CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Autor "Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A representação temática da literatura de Cordel à luz da teoria dos campos lexicais(2023-03-14) Paiva, Andréia Del Conte de; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; Albuquerque, Ana Cristina; Santos, Raimunda Fernanda; Moraes, MarcoA Literatura de cordel possui incontestável importância para a sociedade, seja como documento histórico, fonte de informação, entretenimento, meio de comunicação ou pesquisa científica. Registros da memória, da trajetória social, política e econômica do povo brasileiro, trata-se de um gênero literário que se estabelece como significativo instrumento no processo de ensino e aprendizagem em variadas áreas do conhecimento. Devido às suas características, a gama de contextos de utilização e o grau de aceitação por variados tipos de leitores, surge à necessidade de organizá-los. Nesse sentido, evidencia-se a Ciência da Informação (CI) a qual, por intermédio do Tratamento Temático da Informação, possibilita o acesso a estas obras literárias. Nessa perspectiva, a questão norteadora da pesquisa em tela caracteriza-se em como propiciar aos profissionais da Área condições de representar de forma eficiente os folhetos de cordel. Representar para organizar esses materiais, constitui-se em processo de expressiva complexidade. As competências informacionais inerentes ao processo do Tratamento Temático da Informação, requeridas aos profissionais da informação, entre outros aspectos, reforça a hipótese de que o delineamento da classificação dos folhetos fundamentados nas vinte e sete classes temáticas propostas por Albuquerque (2011), bem como da Teoria dos Campos Lexicais, contribuirão com a organização e acesso a estes materiais. Objetivando aplicar a Teoria do Campo Lexical no que tange o Tratamento Temático da Informação da literatura de cordel. O percurso metodológico concretizou-se por um estudo de caráter qualitativo, com objetivos exploratórios descritivos utilizando-se do procedimento da pesquisa-ação. Justifica-se este trabalho, devido à escassez de estudos relacionados à construção teórica e metodológica para a representação do conteúdo informacional dos folhetos, contribuindo com os profissionais da informação para o tratamento temático dos folhetos de cordel.Item Enfoques sobre Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) nos currículos dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Brasil(2024-02-26) Casoni, Clarice Luzia Rodrigues; Santos, Raimunda Fernanda dos; Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; Albuquerque, Ana Cristina deEstuda-se aspectos teóricos, metodológicos e educacionais a respeito dos Sistemas de Organização do Conhecimento em disciplinas ofertadas nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil. Contempla uma temática base na formação de pesquisadores da Organização e Representação do Conhecimento em ambientes tradicionais e contemporâneos. Tem como objetivo geral: analisar os componentes curriculares sobre Sistemas de Organização do Conhecimento nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. Objetiva especificamente: mapear as disciplinas e ementas voltadas para os Sistemas de Organização do Conhecimento; identificar a modalidade dos Cursos de Pós-Graduação que possuem tais componentes curriculares; demonstrar quais os tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento são contemplados nos currículos; investigar se as novas possibilidades de representação do conhecimento por meio das Folksonomias encontram-se contempladas nas estruturas curriculares com vistas a formação de pesquisadores nessa seara. Utiliza como metodologia as pesquisas: bibliográfica, documental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, para análise dos dados utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Apresenta como resultado a análise de vinte e três Instituições Ensino Superior identificadas na Plataforma Sucupira e avaliados pela CAPES, as quais ofertam, quarenta e dois cursos. Em relação às modalidades dos cursos, foram identificados: a) dezenove mestrados acadêmicos; oito mestrados profissionais b) quinze doutorados acadêmicos. Constata que os Sistemas de Organização do Conhecimento têm sido discutidos por 42% dos Programas analisados. Com relação aos Sistemas de Organização do Conhecimento abordados nas ementas das disciplinas, foram identificados tanto os relacionados aos sistemas tradicionais (tesauros, taxonomias) como aos novos modelos voltados para a web e para os sistemas colaborativos, tais como: as ontologias e folksonomias.