CCE - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CCE - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS por Assunto "Abstract algebra"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Um estudo das concepções de licenciandos em matemática, à luz da teoria APOS, a respeito do conceito de anelJesus, Marcelo Silva de; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]; Teixeira, Bruno Rodrigo; Bianchini, Bárbara LutaifResumo: Na presente pesquisa, identificamos e discutimos, por meio da Teoria APOS, as concepções manifestadas por licenciandos em Matemática da Universidade Estadual de Londrina na resolução de tarefas a respeito do conceito de Anel Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo A coleta de dados foi realizada por meio de cinco tarefas aplicadas a onze estudantes concluintes da disciplina de Estruturas Algébricas, ofertada na 2ª série do curso Fundamentamo-nos na Teoria APOS de Dubinsky (1994) para construir uma decomposição genética para o conceito de Anel e interpretar os registros escritos dos estudantes de modo a identificar suas concepções (ação, processo, objeto, esquema) O estudo evidenciou que após cursar uma disciplina de Estruturas Algébricas um estudante construiu uma concepção objeto de Anel, compreendendo-o com características próprias, sendo capaz de manipulá-lo e utilizá-lo quando necessário Um estudante construiu a concepção processo, realizando ações conscientes sobre o objeto matemático, no entanto, ainda não o concebeu como um todo Quatro estudantes construíram a concepção ação, demonstrando lidar com o objeto Anel de maneira elementar, muitas vezes indicando apenas terem decorado procedimentos e regras, sem terem de fato compreendido Cinco estudantes demonstraram ainda estarem no processo inicial de construção do conceito de Anel, necessitando coordenar ações e construir outros objetos para passar a ter uma concepção ação de Anel Nenhum estudante mostrou ter construído a concepção esquema Acreditamos que as concepções identificadas e o modo como os estudantes concluintes de uma disciplina de Estruturas Algébricas lidam com tarefas envolvendo o conceito de Anel indiquem a necessidade de se repensar a respeito do modo como a disciplina de Estruturas Algébricas vem sendo abordada em cursos de licenciatura em Matemática