CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Autor "Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]"
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Item A competência em informação dos pais de surdosPereira, Ana Paula; Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]; Bortolin, Sueli; Coneglian, André Luís OnórioResumo: Esta pesquisa aborda a competência em informação dos pais de surdos, evidenciando sua relevância e influência para a necessidade de pertencimento, isto é, o sentimento de integração, conexão e aceitação pelos outros pais e pela comunidade surda, aproximando-os e instigando-os a buscar, usar e compartilhar informação que fortaleça essas relações Para tanto, identificou as necessidades de informação que os pais de surdos tiveram ao longo da vida dos filhos e as dificuldades que apresentam quando buscam, acessam, usam e compartilham a informação Os assuntos tratados na fundamentação teórica centram-se nas concepções e aspectos legais da surdez, bem como a surdez no contexto da família, a responsabilidade social da Ciência da Informação e o significado da informação para os sujeitos, os conceitos e dimensões da competência em informação e sua relação com a necessidade de pertencimento dos pais Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualiquantitativa a partir de uma pesquisa de campo O locus da pesquisa foi constituído por duas instituições especializadas na área da surdez da região norte do Paraná A população alvo foi composta por 34 pais de surdos, cujos filhos estudam nestas instituições Como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, sendo que os dados foram analisados quantitativamente e com base em algumas categorias, por meio da Análise de Conteúdo Dentre os resultados, identificou-se que as principais necessidades de informacionais dos pais referem-se à necessidade de informação para saúde e tratamentos, para educação e escolha de escolas, para conhecer os direitos dos surdos, sobre a Língua de Sinais e para ensinar o filho com surdez Quanto às fontes de informação mais utilizadas por eles estão outros pais de surdos, familiares, sites especializados sobre a surdez, posto de saúde (médicos, enfermeiras), e as instituições que os filhos frequentam (centro de atendimento especializado e instituto de educação) Ainda em relação às habilidades informacionais, destaca-se a preocupação dos pais em saber buscar e usar a informação para participar da vida do filho surdo e auxiliá-lo A maioria dos pais se sente pertencido à comunidade surda, sentimento que favorece a aproximação, vínculo, informação e participação tanto na vida dos filhos surdos, quanto no diálogo com outros pais e outros surdos Conclui-se que a competência em informação dos pais está associada ao aprendizado ao longo da vida e tanto a motivação para aprendizagem quanto a busca por informação podem contribuir para o sentimento de pertencimento dos pais, que passam a compreender e lidar com a surdez de forma crítica e consciente, aprendendo e superando desafios e preconceitosItem Desenvolvimento e formação de competência em informação : um mapeamento de modelos, padrões e documentosFurtado, Renata Lira; Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]; Coneglian, André Luís Onório; Tomaél, Maria InêsResumo: A sociedade da informação, por meio dos avanços tecnológicos, tem exigido cada vez mais, o desenvolvimento de habilidades para lidar com a informação, colocando a Competência em Informação como condição que permite ao indivíduo usufruir das informações e dos recursos tecnológicos para desenvolver-se de forma autônoma, atender suas próprias necessidades informacionais e as necessidades do seu meio social O tema abordado está relacionado ao volume de informações produzidas pela sociedade atualmente e, como consequência, as possíveis dificuldades que as pessoas enfrentam para o acesso e uso dessas informações O que estimulou a realização de uma pesquisa como esta, foi a possibilidade de elaboração de um panorama com os principais modelos, padrões e documentos, indicando as peculiaridades de cada um deles, fatores relevantes que poderão auxiliar no planejamento de ações mais efetivas na formação de habilidades informacionais Assim, esta pesquisa objetivou reunir e discutir os modelos, padrões e documentos publicados, relacionados ao desenvolvimento e formação da Competência em Informação, no âmbito nacional e internacional Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com o intuito de promover um aprofundamento teórico em relação ao tema e recuperar os documentos necessários Em relação aos modelos, pode-se perceber que as etapas apresentadas evoluem de forma gradativa, conforme o indivíduo avança no processo de busca, assim como o grau de complexidade das habilidades exigidas, demonstrando a necessidade de evolução do usuário em relação à sua Competência em Informação No que tange aos aspectos dos padrões e documentos pode-se perceber que estes seguiram uma linha progressiva embasada nos preceitos evidenciados nos documentos precursores – a Declaração do Milênio de 2 e as reuniões da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) que ocorreram em Genebra, no ano de 23 e em Túnis em 25 De uma maneira ampla, a Competência em informação revela-se principalmente nas questões que envolvem a cidadania, a educação