01 - Doutorado - Ciências da Reabilitação
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Navegando 01 - Doutorado - Ciências da Reabilitação por Autor "Camargo, Mariana Zingari"
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Item Alinhamento postural da coluna no plano sagital de crianças eutróficas e acima do peso em fase pré-escolar e escolar : estudo longitudinalCamargo, Mariana Zingari; Fujisawa, Dirce Shizuko [Orientador]; Macedo, Christiane de Souza Guerino; Costa, Viviane de Souza Pinho; Siqueira, Cláudia Patrícia Cardoso Martins; João, Silvia Maria AmadoResumo: Introdução: Os problemas posturais em crianças e adolescentes estão relacionados aos maus hábitos posturais, na escola e em casa, e ao estilo de vida A identificação precoce das alterações posturais e de fatores agravantes se faz necessária para que a criança mantenha o alinhamento adequado, durante seu crescimento e desenvolvimento Objetivos: Descrever e caracterizar o alinhamento postural da coluna vertebral, em plano sagital, durante o crescimento e desenvolvimento de crianças da fase pré-escolar à escolar Para tal, dois estudos específicos foram desenvolvidos: (1) caracterizar a postura da cabeça, cervical e ombros; (2) avaliar o alinhamento da coluna torácica e lombar e oscilação de tronco, no plano sagital, de crianças eutróficas e acima do peso corporal Métodos: Em ambos os estudos, a amostra foi de 99 crianças, e as avaliações foram realizadas em dois momentos do crescimento e desenvolvimento infantil, fase pré-escolar (cinco e seis anos) e escolar (de oito a onze anos) As crianças foram avaliadas por meio de análise antropométrica e fotogrametria computadorizada As variáveis angulares e lineares avaliadas por meio da fotogrametria foram: ângulo sagital da cabeça, ângulo cervical, ângulo dos ombros, distância da cabeça, ângulo oscilação de tronco, ângulo torácico e ângulo lombar Resultados: No primeiro estudo, diferenças foram encontradas entre as fases pré-escolar e escolar, mas apenas as variáveis ângulo do ombro (AO) e distância da cabeça (DC) foram significantes (AO = 32,79 [3,49 – 35,9] e 35,84 [33,53 – 38,15] p = ,26, respectivamente; DC = 8,4 [8,7 – 8,73] e 11,23 [1,94 -11,52] p <,1, respectivamente) A correlação positiva foi obtida entre a distância da cabeça e massa corporal (rho= ,597, p <,1) No segundo estudo, foram identificadas diferenças entre os grupos eutrófico e acima do peso, na fase escolar, para as variáveis ângulo torácico-AT(26,7±7,31 e 211,63±5,68; p<,1) e ângulo lombar-AL (14,32±7,93 e 97,13±9,32; p<,1) Observou-se que os valores obtidos de AT e AL dos escolares sofreram influência na postura dos pré-escolares Conclusão: Os estudos desenvolvidos identificaram a presença de alterações no alinhamento postural das crianças durante o periodo de crescimento e desenvolvimento As alterações observadas foram no posicionamento da cabeça, da cervical e dos ombros entre as crianças nas fases pré-escolar e escolar, apresentando cabeça anteriorizada e ombros protusos Também foram identificadas alterações significantes nas regiões torácica e lombar da coluna em escolares com excesso de peso corporal, evidenciando hipercifose torácica e hiperlordose lombar