educational games, Learning

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