01 - Doutorado - Arquitetura e Urbanismo
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Item Multiscaled walkability : exploring built environment using artificial intelligence(2023-09-19) Leão, Ana Luiza Favarão; Kanashiro, Milena; Reis, Rodrigo Siqueira; Vargas, Júlio Celso Borello; Rego, Renato Leão; Hirota, ErciliaCaminhar é reconhecido há muito tempo na literatura científica como o modo de transporte mais equitativo e universalmente acessível nas cidades. É uma forma predominante de atividade física para adultos. A caminhabilidade descreve o grau em que um ambiente apoia e incentiva a caminhada. Tradicionalmente, esse atributo urbano tem sido quantificado usando índices, que são essencialmente equações ponderadas que encapsulam vários fatores de bairro em macroescala. No entanto, essas métricas muitas vezes negligenciam características de rua em microescala que afetam significativamente a caminhada, principalmente devido aos desafios da coleta de dados. Existe uma crescente necessidade de pesquisa sobre caminhabilidade em cidades brasileiras de médio a pequeno porte, dada a rápida crescimento populacional, disparidades sociais e a importância da caminhada como modo de transporte. Este estudo visa elucidar sobre a caminhabilidade em múltiplas escalas, atraves do desenvolvimento de modelos de caminhabilidade para cidades medias e pequnas do Brasil usando tecnicas de aprendizado profundo. A tese central postula que uma análise robusta de caminhabilidade em nível de bairro, para cidades brasileiras de médio a pequeno porte, pode ser desenvolvida usando técnicas de aprendizado profundo. Utilizando a metodologia de Pesquisa em Ciência do Design, três cidades de tamanhos variados no Paraná, Brasil - Rolândia, Cambé e Londrina - foram selecionadas como estudos de caso. Fatores de caminhabilidade em macroescala foram organizados em conjunto com características em microescala, extraídas do Google Street View usando um modelo de rede neural profunda para segmentação semântica. Os dados dessas cidades foram então avaliados usando três modelos de regressão multinível distintos: um focando apenas em fatores em microescala, outro em fatores em macroescala, e um modelo compreensivo em múltiplas escalas abrangendo variáveis de ambas as escalas. A variável de resposta primária foi o modo de transporte - caminhar versus outros - com variáveis sociodemográficas consideradas como covariáveis. Esses dados foram obtidos do Plano de Mobilidade das respectivas cidades. As descobertas revelaram padrões variados nas três cidades. Em Rolândia, a menor cidade analisada, fatores como a presença de muros e indivíduos em bicicletas ou motocicletas foram vistos como promotores da caminhada. Por outro lado, sinalizações urbanas, como postes e semáforos, desencorajavam a caminhada. Em Cambé, de tamanho intermediário, a presença de terrenos vagos e espaços verdes estava associada a uma redução na caminhada. Em Londrina, a maior cidade considerada neste estudo, uma combinação de fatores micro e macro influenciou o comportamento da caminhada. A disponibilidade de calçadas e o uso diversificado do uso do solo incentivaram a caminhada, enquanto uma maior presença de estradas e áreas verdes estava negativamente associada à caminhada. Esses resultados ampliam nosso entendimento sobre caminhabilidade e podem informar futuros esforços de planejamento urbano. Ao focar nessas abordagens, os formuladores de políticas podem elaborar políticas urbanas específicas ao contexto para promover a caminhada, combinando estratégias baseadas em evidências.Item Sistematização das contribuições acadêmicas sobre o ensino de projeto arquitetônico no Brasil: 2003 - 2023(2024-08-27) Zanatto, Rinaldo; Guadanhim, Sidnei Junior; Flório, Wilson; Medeiros, Renato de; Silva, Ricardo Dias; Duarte, Rovenir BertolaAo longo da história da Arquitetura ocidental, é possível perceber, no campo da Arquitetura, diversas tentativas de sistematização dos conhecimentos referentes ao processo de desenvolvimento do projeto arquitetônico, bem como das formas de se transmitir às novas gerações. Dando continuidade a esses estudos, a presente tese diz respeito a uma pesquisa relacionada à sistematização dos conhecimentos sobre o ensino de projeto arquitetônico no Brasil. Nela investiga-se a hipótese de que, embora a discussão sobre o ensino de projeto, no contexto acadêmico brasileiro, tenha aumentado nos últimos 20 anos, as contribuições originadas a partir desses trabalhos não estão sendo sistematizadas e, portanto, não estão propiciando a criação de um corpo de conhecimentos didático-pedagógicos capaz de gerar subsídios que possam auxiliar os professores no ensino de projeto arquitetônico. Para