CCE - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
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Navegando CCE - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação"
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Item Agronegócio, mídia e ensino de geografiaCarvalho, Flavio Augusto de; Tsukamoto, Ruth Youko [Orientador]; Silva, Paulo Celso; Asari, Alice YatiyoResumo: Na sociedade contemporânea os meios de comunicação assumiram grande relevância devido ao avanço técnico e ao advento da globalização A participação da mídia na vida cotidiana é decorrente do processo histórico de sua formação, atrelada a própria lógica capitalista, que forneceu as bases necessárias para seu crescimento e concentração Os meios de comunicação estão em todos os espaços, inclusive dentro do ambiente escolar, e suas informações podem exercer influência significativa sobre os alunos Atualmente, observamos a crescente participação nos meios de comunicação de um dos setores da agricultura brasileira, denominado agronegócio Esse modelo de organização empresarial das atividades agropecuárias é fruto do processo de expansão do capital no campo No Brasil, o agronegócio ganhou evidência a partir da década de 199 Isso se deu porque o setor patronal que comanda o agronegócio buscou, por meio de campanhas publicitárias divulgadas na mídia, melhorar sua imagem perante a sociedade brasileira Desta maneira, a escola e o ensino de Geografia estão diante de um grande concorrente na tarefa de informar e de formar opinião sobre a realidade do meio rural no Brasil Pelo fato deste tema (o meio rural), fazer parte dos conteúdos básicos do currículo de Geografia no ensino fundamental e médio, nosso objetivo foi analisar a compreensão dos professores sobre a ideologia presente nos meios de comunicação, principalmente quando veiculam informações e matérias sobre o agronegócio, bem como observar possíveis reflexos em sua prática em sala de aula São objetivos específicos desta Dissertação : investigar os canais de informação sobre o agronegócio consultados pelos professores e detectar as possíveis dificuldades em desenvolver esta temática nas aulas de Geografia Para alcançar estes objetivos, realizamos aplicação de questionários e entrevistas junto aos professores de Geografia integrantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do estado do Paraná, pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação de Londrina, Apucarana e Ivaiporã atendidos pelo curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina A pesquisa demonstrou que apesar da importância dos meios de comunicação para o ensino, poucas escolas oferecem aos professores cursos ou projetos ligados à mídia e ao agronegócio e, consequentemente, observamos, por parte dos professores no seu trabalho em sala de aula, fragilidades teóricas e práticas ao lidar com a temática do agronegócio Essas fragilidades decorrem principalmente do fato de que as informações que os professores possuem sobre o agronegócio são aquelas pautadas predominantemente pela mídia Desta forma, seus conceitos sobre esta atividade são influenciados pelas campanhas publicitárias deste setor empresarialItem O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografiaRocha, Marcelo Augusto; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Arruda, Sérgio de Mello; Torres, Eloiza Cristiane; Kenski, Vani Moreira; Beline, WillianResumo: O presente estudo investigou as noções de professores de Geografia em formação continuada, a respeito dos componentes do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge) Analisou também em que grau esses professores fazem uso em sua prática docente, desses conhecimentos isolados e combinados Investigou ainda, como se dá o processo de desenvolvendo dos conhecimentos do TPACK entre professores, na formação inicial e continuada Paralelamente, desenvolveu-se uma abordagem de ensino/aprendizagem alicerçada em diferentes teorias educacionais, gerando um contexto pedagógico integrado de conhecimentos para a formação de professores que combina o uso sistemático de instrumentos tecnológicos digitais, com teorias de aprendizagem e conteúdos geográficos Ao tratar da formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em contextos de ensino e aprendizagem, esclarece-se que essa formação visa à promoção do modelo conceitual TPACK, por meio do desenvolvimento de técnicas pedagógicas integradas ao conteúdo geográfico e a instrumentos digitais, com o auxílio da internet A respeito do método de classificação e análise dos dados, fez-se uso da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (27) Alguns dos resultados alcançados apontam para a necessidade de implementação de disciplinas específicas que tratem das TDIC na