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Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Assunto "Abordagens socioculturais"
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Item A perspectiva sociocultural na organização e representação da informação e do conhecimento (ORIC) na curadoria digital de patrimônios culturais.(2025-08-08) Triques, Maria Lígia; Albuquerque, Ana Cristina; Santos, Raimunda Fernanda dos; Sales, Rodrigo de; Berti, Ilema Christina Lansoni Wey; Quitana, Ania Rosa Hernández; Arakaki, Ana Carolina SimionatoOs patrimônios culturais, vistos enquanto registros e representantes de conhecimentos, têm seus processos interpretativos associados a elementos dotados de valor simbólico informacional. Nesse contexto, a informação e, seu estudo, ocupam um lugar privilegiado nessa relação, enquanto elemento constitutivo a partir do qual indivíduos expressam e valorizam determinados registros do conhecimento. Tal processo perpassa o que se observa como a perspectiva sociocultural na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento (ORIC) uma vez que, tanto o conhecimento, como a informação são organizados e representado em função de esquemas socioculturais de interpretação e valor. Em meio digital, a manifestação desses objetos dotados de valor simbólico informacional recai sobre os dados, sendo sua organização e representação viabilizadas pelos metadados, em uma abordagem nomeada curadoria digital. Ao considerar que é a ORIC que reforça as estruturas semânticas em todos as ações da curadoria digital, este estudo questiona: “Como a perspectiva sociocultural na ORIC é refletida nas ações de curadoria digital do patrimônio cultural?”. Diante disso, objetivou-se caracterizar a perspectiva sociocultural na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento (ORIC) em ações de curadoria digital de patrimônios culturais. Desenvolveu-se um percurso de investigação dialético, de natureza básica e teórica, de caráter exploratório-descritivo e qualitativo, pautado na abordagem teórico-metodológica da Análise de Domínio (AD). Com base nas três dimensões interligadas da AD - epistemológica, ontológica e sociológica - foram detalhados os procedimentos práticos e operacionais a partir de um corpus bibliográfico sistematizado, tido como espelho das práticas comunicativas do domínio. A análise foi conduzida segundo uma perspectiva de triangulação de métodos, considerando três abordagens específicas da AD: A1 - Produção e avaliação de guias de literatura e portais temáticos; A6 - Estudos históricos de estruturas e serviços de informação em domínios; e A9 - Conhecimento de estudos terminológicos, LSP e análise de discurso em campos do conhecimento. A construção dos resultados e discussões foi baseada na interrelação entre o sujeito, o objeto e o fenômeno da triangulação, vistos sob as lentes AD como o metafenômeno “abordagens socioculturais na curadoria digital do patrimônio cultural”. A dimensão epistemológica, via abordagem A6, permitiu compreender como a percepção do patrimônio cultural se molda no ambiente digital, destacando a evolução da curadoria digital a partir de uma perspectiva histórica. A dimensão ontológica foi explorada pela A9, identificando os termos e conceitos que estruturam os "dados do patrimônio cultural" e moldam sua organização e representação. Por fim, a dimensão sociológica, por meio da A1, evidenciou como portais temáticos, como o PHAIDRA, operam na organização e representação sociocultural do patrimônio digital, exemplificando as abordagens socioculturais na curadoria digital do patrimônio cultural em interfaces dinâmicas entre acervos e públicos. A pesquisa evidenciou que a curadoria digital, ao atuar entre o controle técnico e a via simbólica, coloca os metadados como construções sociotécnicas que expressam escolhas e interpretações, demonstrando que as abordagens socioculturais estão diretamente ligadas às formas pelas quais comunidades constroem e disputam significados. A curadoria digital, portando, ao integrar processos da ORIC, permite compreender as dinâmicas socioculturais e informacionais dos domínios em que atua.