embasamento teórico do presente trabalho foram realizadas investigações históricas sobre a sistematização do ensino de arquitetura nos contextos europeu e americano, assim como, sobre o histórico do ensino de arquitetura no Brasil até o início dos anos 2000, data a partir da qual se estabelece o período de investigação do presente trabalho. Com base nos estudos realizados, definiu-se o período de 2003 a 2023 para realizar uma revisão sistemática de literatura, buscando catalogar os trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e artigos) sobre ensino de projeto arquitetônico produzidos nesse período, bem como. Tendo sido realizada ainda, uma investigação sobre o conteúdo dos projetos políticos-pedagógicos e das matrizes curriculares de oito das principais escolas de arquitetura brasileira, após um procedimento de correlação entre todos os dados, procedeu-se uma organização e sistematização dos trabalhos acadêmicos disponíveis na rede mundial de computadores (internet) dos últimos 20 anos. Os resultados apontaram que, conforme previsto, a produção de literatura sobre o ensino de projeto arquitetônico no Brasil realmente teve um grande crescimento nos últimos 20 anos, no entanto, embora tenha sido encontrada alguma organização do conhecimento em anais, revistas e repositórios, ou mesmo iniciativas particulares de pesquisas nesse campo do conhecimento, o material se apresenta fragmentado, não tendo sido encontrada nenhuma iniciativa de sistematização mais ampla, visando a construção de uma base de conhecimentos que dê suporte para o ensino de projeto arquitetônico em território nacional. A pesquisa levanta ainda diversos apontamentos sobre o processo ensino-aprendizagem de projeto e, por meio da sistematização realizada e dos resultados alcançados, visa contribuir para futuras discussões sobre esse assunto no âmbito nacional.Item Análise do comportamento de painéis MLCC compostos por lamelas de medula de eucalipto com emendas dentadas(2024-09-30) Alencar, Juliana Bello Mussi; Moura, Jorge Daniel de Melo; Imai, César; Azuma, Maurício; Christoforo, André Luis; Pletz, EveraldoA madeira engenheirada na construção civil, nos últimos anos, tem se destacado pelas inúmeras vantagens, desde o seu potencial sustentável, diante da renovação da matéria prima e captação de carbono da atmosfera pela madeira, até seu admirável potencial arquitetônico. A madeira lamelada colada cruzada (MLCC) ou cross laminated timber (CLT) é um sistema construtivo, que tem se equiparado, em relação a resistência e rigidez, aos materiais tradicionais como aço e concreto. Estes painéis de madeira lamelada colada e cruzada transversalmente uma a outra, são compostos de 3 a 11 camadas. A medula do eucalipto, parte central do tronco da árvore é considerado um defeito, portanto vedado para uso estrutural por determinação da norma NBR 7190 (2022), pois apresenta baixa densidade e resistência. No entanto, em estudos com esta matéria prima, tem-se notado resultados promissores, com índices acima dos valores mínimos, indicados pelas normas regulamentadoras para produção de painéis CLT. Um dos componentes indispensáveis na composição destes painéis, são as emendas dentadas ou finger joints, que fazem a união das lamelas para a produção de maiores dimensões. Entretanto, estas emendas dentadas produzem fragilidade estrutural nos painéis, sendo normalmente o ponto de ruptura nos ensaios. Diante deste fato, o objetivo deste estudo é avaliar o comportamento mecânico de painéis MLCC fabricados com madeira de medula de eucalipto unidas por emendas dentadas (finger joints), verificando sua aptidão para uso estrutural. O método utilizado envolveu a realização de ensaios de flexão, cisalhamento e delaminação em 37 painéis MLCC, sendo 32 fabricados com emendas dentadas de acordo com a NBR 7190 (2022) e os resultados comparados com as normas técnicas e a literatura. Foram analisados os módulos de elasticidade e ruptura, assim como a qualidade da colagem dos painéis MLCC. A inserção das emendas dentadas, além de possibilitarem a produção de painéis MLCC de maiores dimensões, aumentaram significativamente o aproveitamento da madeira de medula. Os resultados mostraram que, apesar da redução da capacidade estrutural devido as deficiências na colagem e a inclusão das emendas dentadas, os painéis MLCC apresentaram níveis de confiabilidade superiores em 36,86% para o módulo de elasticidade (MOE) e 61,08% para módulo de ruptura (MOR) aos exigidos pela norma ANSI/APA 320 (2019). A conclusão indica que a medula de eucalipto com emendas dentadas, pode ser viável para uso estrutural em painéis MLCC, expandindo as possibilidades de aproveitamento desse material na construção civil.