formação inicial e de cursos de formação continuada voltados para o ensino de Geografia, sob o viés do TPACK, buscando integrar as habilidades necessárias ao professor hodierno para fazer uso das TDIC vinculadas aos processos de ensino e de aprendizagem A análise aprofundada da forma como os professores se relacionam com as TDIC possibilitou ainda, outros olhares para essa questão, além do viés formativo Como por exemplo, o estado de inércia intelectual em que se encontra uma parte dos professores em exercício na atualidadeItem A educação ambiental diante da questão pós-moderna : uma análise arqueológica dos discursos de professores de ciênciasInocêncio, Adalberto Ferdnando; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Oliveira, Moisés Alves de; Torres, Eloiza CristianeResumo: O objeto de estudo nesta Dissertação foi a relação Ser-saber no domínio discursivo de docentes com ênfase na problematização dos saberes que orientam suas compreensões de ciência e crise ambiental, identificando suas práticas em Educação Ambiental (EA) Essas práticas são entendidas como resultado de certos elementos discursivos aos quais os docentes têm acesso – discursos reverberados – em detrimento do que é apagado – discursos rarefeitos O objetivo da investigação foi conhecer as manifestações discursivas de professores de Ciências a respeito de ciência na contemporaneidade e de que maneira a composição de enunciados aparentes repercutem nas abordagens em EA Metodologicamente, foram entrevistados nove professores de Ciências do Ensino Fundamental de escolas de distintas regiões da cidade de Maringá-PR Para a análise dos discursos desses docentes foi utilizado o método arqueológico teorizado por Michel Foucault, apresentando-os em Focos Como resultado dessa análise pode-se notar a prevalência de compreensões mais “abertas” de ciência – paradigmas emergentes Em relação à crise ambiental os resultados apontam discursos naturalizados e, portanto, hegemônicos, acompanhados da crença de que sua solução será orientada por apelos técnico-científicos Em nosso exame, as formações discursivas dos docentes entrevistados mostraram uma transição de enunciados Entre os docentes há, ainda, a crença em ideais da Modernidade, ao mesmo tempo em que há discursos que situam a ciência em um campo ainda incerto, destituído de políticas claramente estabelecidasItem A educação ambiental nos cursos de formação inicial de professores : investigações à luz de um novo instrumento de análiseConti, Regina Paula de; Passos, Marinez Meneghello [Orientador]; Ohira, Márcio Akio; Arruda, Sergio de MelloResumo: Considerando que a Política Nacional de Educação Ambiental determina que a Educação Ambiental deve ser implementada nos currículos de formação de professores, esta pesquisa tem como objeto de estudo as ementas de disciplinas que contemplam a referida temática nos cursos de formação inicial de professores: as licenciaturas As ementas foram submetidas à análise qualitativa, mais especificamente à luz da Matriz 3x3, um instrumento proposto por Arruda, Lima e Passos (211) Tal instrumento foi utilizado, inicialmente, para a análise das reflexões do professor diante de suas experiências em sala de aula O propósito de pesquisar as ementas determinou dois objetivos a serem alcançados: (i) levantar indicativos de quais relações epistêmicas com o saber no contexto do conteúdo, ensino e aprendizagem, a ementa apresentaria, e (ii) evidenciar o potencial de flexibilidade da Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (211) para a análise de documentos Para construir o acervo de ementários, foram selecionados os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Química das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná Para a constituição do corpus da pesquisa foram adotados os procedimentos e conceitos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 24) e da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 27) Como resultado das investigações, observou-se que as ementas apresentam grande tendência às relações com o conteúdo, com algumas demonstrações referentes à relação com o ensino; no entanto, para a relação com a aprendizagem os resultados foram bastante vagos No que tange à flexibilidade da Matriz 3x3, esta pesquisa comprova seu potencial, haja vista que o novo instrumento foi aplicado na análise de documentos, considerando ser possível sua aplicação em configurações diferentes da qual foi idealizadoItem Interações discursivas nas aulas de Biologia do ensino médio : a elaboração dos conceitos de fototropismo e gravitropismoLalin-Soato, Alessandra Maziero; Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]; Corazza, Maria Júlia; Pimenta, José AntonioResumo: O presente estudo se propôs a analisar