e a tecnologia, fatores que aproximam os indivíduos comuns à área de estudo restrita ao âmbito científico e acadêmicoItem Desinformação : qualidade da informação compartilhada em mídias sociaisConde, César Augusto Galvão Fernandes; Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]; Tomaél, Maria Inês; Coneglian, André Luís OnórioResumo: Na Era da Pós-verdade, em que a informação com carga emotiva influencia mais que os fatos, é nas mídias sociais que a desinformação encontra ambiente propício para disseminação A partir desse problema, o objetivo da pesquisa é analisar as práticas do compartilhamento e a seleção das fontes de informação de um grupo de usuários do Facebook constituído por bibliotecários Mais especificamente, analisar a prática do compartilhamento da informação de bibliotecários membros do grupo “Bibliotecários do Brasil” no Facebook, no tocante aos critérios de avaliação da qualidade que adotam para evitar o compartilhamento de informações equivocadas A escolha do Facebook como plataforma virtual deu-se por ser atualmente a mídia social mais popular no Brasil Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualiquantitativa, cuja análise dos dados baseou-se na técnica de análise de conteúdo Inicialmente, foi feita uma coleta de dados por meio da técnica de observação, com roteiro pré-definido, para levantar características do grupo, tais como as fontes de informação selecionadas para o compartilhamento e a frequência quanto à participação dos usuários Em um segundo momento, 12 participantes do grupo selecionado responderam um questionário em escala Likert elaborado para indicar as fontes consultadas e os critérios utilizados para o compartilhamento da informação Além disso, o questionário teve em sua composição questões abertas para levantar a percepção dos participantes quanto à qualidade da informação que compartilham e a importância atribuída a essa prática Os principais resultados indicaram uso moderado a alto de critérios de avaliação das fontes de informação, entretanto aquém da expectativa para a categoria de profissionais estudada Entre os critérios de qualidade mais utilizados estão a avaliação da compatibilidade entre título e conteúdo da notícia, a verificação da data e procedência antes do compartilhamento Os dados permitem concluir que os bibliotecários consultados quase integralmente estão cientes sobre a problemática da desinformação e entendem a existência de implicações sociais graves em consequência da prática do compartilhamento indiscriminado nas mídias socais, ainda que muitos tenham sinalizado insuficiente uso de critérios de qualidade que atenuariam seu efeito negativoItem Formação e desenvolvimento de habilidades informacionais : um estudo com graduandos de BiblioteconomiaPianovski, Vanessa de Souza; Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Tomaél, Maria InêsResumo: As habilidades informacionais referem-se ao domínio que os estudantes possuem em relação à definição de suas necessidades de informação, à busca e ao uso da informação O objetivo proposto para este estudo consistiu em analisar o processo de formação e desenvolvimento das habilidades informacionais e a influência das crenças de autoeficácia nesse processo em graduandos de Biblioteconomia no âmbito de suas práticas de pesquisa No referencial teórico, foram abordados aspectos referentes ao processo de busca e uso informação, as fontes de informação, as estratégias para a busca da informação, as habilidades informacionais e a motivação na perspectiva das crenças de autoeficácia Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa colaborativa, com abordagem qualitativa A amostra da pesquisa foi composta por 16 estudantes matriculados no 3º ano do curso de Biblioteconomia no ano letivo de 216, que estavam na fase de construção do pré-projeto para o trabalho de conclusão de curso A coleta de dados foi realizada em três fases, sendo que, na primeira fase foi realizado um contato inicial com os estudantes, com o objetivo de conhecê-los e apresentar a proposta da pesquisa, na segunda fase da pesquisa foi realizado uma oficina, e utilizou-se a técnica da observação e diário de pesquisa, e na terceira fase realizou-se um grupo focal Os resultados identificaram que uma parte dos estudantes apresentavam domínio no uso das fontes de informação, outros conheciam algumas fontes, no entanto apresentavam dificuldades em sua utilização Verificou-se que, durante a oficina os estudantes manusearam diversas bases de dados que não tinham conhecimento e recuperaram informações relevantes que não haviam conseguido antes Os estudantes utilizavam principalmente as estratégias cognitivas para o processamento e organização das informações Quanto às crenças de autoeficácia, a maioria dos estudantes acredita em suas capacidades, no entanto, em alguns momentos sentem-se desanimados Os resultados evidenciaram que alguns estudantes se mostraram mais confiantes após a oficina Conclui-se que, por meio da oficina os estudantes tiveram a oportunidade de refletir a respeito de suas práticas de pesquisa e identificar suas dificuldades Os resultados podem contribuir para o planejamento de outras oficinas voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades informacionaisItem Habilidades informacionais dos estudantes de artes visuais multimídia : uma abordagem da