CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Assunto "1968"
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Item O fotógrafo como testemunha ocular : Evandro Teixeira e o movimento estudantil em 1968Torres, Maria Fernanda Almeida; Buzalaf, Márcia Neme [Orientador]; Boni, Paulo César; Vicente, Maximiliano MartinResumo: Evandro Teixeira, um dos mais importantes fotojornalistas do Brasil, documentou a ditadura civil-militar (1964-1985) e contribuiu para atribuir à fotografia significado e relevância históricas Em uma abordagem analítico-crítica, esta pesquisa visa compreender de que forma as fotografias de Teixeira contribuem para a preservação da memória e são testemunhas visuais do período ditatorial, especificamente das movimentações estudantis em 1968, como a “Sexta-feira Sangrenta” e “Passeata dos 1 mil” Pretende-se, portanto, revisitar a luta do movimento estudantil por meio de levantamento histórico; analisar iconograficamente fotografias de Evandro Teixeira, compreendendo o significado convencional da imagem; interpretar iconologicamente as imagens e narrativa do fotógrafo como testemunha ocular dos fatos, buscando detectar seus elementos constitutivos (fotógrafo, assunto, tecnologia) e suas coordenadas de situação (espaço, tempo) e, por fim, compreender os desdobramentos da imagem, observando sua ressignificação com o passar dos anos, como expressão da memória histórica da ditadura civil-militar e do movimento estudantil Os dois níveis de análise e leitura de imagens - iconográfica e interpretação iconológica – são fundamentados em conceitos de Erwin Panofsky levantados por Peter Burke na obra Testemunha Ocular: História e Imagem (24) e Boris Kossoy, em Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo (27) Como parte complementar e derivativa da análise será proposto, também, um debate sobre história e memória a partir de conceitos de Jacques Le Goff no livro História e Memória (23) e Jeanne Marie Gagnebin, em Lembrar escrever esquecer (29) Concluiu-se que, embora algumas de suas fotografias não tenham conseguido driblar, naquele ano, o aparato da censura, suas imagens alcançaram o objetivo de denúncia e testemunho, sobrevivendo ao tempo e ao imaginário coletivo