Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivos
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Souza, Patrícia Emí de
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Resumo
Resumo: O trânsito é um fenômeno social composto por pessoas, veículos e ambiente Pela importância que representa a toda sociedade e pela diversidade de sua expressão, é cenário de conflitos de interesses e situações adversas, os ditos acidentes de trânsito Isso gera preocupação a maioria dos governantes, pois cabe a eles uma parcela da responsabilidade, tanto da manutenção da ordem, quanto da formação dos participantes Contudo, a sociedade não exime a sua participação, bastante atuante na atualidade Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS (218), os acidentes de trânsito acarretam prejuízos expressivos à sociedade Considerando que é composto por perspectivas tão diferentes, de diversidade de papéis, muitas áreas participam dos estudos sobre ele A Psicologia não poderia se abster, visto que investiga o comportamento humano, que é o elemento mais importante deste contexto O comportamento humano no trânsito pode ser compreendido sob diversos aspectos, pelo enfoque dos processos cognitivos, como se propõe este trabalho, apenas uma dessas possibilidades A fim de organizar os elementos que o compõe, o Brasil possui seu Código de Trânsito (CTB), que ganhou uma nova versão em 221 Esse acontecimento gerou impactos para a Psicologia do Trânsito Em contrapartida, buscando organizar o trabalho do psicólogo que atua neste espaço, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) também apresenta a sua orientação por meio da Resolução n 1/219, que regulamenta o processo de avaliação psicológica para candidatos a motoristas As regulamentações que hoje são vigentes passaram por diversas transformações ao longo do tempo A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise das perícias psicológicas no contexto de trânsito em cidades do Estado do Paraná no ano de 219 no que tange o desempenho atencional, mnemônico e de inteligência, assim como efetuar análises correlacionais entre os construtos investigados e os dados sociodemográficos Para tanto, foram consultados 19 processos arquivados em 3 clínicas credenciadas ao Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-Pr), sob a chancela deste, com registros de informações em planilhas do Excel Os resultados apontaram que a idade média de participantes foi de 27 anos, a escolaridade citada com maior frequência foi o ensino médio completo (44,4%) A primeira habilitação foi o motivo de processo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais incidente (72,2%), a categoria A/B foi a categoria mais citada na amostra (61%) Quanto ao momento de aprovação na etapa da avaliação psicológica, 92,3% dos candidatos foram aprovados até o segundo atendimento psicológico Foram encontrados 12 tipos de instrumentos de Avaliação Psicológica padronizados Os resultados observados no desempenho médio nos instrumentos ficaram bem próximos da média geral encontrada nos manuais de referência Os resultados permitem apontar que a forma como a legislação se apresenta favorece o ingresso de pessoas jovens como aspirantes a condutores - com educação fundamental em sua maioria - há relação entre os construtos cognitivos analisados Considera-se que, além das habilidades cognitivas preservadas, a formação dos condutores desde o ensino básico seria uma forma bastante interessante de contribuir com o trânsito seguro
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Palavras-chave
Perícias psicológicas, Trânsito, Perícias psicológicas, Trânsito, Paraná, Psychological expertise - Traffic - Paraná, Psychological assessment - Driver training - Paraná, Psychological expertise - Traffic - Analysis, Drivers - Traffic - Psychological aspe