competência em informação e competência digitalBochnia, Bruna Amanda; Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]; Coneglian, André Luís Onório; Bortolin, SueliResumo: A pesquisa tem como objetivo investigar as habilidades dos estudantes de Artes Visuais Multimídia para a competência em informação e competência digital e a contribuição da metacognição para tais competências O referencial teórico apresenta conceitos e características da competência em informação, incluindo a competência digital e os modelos para o desenvolvimento de ambas Também aborda a metacognição relacionando-a com as habilidades informacionais e digitais e os processos de aprendizagem Este estudo caracteriza-se como pesquisa colaborativa, que visa, por meio de um processo de interação e participação, contribuir para a construção de conhecimentos, para compreender de forma mais aprofundada, a partir da interação entre pesquisador e pesquisados, como ocorre o processo de busca e uso da informação durante as práticas de pesquisa A amostra de pesquisa foram 63 alunos do último ano do Curso de Artes Visuais Multimídia de uma universidade particular de Londrina Os dados foram coletados em três fases: 1ª) Questionário para levantar as competências em informação e competência digital, 2ª) Acompanhamento das atividades e a realização de uma oficina e, 3ª) Reaplicação do questionário da 1ª fase com adaptação do enunciado das questões para os sujeitos participantes das fases anteriores Na realização da oficina a pesquisadora utilizou-se da técnica de observação e um diário de pesquisa para o levantamento de dados que foram organizados e analisados, com os dados coletados por meio do questionário Detectou-se que os alunos do curso de Artes Visuais apresentam habilidades satisfatórias no que diz respeito a competência digital, as habilidades destinadas a busca de informação apesar de serem identificadas na fase I e III do projeto percebeu-se que pouco são os alunos que apresentam as habilidades para a competência em informação Identificou-se as estratégias metacognitivas presentes nas fases I e III da pesquisa, porém, na fase III foram apontadas duas dificuldades recorrentes com ordem primária de frequência, sendo poucos os alunos que demonstram estratégias metacognitivas mais desenvolvidas, sendo necessário assim explorar novas ações para o promoção da competência em informação e aprimoramento das estratégias metacognitivas Os resultados encontrados podem contribuir para o planejamento de ações voltadas para a formação e desenvolvimento de habilidades informacionais e digitaisItem Multiplicadores da competência em informação e o uso da metacognição nas ações formadorasMiranda, Ana Maria Mendes; Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]; Beckman, Luciane de Fátima; Mata, Marta Leandro daResumo: Considerando a relevância da informação no desenvolvimento da sociedade, ter habilidades para buscar, avaliar e utilizar a informação de forma crítica e reflexiva é fator essencial para atuação no contexto em que vive Nesse sentido, a competência em informação é o conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes relacionados à informação Considerando a necessidade de desenvolver nos sujeitos estas habilidades, é importante que bibliotecários tenham uma formação adequada ao seu papel de multiplicador da competência em informação, necessitando, dessa forma, que extrapolem os conhecimentos técnicos e que possuam habilidades humanas, críticas, didático-pedagógicas, levando em conta fatores cognitivos e metacognitivos A metacognição diz respeito à capacidade dos sujeitos de refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem, estabelecendo relações com a competência em informação e o planejamento de ações para formação de usuários Nesse contexto, a pesquisa tem o objetivo de analisar a influência da metacognição nas ações dos multiplicadores da competência em informação Quanto à metodologia, pode ser caracterizada como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, delineamento bibliográfico e pesquisa empírica de campo Em relação à pesquisa de campo, desenvolveu-se uma pesquisa-ação para a formação de bibliotecários multiplicadores, visando identificar as estratégias metacognitivas utilizadas por eles no desenvolvimento de ações formadoras, assim como um estudo com um grupo de bibliotecárias A coleta de dados foi inicialmente realizada por meio de um grupo de foco; posteriormente realizou-se uma atividade (ação interventiva) junto com uma bibliotecária para a formação dos usuários da biblioteca em que a mesma atuava, sendo que nesse processo de pesquisa utilizou-se a observação e o diário de pesquisa Posterior ao planejamento e desenvolvimento da ação foi realizada uma entrevista com a bibliotecária Quanto à análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo Como resultados foi possível identificar características necessárias ao bibliotecário multiplicador, tais como habilidades pedagógicas, capacidade de aprender constantemente e ética Ainda foi possível identificar que a metacognição tem relações com a competência em informação e que os bibliotecários multiplicadores utilizam-se de estratégias metacognitivas no desenvolvimento de ações formadoras É possível concluir que as estratégias metacognitivas se apresentam como pano de fundo para o desenvolvimento