02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Assunto "Algebra - Mathematics"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental ISilva, Daniele Peres da; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]; Soares, Maria Tereza Carneiro; Almeida, Lourdes Maria Werle deResumo: Tomando a Early Algebra como área de pesquisa, a qual visa uma abordagem para o ensino e aprendizagem da álgebra inicial, esta investigação apresenta uma análise das produções escritas, atitudes, indagações, enfim, o comportamento de crianças durante a resolução de tarefas O objetivo foi identificar, analisar e discutir características do pensamento algébrico em oito tarefas aplicadas a estudantes do Ensino Fundamental I Mais especificamente, buscamos compreender como trinta e cinco estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do município de Apucarana-PR lidam com tarefas da Early Algebra Para organização e interpretação dos dados, empregamos procedimentos à luz da Análise de Conteúdo, sendo esta uma modalidade de pesquisa qualitativa Por meio das respostas apresentadas e das indagações e afirmações dos estudantes durante a resolução das tarefas, o estudo mostrou que, embora as resoluções nem sempre estivessem corretas, estas evidenciam indícios de pensamento algébrico, uma vez que os participantes desse estudo perceberam e tentaram expressar as estruturas aritméticas das tarefas, assim como, descreveram seus processos de pensamento Portanto, esses estudantes do Ensino Fundamental I têm condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica