CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento"
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Item Docência da disciplina de psicologia no curso de direito : saberes e práticasHeritt, Schirley; Berbel, Neusi Aparecida Navas [Orientador]; Vasconcellos, Maura Maria Morita; Silva Junior, Celestino Alves daResumo: Analisam-se, no presente estudo, as características da atuação pedagógica de docentes da disciplina de Psicologia no curso de Direito e suas possíveis implicações para a formação dos alunos A pesquisa foi orientada pelas cinco etapas da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez Como consequência da Observação da Realidade, primeira etapa dessa metodologia, elegeu-se o problema a ser investigado: Quais as contribuições da disciplina de Psicologia para a formação dos alunos de Direito, levando em consideração saberes e práticas docentes? Uma reflexão mais detalhada remeteu à necessidade de discussão de três Pontos-Chave: quais as características do ensino de Direito no Brasil a partir da Resolução CNE/CES n° 9 de 24; saberes docentes e sua utilização na disciplina de Psicologia nos cursos de Direito e, por último, saberes e práticas pedagógicas da disciplina de Psicologia no curso de Direito, na percepção de alunos e egressos Tais aspectos foram tomados como referência para a etapa de Teorização, para cujo desenvolvimento, buscaram-se subsídios na literatura, legislação específica e por meio de uma consulta a docentes, alunos e egressos Torna-se evidente que a crítica ao tecnicismo e dogmatismo, que historicamente imperam nos cursos de Direito, é verdadeira quando se enseja um ensino problematizador que leve o aluno ao alcance do perfil de graduando disposto na Resolução CNE/CES n° 9 de 24 Para o alcance dessa formação, verificou-se que o ensino jurídico deve romper com as barreiras da autossuficiência, tendo em vista um ensino integrado A relação entre a Psicologia e o Direito é uma questão essencial ao desenvolvimento do conhecimento jurídico e à formação de profissionais capacitados a entender a complexidade das relações humanas Para enfrentar esses desafios, foram sugeridas algumas hipóteses de solução para serem implementadas As ações propostas, quando divulgadas, poderão contribuir para estimular docentes a reverem suas práticas pedagógicas; valorizar saberes e implementar ações que visem à formação de educandos capazes de refletir sobre seu papel na sociedade O resultado do trabalho será divulgado para todos os participantes da pesquisa, discentes, egressos, docentes e Coordenação dos cursos de Direito das IES envolvidas Este compromisso assumido pela pesquisadora corresponde à Aplicação à Realidade, última etapa da metodologia empregada A disciplina de Psicologia é capaz de contribuir para humanizar o ensino de Direito E o trabalho do professor na disciplina de Psicologia no curso de Direito, que envolve seus saberes e práticas pedagógicas, pode ser um dos caminhos para atingir esse fimItem A interdisciplinaridade na Ciência da Informação : investigações bibliométricasMoraes, Marcos Antonio de; Carelli, Ana Esmeralda [Orientador]; Silva, Terezinha Elisabeth da; Tomaél, Maria InêsResumo: A Ciência da Informação (CI) nasce num momento histórico onde o fazer ciência sofria modificações decisivas no que tange a integração de campos dos saberes científicos, em busca de soluções para problemas sociais até então inexistentes Trata-se da interdisciplinaridade, um movimento integrador dos saberes Assim, a CI nasce com uma forte inclinação interdisciplinar, sendo que esse aspecto da área é alvo de diversos estudos, em âmbito nacional e internacional É nessa esteira que esta pesquisa se insere, ao realizar um estudo das relações interdisciplinares que a Ciência da Informação mantém com outras áreas do conhecimento a partir de três diferentes abordagens métricas de três importantes periódicos nacionais da CI, Informação & Sociedade: Estudos, Transinformação e Perspectivas em Ciência da Informação Foram utilizadas as técnicas de frequência de palavras, análise de citação e índice de qualidade Na análise de citação, principal etapa do trabalho, foram analisadas 4316 referencias O resultado demonstrou que a CI recorre a aportes teóricos de muitas outras áreas, notadamente a Administração, Ciência da Computação, Educação e Sociologia, além da própria CI, que representou quase metade do total de referências analisadas Na frequência de palavras foi verificada a ocorrência das áreas do conhecimento em artigos das revistas estudadas Nesse aspecto apareceram em maior número a Sociologia, Filosofia, Ciência da Computação, Psicologia e Comunicação Na análise do índice de qualidade foi verificada, com a análise do Qualis, a relevância das três publicações estudadas para as áreas do conhecimento mais citadas pelas revistas Tal análise revelou que a Informação & Sociedade: Estudos é a mais bem avaliada em outras áreas do conhecimento, no entanto, em alguns casos, como na Ciência da Computação, o índice Qualis não reflete os resultados das análises de citação e frequência de palavras Ainda que os resultados observados nesta pesquisa não possam ser conclusivos, as três métricas analisadas evidenciam um caráter interdisciplinar da CI no que foi dito pelos pesquisadores, no que foi refletido nas citações e no índice de qualidade Qualis das revistas estudadas Novos estudos são indicados para adensar as reflexões sobre as relações interdisciplinares da CI com outras áreas do conhecimentoItem O negro e a mediação : a ciência da informação como campo de discussão étnico-racialLopes, Fernando Cruz; Bortolin, Sueli [Orientador]; Silva, Maria Nilza da; Almeida Junior, Oswaldo Francisco de; Engelmann, Adriana Rosecler Alcará; Silva, Maria Nilza da [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa partiu da percepção de que existem poucos trabalhos que conceituam a discussão étnico-racial na Ciência da Informação brasileira Situação que deve ser considerada preocupante, visto que o Brasil é um país em que a realidade étnico-racial foi por muito tempo tratada como igualitária No entanto, o negro brasileiro é subjugado e dominado pelos mais diferentes sistemas sociais, isso, desde o uso de palavras para afirmação da identidade, até pontos de ação estética onde prevaleça a beleza negra, portanto afirmar-se de origem afro é muito difícil para uma parcela da população, onde o racismo e preconceito ainda estão impregnados O objetivo geral desta Dissertação é investigar o ponto de intersecção entre os estudos de mediação da informação e relações raciais na Ciência da Informação Como objetivos específicos estabeleceu-se: pautar as diversas fases da Ciência com o intuito de relacionar as possibilidades interdisciplinares da mediação da informação; dispor os diferentes discursos acerca das relações étnico-raciais na literatura das Ciências Humanas; propor a relação dos estudos de mediação da informação com os estudos étnico-raciais como parte do escopo da Ciência da Informação, mais especificamente da Mediação da Informação Quanto a metodologia realizou-se uma revisão bibliográfica, a fim de perceber o que já foi discutido na Ciência da Informação acerca do negro Para tanto, também foi necessário discutir a formação dos Estudos Culturais e de que forma esses estudos influenciaram os pesquisadores da Ciência da Informação Obteve-se como resultados uma baixa recuperação de trabalhos produzidos na área que abordem a temática etnico-racial Contudo os trabalhos se encaixavam em discussões pragmáticas acerca de cultura e, portanto de mediação da informação A construção de um corpus téorico sobre as discussões e mediação dependem de mais trabalhos que tratem da CI por um viés da cultura