de ações por parte do bibliotecário multiplicador da competência em informação, essas estratégias, somadas às habilidades didáticas, pedagógicas e humanas, permitem ao bibliotecário a formação de sujeitos mais conscientes e reflexivos para lidar com a informaçãoItem Práticas de pesquisa na pós-graduação : um estudo das habilidades para a busca de informaçãoPereira, Cláudio César; Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]; Bortolin, Sueli; Coneglian, André Luís OnórioResumo: O comportamento pode ser descrito basicamente como o que a pessoa faz em relação ao meio em que vive e na relação com os outros seres O comportamento informacional é o que fazemos a respeito da informação, seja buscar, utilizar, compartilhar ou até mesmo ignorar Há muita informação disponível aos usuários, porém, isso tem provocado dificuldades para encontrar o que é relevante São necessárias habilidades para lidar com os sistemas de armazenamento e recuperação de dados Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar o processo de busca da informação nas práticas de pesquisas realizadas por um grupo de pós-graduandos de uma universidade pública do norte do Paraná Especificamente, verificou como os estudantes de pós-graduação identificam as suas necessidades informacionais, quais as fontes de informação, estratégias e procedimentos são mais utilizados, bem como as principais dificuldades encontradas durante o processo de busca e obtenção de informação Além da revisão da literatura, foi realizada uma pesquisa de campo com 46 pós-graduandos, de dois programas de mestrado A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa e utilizou como instrumento para a coleta de dados um questionário eletrônico, com questões abertas e fechadas Os resultados revelaram que as necessidades informacionais dos estudantes são maiores quando precisam produzir suas pesquisas e estudos para a conclusão do curso, porém, essas são parcialmente satisfeitas Demonstraram que os estudantes percebem a necessidade de acessar o maior número de fontes possíveis, que procuram referências com colegas, profissionais e professores No entanto, preferem as fontes conhecidas, simples e mais fáceis de utilização Os resultados ainda apontaram que os estudantes entendem a importância de realizar as buscas nos recursos avançados, utilizando as mais variadas estratégias de busca Porém, a maioria demonstrou pouca experiência e inabilidades para utilizar tais recursos As dificuldades encontradas são variadas, mas as principais são o excesso de informação, falhas com a utilização das estratégias de busca e falta de domínio dos recursos Por fim, uma grande parte dos respondentes afirmou ter participado de atividades de capacitação, porém, ainda enfrentam alguns problemas durante os processos de busca Dessa forma, a pesquisa evidencia que é necessário um investimento maior na promoção e no desenvolvimento de habilidades para que o processo de busca da informação atenda satisfatoriamente as necessidades informacionais dos pós-graduandosItem Relações da competência em informação com as etapas projetuais do designSantos, Mylena de Souza; Alcará, Adriana Rosecler [Orientador]; Santos Neto, João Arlindo dos; Mata, Marta Leandro daResumo: Diante de um recente despertar da conscientização e de transformações socioculturais, o aprimoramento das habilidades informacionais passou a ser estimulado em diversos contextos Uma das áreas influenciadas por esse movimento foi a do design No exercício da profissão, os designers têm a responsabilidade de desenvolver projetos que partem da investigação de problemas complexos devido às muitas variáveis A efetividade das soluções propostas, dependem de conhecimentos e habilidades que favoreçam esse processo de lida informacional Assim como no design, a informação é um tema bastante debatido em diversas áreas, considerando a sua influência, importância e também seus desafios Estas questões estimularam o surgimento de pesquisas sobre a competência em informação, que está presente em quaisquer fazeres que dependam de algum processo de busca e utilização consciente da informação Ela pode ser interpretada por diferentes perspectivas e cada uma delas pode ser aprimorada para que as práticas sejam mais conscientes e efetivas e favoreçam um aprendizado autodirigido Nesse contexto, a pesquisa busca compreender quais são as contribuições da competência em informação para o desenvolvimento de projetos no design Para tanto, foram investigadas as relações da competência em informação com o planejamento e execução de projetos no design Quanto aos procedimentos a pesquisa tem abordagem qualitativa, de ordem exploratória e descritiva, se deu por meio do delineamento bibliográfico Os resultados passaram por uma análise, baseada nos conceitos da análise de conteúdo, na qual as categorias foram eleitas à posteriori, à medida que o referencial foi sendo construído Concluiu-se que a perspectiva dimensional da competência em informação de fato favorece em vários âmbitos na atuação dos designers, pois amplia as habilidades e competência nas esferas informacionais: técnica, estética, política e ética Isso também fortalece o processo de retroalimentação do conhecimento, o desenvolvimento da criticidade e a atuação do designer se torna mais responsável, com propósito e alinhada aos anseios da sociedade