01 - Doutorado - Ciências da Reabilitação
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Navegando 01 - Doutorado - Ciências da Reabilitação por Assunto "Children"
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Item Alinhamento postural da coluna no plano sagital de crianças eutróficas e acima do peso em fase pré-escolar e escolar : estudo longitudinalCamargo, Mariana Zingari; Fujisawa, Dirce Shizuko [Orientador]; Macedo, Christiane de Souza Guerino; Costa, Viviane de Souza Pinho; Siqueira, Cláudia Patrícia Cardoso Martins; João, Silvia Maria AmadoResumo: Introdução: Os problemas posturais em crianças e adolescentes estão relacionados aos maus hábitos posturais, na escola e em casa, e ao estilo de vida A identificação precoce das alterações posturais e de fatores agravantes se faz necessária para que a criança mantenha o alinhamento adequado, durante seu crescimento e desenvolvimento Objetivos: Descrever e caracterizar o alinhamento postural da coluna vertebral, em plano sagital, durante o crescimento e desenvolvimento de crianças da fase pré-escolar à escolar Para tal, dois estudos específicos foram desenvolvidos: (1) caracterizar a postura da cabeça, cervical e ombros; (2) avaliar o alinhamento da coluna torácica e lombar e oscilação de tronco, no plano sagital, de crianças eutróficas e acima do peso corporal Métodos: Em ambos os estudos, a amostra foi de 99 crianças, e as avaliações foram realizadas em dois momentos do crescimento e desenvolvimento infantil, fase pré-escolar (cinco e seis anos) e escolar (de oito a onze anos) As crianças foram avaliadas por meio de análise antropométrica e fotogrametria computadorizada As variáveis angulares e lineares avaliadas por meio da fotogrametria foram: ângulo sagital da cabeça, ângulo cervical, ângulo dos ombros, distância da cabeça, ângulo oscilação de tronco, ângulo torácico e ângulo lombar Resultados: No primeiro estudo, diferenças foram encontradas entre as fases pré-escolar e escolar, mas apenas as variáveis ângulo do ombro (AO) e distância da cabeça (DC) foram significantes (AO = 32,79 [3,49 – 35,9] e 35,84 [33,53 – 38,15] p = ,26, respectivamente; DC = 8,4 [8,7 – 8,73] e 11,23 [1,94 -11,52] p <,1, respectivamente) A correlação positiva foi obtida entre a distância da cabeça e massa corporal (rho= ,597, p <,1) No segundo estudo, foram identificadas diferenças entre os grupos eutrófico e acima do peso, na fase escolar, para as variáveis ângulo torácico-AT(26,7±7,31 e 211,63±5,68; p<,1) e ângulo lombar-AL (14,32±7,93 e 97,13±9,32; p<,1) Observou-se que os valores obtidos de AT e AL dos escolares sofreram influência na postura dos pré-escolares Conclusão: Os estudos desenvolvidos identificaram a presença de alterações no alinhamento postural das crianças durante o periodo de crescimento e desenvolvimento As alterações observadas foram no posicionamento da cabeça, da cervical e dos ombros entre as crianças nas fases pré-escolar e escolar, apresentando cabeça anteriorizada e ombros protusos Também foram identificadas alterações significantes nas regiões torácica e lombar da coluna em escolares com excesso de peso corporal, evidenciando hipercifose torácica e hiperlordose lombarItem Número de tentativas na avaliação do controle postural na plataforma de força, confiabilidade intra e interexaminador do método Viladot para classificação do arco plantar e efetividade do Mat PilatesNeves, Jessica Caroliny de Jesus; Fujisawa, Dirce Shizuko [Orientador]; Santos, Suhaila Mahmoud Smaili; Costa, Viviane de Souza Pinho; Lavado, Edson Lopes; Oliveira Junior, Eros deResumo: Introdução: O Mat Pilates é uma opção de atividade física estruturada para a população infantil Os exercícios baseados no método Pilates podem promover o desenvolvimento do controle postural, visto que promovem experiências, desafios motores e o fortalecimento muscular Os pés têm influência ascendente nas estruturas do corpo, portanto alterações podais podem modificar a postura da criança e influenciar nas estratégias de controle postural Os efeitos do Mat Pilates no controle postural e pés das crianças se tornam assunto de interesse, já que há escassez sobre o tema Ainda, a avaliação do controle postural é importante, já que faz parte do desenvolvimento motor e é a base para realizar atividades de vida diária Os estudos disponíveis na literatura sobre avaliação do controle postural e pés nas crianças escolares utilizam parâmetros baseados em população adulta ou métodos que não estão consolidados para a população infantil Objetivos: Estabelecer o número de tentativas para a avaliação do controle postural na plataforma de força em crianças escolares (estudo 1); Avaliar a confiabilidade na avaliação da impressão plantar com o método Viladot (estudo 2), e; Verificar a efetividade do método Mat Pilates no equilíbrio (estático e dinâmico) e pés de crianças escolares (estudo 3) Métodos: O estudo 1 - estudo transversal, amostra constituída por crianças saudáveis e desenvolvimento típico, com oito anos de idade (n=344); foram avaliadas medidas antropométricas e controle postural na plataforma de força O estudo 2 – amostra constituída por crianças entre oito e 12 anos (n=4); foram coletadas medidas antropométricas e impressão plantar por meio da plantigrafia e o método para classificação do arco longitudinal medial foi o método Viladot O estudo 3 – ensaio clínico controlado, cego e aleatorizado, amostra constituída de escolares entre oito e 12 anos (Grupo Pilates: n=2/ Grupo Controle: n=2), foram avaliadas medidas antropométricas, equilíbrio estático e dinâmico, arco e pressão plantar; os instrumentos utilizados foram plataforma de força, teste de alcance anterior e lateral, plantigrafia, método Viladot e baropodometria Resultados: No estudo 1, o controle postural não apresentou diferença entre as três tentativas (p>,5) No estudo 2, o método Viladot é satisfatoriamente confiável para avaliar o arco plantar quando avaliado por único examinador em tempos diferentes (excelente concordância para todos os tipos de pés, Kappa geral 1,, (p<,, IC a 95% 1,-,77) e por examinadores diferentes ao mesmo tempo (alta concordância para o pé normal e excelente concordância no pé plano e cavo do membro inferior direito, Kappa geral ,82 (p<,, IC a 95% ,94-,67); alta concordância para o pé normal e cavo e excelente concordância para o pé plano, no membro inferior esquerdo, Kappa geral ,78 (p<, IC a 95% ,92-,64) No estudo 3, a pressão plantar e controle postural estático melhoraram significativamente (p<,5) no grupo Pilates No entanto, o controle postural estático também melhorou no grupo controle (p<,5) O arco longitudinal medial e o controle postural dinâmico não modificaram com o Mat Pilates (p>5) Conclusão: Os achados mostraram que: uma tentativa é suficiente para avaliar o controle postural na plataforma de força em crianças saudáveis com oito anos de idade (estudo 1) O método Viladot é um instrumento confiável (replicável e consistente), ou seja, sua aplicação repetida ao mesmo indivíduo produz resultados semelhantes (estudo 2) Os exercícios baseados no Mat Pilates melhoraram a distribuição plantar em crianças escolares, porém não modificaram o controle postural estático (visto que o grupo controle também teve melhora significativa) e controle postural dinâmico, e o arco longitudinal medial (estudo 3) Os estudos apresentam resultados clinicamente relevantes, visto que contribuem tanto para a prática clínica, quanto para a pesquisa científica