as interações discursivas em aulas de Biologia, no intuito de avaliar como as interações podem contribuir para a elaboração social do conhecimento científico Como embasamento teórico, recorreu se à abordagem sócio-interacionista de Vygotsky e o conceito de Aprendizagem Significativa de Ausubel, almejando responder às seguintes questões: 1) Como o professor pode conduzir as interações discursivas durante a aula, para facilitar a aprendizagem dos alunos?; 2) De que modo as intervenções dos alunos no discurso construído em aula, contribuem para o processo de construção do conhecimento?;3) É possível elaborar uma sequência didática, com base nas interações discursivas,que, suprimindo o discurso de autoridade do professor, faça prevalecer a construção compartilhada de um conceito científico em uma sala de aula de Biologia? Para responder a essas questões, realizaram-se análises das interações discursivas das aulas sobre Movimentos Vegetais, mais especificamente sobre o fototropismo e o gravitropismo, ocorridas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em um colégio da rede particular do Município de Apucarana, PR Durante as aulas foi realizada uma experiência com feijão (Phaseolus vulgaris L), para demonstrar os fenômenos fisiológicos e aproximar o conteúdo à percepção prática dos alunos Dentre os resultados encontrados, destacam-se o interesse dos alunos em trabalhar diretamente com as plantas; a presença inicial das concepções alternativas embasando as respostas dos alunos que atribuíam o movimento a uma questão intencional do vegetal; a elaboração do conceito científico de fototropismo e de gravitropismo de forma compartilhada entre os alunos e a prática do professor que buscou diminuir a utilização do discurso de autoridade para promover a elaboração do conhecimento, pelos alunos, de forma mais significativa para a aprendizagemItem A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicasBernardelli, Marlize Spagolla; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Lemos, Evelyse dos Santos; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de; Leite, Sidnei Quezada Meireles; Santana, Henrique deResumo: A presente pesquisa partiu de indagações pessoais com o intuito de identificar de que forma os educandos do curso de Ciências Biológicas contextualizam o conceito de transformação química da matéria Dessa forma, visou analisar a possibilidade de ampliação das noções dos educandos na integração e na contextualização desse conceito químico, mediante uma proposta interdisciplinar, pautada na aprendizagem significativa Utilizou-se a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções dos educandos a respeito do conceito proposto Na abordagem metodológica, os resultados da aplicação da sequência didática desenvolvida foram analisados à luz da análise de conteúdo para categorizar o conhecimento dos educandos e mapear o seu perfil conceitual Desta forma foi possível contextualizar o conceito químico na área da Biologia, a fim de articular as teorizações da aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, formação docente e perfil conceitual, teorizações estas utilizadas nessa pesquisa Essa articulação teve como finalidade observar de que forma os graduandos do curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública do norte do Paraná, identificam o conceito químico em sua área de formação Assim, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos envolvidos uma eventual organização das noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, diário de bordo e atividades que proporcionaram a identificação de que os conceitos dos participantes não estavam de acordo com a literatura, visto que, alguns conceitos eram apresentados por estes educandos equivocadamente Constatou-se ainda que, por meio da sequência didática proposta, houve indícios de aprendizagem significativa e ampliação do perfil conceitual dos graduandos envolvidosItem Matemática e geografia : uma interdisciplinaridadeHonda, Adriana Marise Colombera; Alves, Michele de Oliveira [Orientador]; Fatori, Luci Harue; Narciso, Vando; Mastine, Antonio Carlos [Coorientador]Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi buscar a aplicação da interdisciplinaridade na compreensão e aprendizagem dos conceitos geográficos do ponto de vista da Matemática, bem como os conceitos da geometria esférica e sua relação com as coordenadas geográficas A ligação entre esses recursos e as disciplinas de Matemática e Geografia permitiu a elaboração, organização, acompanhamento e análise de resultados por meio da aplicação de onze atividades A questão orientadora era o de responder: O estudo no globo terrestre motiva conhecer conceitos da geometria esférica? Na pesquisa qualitativa foi utilizada