CESA - CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
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Navegando CESA - CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação"
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Item A inserção do tema sustentabilidade no curso de ciências contábeis da FEA/USP à luz da teoria institucionalGehlen, Karina Rocha Henriques; Reis, Luciano Gomes dos [Orientador]; Baccaro, Thais Accioly; Nogueira, Daniel RamosResumo: Desde a década de 196 o tema Sustentabilidade tem ganhado espaço em diversas áreas do conhecimento O campo ainda é divergente com relação ao conceito, fato que culmina em inúmeras discussões sobre como se daria as mudanças necessárias para uma sociedade mais sustentável Como um dos difusores de conhecimento se tem a educação formal e, mais especificamente a educação superior, responsável por formar os indivíduos, que irão atuar nas mais diversas profissões, perpetuando o conhecimento adquirido Partindo da importância do tema e das organizações na sociedade contemporânea, esse trabalho tem por objetivo compreender o processo de institucionalização do tema sustentabilidade em uma instituição de ensino superior no curso de Ciências Contábeis Tal escolha se justifica devido ao fato da contabilidade ser o intermediário entre as práticas empresariais e a sociedade A Teoria Institucional foi o pilar para analisar em qual nível de institucionalização o tema se encontra com base no trabalho de Tolber e Zucker (1999) que conceituam três níveis dentro desse processo: habitualização, objetificação e sedimentação A partir da identificação do nível em que se encontra o tema sustentabilidade, foi feito um mapeamento para distinguir qual a natureza do conceito de sustentabilidade o curso aborda, com base no trabalho de Hopwood, Mellor e O’Brien (25), ou seja, voltado para mudanças sociais de caráter incremental do status quo, reformista ou transformação radical Essa pesquisa é de natureza qualitativa com tipo estudo de caso único A análise dos dados foi feita por meio de análise de conteúdo utilizando documentos e entrevista semiestruturada As categorias de análise foram selecionadas a partir do referencial teórico desse trabalho formado por Teoria Institucional, Sustentabilidade e Educação para Sustentabilidade com ênfase em Ciências Contábeis Como contribuição se espera que esse trabalho possa auxiliar outros cursos na inserção da sustentabilidade em suas matrizes curriculares além de demonstrar a aplicabilidade empírica da Teoria Institucional dentro de uma instituição de ensino Os resultados alcançados demonstram que o tema sustentabilidade no curso de Ciências Contábeis do caso estudado está semi-institucionalizado em transição para o institucionalizado A natureza do conceito de sustentabilidade adotado pelo curso possui características de manutenção do status quo e reformista e, por fim concluiu-se que a disciplina que aborda sustentabilidade tem atributos mais holísticos e interdisciplinares do que o curso de contabilidade como um todoItem A institucionalização da sustentabilidade no curso de graduação em administraçãoBeltrame, Indiara; Reis, Luciano Gomes dos [Orientador]; Nogueira, Daniel Ramos; Vieira, Saulo Fabiano AmâncioResumo: Esse trabalho tem como objetivo geral analisar como se deu o processo de institucionalização do tema sustentabilidade no curso de graduação de Administração da Universidade Estadual de Londrina Para atingir esse intento foram traçados três objetivos específicos, a saber: i) verificar os documentos legais e institucionais que contemplam a construção do curso de administração identificando pontos de convergência do curso de administração para a inserção da sustentabilidade; ii) analisar as fases do processo de institucionalização do tema sustentabilidade no curso de graduação em administração; iii) buscar evidências de isomorfismo e legitimação em cursos de graduação em administração pertinentes à sustentabilidade A base analítica desse trabalho foi a teoria de Tolbert e Zucker (1999) que subdivide o processo de institucionalização em três fases: habitualização, objetificação e sedimentação Quanto à metodologia essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com fins descritivos e estudo de caso Com base na análise dos resultados no que se refere à verificação dos documentos legais e institucionais que contemplam a construção do curso de administração identificando pontos de convergência do curso administração para a inserção da sustentabilidade, foi possível verificar que o curso atende as normativas legais do ensino de administração e que na sua proposta Pedagógica (PPC) tem-se a temática sustentabilidade Quanto à legitimidade, por meio da análise do conteúdo das entrevistas, identificou-se que o tema sustentabilidade está legitimado no pilar regulativo, mas não está na visão do pilar normativo Na categoria isomorfismo no curso de administração da UEL, o isomorfismo mimético não ocorreu no processo de inserção da sustentabilidade no curso de administração da UEL Pôde-se verificar que o isomorfismo coercitivo se destacou pela pressão social para a formação ampliada do administrador No que é pertinente ao isomorfismo normativo, a análise do conteúdo das entrevistas mostrou que esse se materializou na inserção da temática sobre sustentabilidade no projeto pedagógico do curso, que se deu pela atuação de um grupo de professores que atuou no sentido de ser o tema sustentabilidade como transversal, presente no curso de Administração No que é pertinente às análises do processo de institucionalização, essas apontaram para as seguintes perspectivas: a temática sustentabilidade está pré-institucionalizada no curso de administração; a opção pela temática sustentabilidade no curso de administração da UEL foi assinalada como oriunda de exigências