CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aspectos formativos da literatura : a arte literária na emancipação humana desde uma perspectiva multirreferencialGatti, José Paulo; Martins, João Batista [Orientador]; Zappone, Mirian Hisae Yaegashi; Pullin, Elza Maria Mendes PessoaResumo: A formação humana, durante muito tempo, esteve assentada em pressupostos segundo os quais um conhecimento legitimado devia ser reproduzido no processo educativo A Literatura, nesse contexto, era considerada como instrumento de capacitação para o uso da linguagem, para o aprendizado das expressões mais apropriadas à comunicação do conhecimento Hoje, no entanto, o processo formativo é mais bem compreendido enquanto busca de um conhecimento que se transforma continuamente A Literatura, além de manifestar as possibilidades expressivas da linguagem, também representa o espaço em que se encontra a voz das diferentes experiências do homem no mundo Reconhecendo a importância desse fenômeno, procuro analisar as consequências dessa mudança de perspectiva, de maneira a vislumbrar quais os aspectos formativos da Literatura e em que medida ela contribui para a formação do ser humano emancipado Por meio de pesquisa bibliográfica, retomando alguns dos autores que se debruçaram sobre esse assunto no campo da Filosofia, da Psicologia, da Crítica Literária e da Pedagogia, procuro apresentar uma leitura de suas principais contribuições e das ressonâncias de suas vozes em minha própria trajetória formativa, além de textos literários Assumi, como ponto de partida, uma perspectiva multirreferencial, assegurando a multiplicidade de seus discursos e procurando articulá-los todos, com o cuidado de não reduzir uns aos outros e nem mesmo de produzir alguma síntese conclusiva do assunto Esta Dissertação é o resultado dessa análise que toma a emancipação humana como possibilidade de emitir juízos significativos e dialogar com o outro, além de reconhecer a Literatura como expressão da multiforme experiência humana no mundo, por intermédio da linguagem escrita A Literatura dá voz a experiências antes desprestigiadas, de minorias antes ignoradas Por meio do contato com essas outras visões de mundo, o sujeito-leitor descobre a existência de outros sujeitos com suas experiências específicas e discurso próprio, amplia os horizontes de seu olhar sobre a realidade, e lhe é reconhecida a voz na roda do diálogo humanoItem Fracasso escolar : novas e velhas perspectivas para um problema sempre presentePalma, Rejane Christine de Barros; Martins, João Batista [Orientador]; Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa; Capelo, Maria Regina ClivatiResumo: Este trabalho é uma reflexão sobre a Educação e tem como foco o fracasso escolar Entendemos que as abordagens teóricas fundamentadas no racionalismo e/ou positivismo não são suficientes para a compreensão das problemáticas educacionais, pois nos apresentam uma compreensão fragmentada da realidade por não considerarem a complexidade que lhe é própria Desta forma, para a pesquisa e a prática educacionais, buscamos na abordagem multirreferencial desenvolvida por Jacques Ardoino e colaboradores, subsídios para a compreensão dos fenômenos relativos ao fracasso escolar, uma vez que nos possibilita reflexões significativas tanto no aspecto epistemológico como metodológico Esta abordagem estuda os fenômenos a partir de diferentes perspectivas teóricas, evitando o pensamento reducionista A investigação caracteriza-se como qualitativa, fundamentando-se nos princípios da observação participante e da etnografia Os procedimentos de investigação foram a análise da literatura relativa à temática, a observação in loco e as conversas informais junto aos atores escolares A reflexão realizada neste trabalho transitou por várias dimensões - Antropologia, Psicologia, Sociologia, Pedagogia - propiciando um novo olhar sobre as questões educacionais e, em especial, sobre o fracasso dito "escolar" Desenvolvemos esta pesquisa numa escola pública estadual de Londrina-Pr, partindo de indagações como: "Se há fracasso, de que fracasso falamos? Como os sujeitos que participam e vivenciam o cotidiano escolar o percebem? Fracassa a escola ou fracassa a sociedade? "Circulamos em busca de acontecimentos, vivências, falas, desejos, conflitos, denúncias, enfim, acontecimentos e situações que pudessem revelar como as relações aconteciam no cotidiano desta escola entre os atores escolares Aproveitei os momentos de intervalos, de entrada e saída para me aproximar dos alunos, dos professores, dos funcionários e da equipe diretiva Essas aproximações foram registradas no diário de campo e depois transformadas em seis "conversas" Dialogando com essa realidade, pudemos perceber que o fracasso dito escolar está estreitamente relacionado com as relações que se estabelecem no contexto escolar, marcadas pela indiferença, pelo abandono, pelo não-comprometimento daqueles que vivem o cotidiano escolarItem Objeto de estudo da geografia : uma análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina - PRCorrea, Carolina Zundt; Platt, Adreana Dulcina [Orientador]; Cunha, Fábio César Alves da; Salvi, Rosana Figueiredo; Antônio, Clésio Acilino; Cunha, Fábio César Alves [Coorientador]Resumo: O presente trabalho se debruça no relacionamento entre as áreas de Educação e Geografia na construção dos processos de formação humana, a partir do questionamento ao objeto de estudo da Geografia Esse movimento se constituirá a partir da orientação epistemológica dos professores da rede pública de Londrina-PR A proposta dará sequência às análises de estudo da orientadora dessa Dissertação (PLATT, 214; 26) que investiga a existência do objeto de estudo das áreas do conhecimento constituintes no currículo escolar e voltado ao pleno desenvolvimento humano Nesse sentido, nossa contribuição se dirigiu no estudo ao objeto da área da Geografia Por meio de uma análise histórica, discorreremos a importância da área da Geografia ao longo do tempo observando suas principais tendências epistemológicas enquanto elemento integralizado do processo de complexidade do conhecimento O estudo também versa pelas implicações das questões da complexidade epistemológica da Geografia com os componentes do currículo cientifico e do currículo escolar, portanto, responsáveis pelos processos educativos Por último, analisamos o instrumento de coleta de dados obtido de um universo de 3 professores em exercício do magistério e/ou pesquisa em Geografia da Rede Pública de Ensino Estadual do Paraná, constituídos por meio da técnica de questionário Os dados obtidos foram sistematizados e analisados pelo método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 24)