02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
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Navegando 02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Assunto "Academic achievement"
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Item Oficina de correção de provas escritas de matemática : um estudoOliveira, Júlia Rodrigues; Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Pedrochi Junior, Osmar; Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Resumo: Este relatório de pesquisa visa apresentar um estudo da produção escrita de professores em um episódio de correção de provas escritas de matemáticas em uma oficina realizada na Universidade Estadual de Londrina – UEL, em fevereiro de 22, com professores atuantes em escolas públicas e particulares, nos anos finais do Ensino Fundamental Com a análise de protocolos respondidos pelos professores, à luz da Educação Matemática Realística, mais especificamente da Avaliação Didática, buscou-se responder o que eles consideram importante ao corrigirem provas escritas de matemática, além de analisar a correção das provas com os critérios de correção construídos por eles e as maneiras de lidar com a prova escrita de matemática, para ale´m dos crite´rios de correção encontrados, por meio de inventários, na literatura da a´rea Como uma das considerações, pode-se observar que a Avaliação Didática oportuniza a aprendizagem, é respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e fornece subsídios para a construção de critérios de correção para provas escritas de matemática, considerando toda informac¸a~o possível que possa permitir ao professor uma ampla visão das resoluções, subsidiando deciso~es para acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e configurando, nessa abordagem, a prova escrita como um instrumento formativo e menos injusto sem substituir um recurso já culturalmente aceito pela comunidade escolarItem Prova em fases de matemática : uma experiência no 5º ano do ensino fundamentalPrestes, Diego Barboza; Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Ortigão, Maria Isabel Ramalho; Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova em fases como instrumento de avaliação A avaliação da aprendizagem escolar tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas intervenções As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o ponto de partida para intervenções Assim como proposto na abordagem de ensino da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia, intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase A prova em fases mostrou-se um “bom” instrumento de avaliação capaz de estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma oportunidade de aprendizagem