sociais, de forma natural e espontânea motivada pela busca de uma formação mais ampla para o administrador, e que essa está materializada na proposta da uma matriz curricular que contempla o tema de forma transversalItem A institucionalização da temática sustentabilidade em pós-graduações stricto sensu em administração no BrasilLima, Carlos Eduardo de; Vieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador]; Munck, Luciano; Zapparoli, Irene DomenesResumo: Ao longo de sua trajetória, o ensino e a pesquisa na área de administração foram marcados por valores conectados majoritariamente as questões econômicas, que deveriam se refletir em maior competitividade e nos resultados financeiros da empresa Contudo, desde que o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade passaram a ser temas pertinentes em conferências internacionais, a ideia desse tipo de formação passou a ser questionada e, em certos campos, reorientada Em nível nacional, algumas instituições de ensino consideraram esta mudança de orientação, todavia são experiências isoladas, pois não há diretrizes oficiais tratando especificamente de inserir a sustentabilidade nos diversos níveis de ensino Entre estas experiências, três programas de pós-graduação em Administração no Brasil destacam-se por possuírem área de concentração e linhas de pesquisa contemplando a temática da sustentabilidade Diante dessa especificidade, o objetivo desta Dissertação foi analisar como ocorreu a institucionalização da temática da sustentabilidade nesses três programas de pós-graduação de nível stricto sensu em Administração no Brasil Os casos selecionados foram: o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina, o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio grande do Sul e o Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza O aporte teórico do trabalho é composto por elementos da teoria institucional e da sustentabilidade A pesquisa se classifica como qualitativa, exploratória, descritiva e de estudo de casos múltiplos Os dados são primários e secundários, cujas fontes são documentos e conteúdo coletados por meio de entrevista semiestruturada A análise dos dados ocorreu mediante análise semântica de categorias Entre os resultados, observou-se que as inclusões da temática nos programas estudados são heterogêneas, apontando para o fato de existirem múltiplas lógicas operando no campo O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi, dentre os casos estudados, o pioneiro e exerceu influencia normativa e mimética nos outros dois programas analisados O Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina utiliza-se de trabalho institucional para manter a institucionalização e o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza procurou junto a outra instituição do campo estabelecer relacionamentos e parcerias afim de legitimar a nova instituição Verificou-se alguns desafios expostos pelos programas, dentre eles o embate entre o ensino tradicional na área de Administração e as especificidades da sustentabilidade Outro resultado da pesquisa refere-se na demonstração das formas como cada programa inseriu a temática da sustentabilidade em seu currículoItem Sustentabilidade e educação : desafios contemporâneosBarreto, Magda Dei Tós; Mansano, Sonia Regina Vargas [Orientador]; Santos, Deivis Perez Bispo dos; Luzio-dos-Santos, Luis MiguelResumo: A relação entre o homem e a natureza tem sido tema de eventos de grande, médio e pequeno porte Neles, são debatidos os efeitos da ação do homem sobre o meio ambiente e os danos gerados no planeta Entretanto, tais discussões ainda não foram capazes de intervir de maneira significativa na formação do cidadão, disseminando conhecimentos e sensibilizando sobre o que é e como funciona o desenvolvimento sustentável Em alguma medida, há uma tendência de atribuir a responsabilidade por esta formação à instituição escolar, que deve inserir em seu currículo, através de temas transversais, o ensino de desenvolvimento sustentável O presente trabalho tem por objetivo compreender como uma professora e duas supervisoras educacionais de uma escola pública do ensino fundamental localizada em uma cidade de médio porte do interior do estado do Paraná compreendem e implementam o ensino de desenvolvimento sustentável Para isso, o trabalho foi dividido em duas partes: uma teórica e uma empírica Na parte teórica, são abordadas quatro temáticas: a emergência histórica e as implicações sociais presentes na definição de desenvolvimento sustentável, a educação como instituição, suas potencialidades, seus limites e, principalmente, seu papel junto às demais instituições sociais, a inclusão do tema desenvolvimento sustentável no contexto escolar como tema transversal e, por fim, o papel da educação na interface com o desenvolvimento sustentável Na segunda parte da pesquisa, foi realizado um diálogo com três agentes sociais da educação que estão diretamente conectadas às exigências legais de incluir a temática do desenvolvimento sustentável no cotidiano educacional Para isso, optou-se por fazer um estudo de caso que possibilitou a investigação aprofundada sobre o tema De acordo com os depoimentos, foi possível notar que o desafio de aproximar as dimensões educação e desenvolvimento sustentável no contexto escolar não é simples e envolve, para além da formação técnica dos professores, uma formação política voltada para a cidadania e para o cuidado com a natureza Como conclusão parcial, foi possível evidenciar que há um desafio colocado para as instituições escolares: mais do que incluir o desenvolvimento sustentável em seus currículos como tema transversal, elas terão como incumbência maior analisar criticamente seus limites e potencialidades institucionais, tomando medidas que venham a favorecer práticas cotidianas de cuidados com o meio ambiente