a pesquisa-ação e realizada na Escola Estadual Dona Macária- Ensino Fundamental, com alunos regularmente matriculados, do sexto ao nono ano, nos períodos matutino e vespertino A análise dos dados obtidos permitiu verificar que atividades interdisciplinares, aplicadas por etapas e descritas conforme indicadas neste trabalho, apresentaram novas possibilidades de motivação, exploração dos conteúdos abordados e situações reais que visam a interação entre as disciplinas Os resultados indicaram a articulação entre o ensino de matemática e a exploração dos conceitos geográficos, como a exploração do globo terrestre, o que contribuiu para a compreensão de conteúdos específicos da geografia, como coordenadas e estudo dos mapasItem Matemática e música : interdisciplinaridade no ensino da trigonometria e uma proposta de atividades para sala de aulaOliveira, Wander de; Alves, Michele de Oliveira [Orientador]; Borssoi, Adriana Helena; Teramon, NeuzaResumo: O presente trabalho tem como proposta uma abordagem de conceitos relacionados entre a Música e a Trigonometria no Ensino Médio, e propõe atividades utilizando estes conceitos para aplicação em sala de aula Busca-se com o texto e as atividades propostas, instigar tanto os alunos a trabalharem em sala de aula com os conceitos desta área da Matemática, como incentivar os professores a se apropriarem destas formas de ensinar, e buscarem outras O trabalho está estruturado primeiramente de forma a dar um panorama histórico dos pontos de vista da Matemática, com foco principal na Trigonometria, e da Música Conceitos de Acústica são introduzidos, como fundamentação para o entendimento dos princípios básicos dos elementos de teoria musical e posteriormente do comportamento das ondas senóides Fundamentos básicos de Trigonometria englobam os principais conceitos trabalhados no Ensino Médio no referido tema na disciplina de Matemática, e darão suporte para a realização das atividades propostas no capítulo seguinte As atividades estão elaboradas seguindo um organograma que prevê: assunto matemático correlato, interdisciplinaridade, série para aplicação da atividade, tempo estimado para aplicação da atividade, material utilizado, objetivos da atividade, metodologia aplicada, ?cha de aplicação da atividade, mural de expectativas da atividade aplicada O objetivo da interdisciplinaridade está focado, dentre outros, no crescente movimento pela consolidação da Música como disciplina curricular da Educação Básica Outro motivo da importância da Música como componente no estudo de Matemática está em que a musicalização pode auxiliar na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que se utilizem de concentração e raciocínio lógicoItem Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental IJesus, Lílian Gavioli de; Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]; Salvi, Rosana Figueiredo; Pontuschka, Nídia NacibResumo: Esta pesquisa, realizada na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, na região oeste de Londrina, teve como objetivo principal propor e aplicar novas práticas no ensino fundamental I, referentes à disciplina de Geografia Os objetivos específicos foram observar as aulas de Geografia ministradas na mesma escola e apresentar novas práticas a partir da Pedagogia de Projetos com literatura, pintura, maquetes, mapas temáticos, vídeos, entre outros O intuito da pesquisadora foi levar em consideração o desenvolvimento infantil a partir da realidade dos alunos da escola, expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social, e motivar os mesmos ao processo de ensino-aprendizagem, no caso de Geografia, através da afetividade escolar, utilizando os seguites pensadores: Piaget, Wallon e Wygotsky A pesquisadora inicia o trabalho com um histórico sobre o ensino de Geografia no Brasil no ensino fundamental I, desde os jesuítas até a atualidade Ainda neste capítulo evidencia a função e a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Geografia), da Interdisciplinaridade e da Afetividade como bons componentes para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia No capítulo 3, a pesquisadora caracteriza a escola escolhida para se realizar a pesquisa, justifica a razão desta ser um “lugar” para a mesma e relata sobre sua observação nas aulas de Geografia No capítulo 4, a pesquisadora aprofunda o texto sobre a Pedagogia de Projetos e explica como desenvolveu cada projeto no ensino fundamental I Uma pesquisa turbulenta, visto as dificuldades encontradas na escola pública, como a grande quantidade de alunos por sala e a escassez de recursos, por exemplo, os tecnológicos Todavia, uma aventura que mudou o cenário da escola e que motivou não apenas os alunos, como toda equipe pedagógica para o ato de aprender