CCB - CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
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Navegando CCB - CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS por Assunto "Abordagem construcional"
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Item Design de um programa psicoterapêutico para o desenvolvimento de resolução de problemas em crianças(2023-06-23) Santos, Amanda Viana dos; Neves Filho, Hernando Borges; Regra, Jaide Aparecida Gomes; Conte, Fatima Cristina de SouzaConsiderando a possibilidade de realizar uma síntese de diferentes processos comportamentais para a construção do repertório de resolução de problemas; a ausência na literatura de um programa amplo ou um modelo psicoterapêutico de resolução de problemas para crianças, o objetivo do presente trabalho foi realizar o design de um Programa Psicoterapêutico (PP) para a construção do repertório de resolução de problemas em crianças, na perspectiva da análise não-linear das contingências, no contexto de psicoterapia individual brasileiro. Trata-se de uma pesquisa de Tecnologia Comportamental, visando o desenvolvimento de um PP que integra as etapas (a) contato inicial com a criança, (b) identificação do problema, (c) análise funcional das (possíveis) interações envolvidas na situação-problema, (d) identificação e desenvolvimento dos repertórios pré-requisitos para a tentativa de solucionar o problema, (e) exposição à situação-problema e tentativa de resolução. A este PP, foi dado o nome “Programa Psicoterapêutico para Resolução de Problemas em Crianças” (PPRP) e é constituído de: um roteiro com módulos com itens norteadores a serem trabalhados em sessão com a criança; um guia ao psicoterapeuta (“Guia do Terapeuta”) com diretrizes para facilitar a avaliação e intervenção quanto a evolução do seu próprio repertório enquanto psicoterapeuta e dos repertórios da criança e de seus cuidadores; e fichas de registro de comportamentos da criança e de seus cuidadores. Em última instância, a avaliação da construção e da aplicação do PPRP poderá culminar no avanço científico e social, uma vez que exigências experimentais podem ser desmembradas de modo que o procedimento inédito seja realmente efetivo ou evitar com que ele seja ineficaz para os objetivos do Programa e para as necessidades dos clientes. Espera-se que o design proposto possa contribuir com a produção científica na área da terapia analítico-comportamental infantil e de resolução de problemas, especialmente ao suscitar novos possíveis dados e procedimentos advindos da pesquisa básica e conceitual. Por fim, o trabalho pretende colaborar com uma antiga questão sobre se é possível ou não a complementaridade e a interdependência entre a prestação de serviços (como a clínica) e a pesquisa básica. Discute-se para futuras pesquisas, a versão do design que compõe o contato e orientação aos cuidadores da criança; sistematizar estratégias lúdicas menos verbais em comparação a um adulto e um maior espaço para o treino de respostas intermediárias à solução no Roteiro; aplicar piloto do PPRP; produzir evidências para avaliação do Programa