CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Avaliação bidimensional : aspectos gerenciais e administrativos de uma universidade públicaPiveta, Valéria; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira [Orientador]; Durán González, Alberto; Pieri, Flávia MeneguettiResumo: O objetivo deste trabalho foi desvelar a percepção da equipe gerencial e técnica administrativa sobre o sistema de Avaliação Bidimensional aplicada aos estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina O estudo teve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEL com CAAE nº 654531715231 Utilizou-se a abordagem qualitativa, compreensiva e do tipo estudo de caso Foram 15 entrevistados individualmente, por meio de um questionário semiestruturado, nas instâncias da Instituição Os dados foram analisados segundo a temática de Bardin, resultando em dois estudos: I) Sistema de Avaliação Bidimensional do curso de Enfermagem: percepções da equipe administrativa de uma universidade; e o II) Sistema de Avaliação Bidimensional do curso de Enfermagem: repercussões na prática administrativa de uma universidade No primeiro estudo, buscou-se compreender o significado do sistema de Avaliação Bidimensional do curso de enfermagem para a equipe administrativa desta universidade, sendo agrupada em três categorias: a) apresentando as características da Avaliação Bidimensional; b) Avaliação Bidimensional como um processo focado no aprendizado do aluno; c) Avaliação Bidimensional produz novos desafios para o professor, aluno e equipe administrativa A Avaliação Bidimensional foi expressa pelos participantes com características de fragilidades e potencialidades, todas refletindo a individualidade de cada gestor administrativo representada pela cultura institucional pela nota, ainda enraizada nesta Universidade No segundo estudo, buscou-se analisar a repercussão do sistema de Avaliação Bidimensional na percepção dos gestores administrativos desta universidade, gerando três categorias: a) Avaliação Bidimensional no contexto cultural da instituição em estudo; b) Avaliação Bidimensional no contexto da infraestrutura institucional; c) Avaliação Bidimensional no contexto do processo de trabalho do gestor administrativo Neste agrupamento, foram levantadas questões como a padronização pela nota, a falta de conhecimento dos gestores sobre a Avaliação Bidimensional, a influência da avaliação nos âmbitos regimentais, tecnológico e quadro de pessoal Além das repercussões no processo de trabalho, que vão desde a formação dos estudantes e algumas até depois de formados Percebe-se, então, que ainda existe pouco conhecimento e falta dele sobre este método avaliativo, explicitado pelas questões culturais que envolvem tanto a Universidade quanto aspectos pessoais, que tendem, muitas vezes, para o modelo tradicional de avaliar Nota-se que houve mudanças em ambitos macroestruturais, porém, a microestrutura da Universidade ainda precisa ser analisada Despertando, assim, a necessidade de identificação de ações para melhoria do processo avaliativo bidimensional dos estudantesItem O desenvolvimento do tema transversal biossegurança em um currículo integrado de enfermagem : análise documental e olhar dos estudantesCaciola, Ana Caroline; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira [Orientador]; Giordani, Annecy Tojeiro; Garanhani, Mara Lúcia; Pieri, Flavia Meneguetti [Coorientadora]Resumo: Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à Saúde do homem, dos animais, preservação do meio ambiente e qualidade dos resultados Nesta perspectiva, torna-se um grande desafio a formação do enfermeiro competente para o atendimento deste tema tão complexo O objetivo deste estudo foi compreender como se dá o ensino do tema transversal Biossegurança no olhar dos estudantes, no Currículo Integrado do Curso de graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina Trata-se de um estudo qualitativo, compreensivo, do tipo estudo de caso, realizado em um Curso de graduação de Enfermagem que utiliza doze temas transversais em seu Currículo Integrado A pesquisa ocorreu em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo A análise documental teve como fonte de informações 17 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos Módulos Interdisciplinares A pesquisa de campo ocorreu por meio de grupos focais com a presença de 43 estudantes das quatro séries do Curso de graduação de Enfermagem A coleta de dados foi realizada de novembro de 216 a janeiro de 217, e os resultados foram discutidos à luz dos pressupostos de Paulo Freire Na análise documental, foi possível identificar o desenvolvimento do tema Biossegurança de forma implícita e explícita ao longo das quatro séries, predominando a inserção do tema de forma implícita Na visão dos estudantes de Enfermagem do Currículo Integrado, emergiram duas categorias de análise do conceito de Biossegurança: O conceito de Biossegurança articulado ao uso de Equipamento de Proteção Individual como uma das exigências às práticas biosseguras e A interface da Biossegurança com os riscos ocupacionais, que expressa a preocupação dos estudantes nos Serviços de Saúde As percepções dos estudantes de Enfermagem de um Currículo Integrado sobre o tema transversal Biossegurança foram categorizadas em: Vivências práticas favorecendo o ensino da Biossegurança, referindo o quanto a prática favorece o ensino do tema, e O ensino da Biossegurança contribuindo à reflexão crítica do estudante, mostrando o quanto os estudantes desenvolveram a criticidade a partir dos questionamentos diários da prática Apesar de a proposta curricular estudada ter favorecido a transversalidade do tema Biossegurança desde o primeiro ano, fica evidente a necessidade de formular mais estratégias que viabilizem a articulação entre teoria e prática, oportunizando a formação de um enfermeiro autônomo, com atitudes reflexivas para a transformação do seu contexto profissional