CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Autor "Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise da presença dos requisitos de classificação em softwares livres : DSpace, Alfresco e ICA-AtoMFrancisco, Leandro Checo; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Giraldes, Maria Júlia Carneiro; Alcará, Adriana RoseclerResumo: Analisar a presença dos requisitos do Modelo e-Arq Brasil referente à classificação de documentos nos softwares livres DSpace, Alfresco e ICA-AtoM, é o objetivo principal da pesquisa, com base na Organização da Informação, uma subárea da Ciência da Informação Este estudo se justifica por identificar as características de classificação em fundos ou série documentais e as semelhanças na atuação dos softwares livres pesquisados nos diferentes ambientes profissionais Considerando tais pressupostos, este texto envolve-se no seguinte questionamento: Como os softwares livres direcionam as sugestões referentes à classificação feita pelo Modelo e-Arq Brasil? Identifica-se neste estudo de softwares livres a presença de algumas semelhanças, lacunas, a respeito das diferentes normas de cada software sobre a classificação de documentos Os procedimentos metodológicos adotados foram o método comparativo com resultados qualitativos e quantitativos Também utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória A coleta de dados consistiu em 18 requisitos do subgrupo de Configuração e administração do plano de classificação em um SIGAD, e 12 requisitos do subgrupo de Classificação e metadados das unidades de arquivamento A análise dos dados foi obtida por meio de dois quadros para cada software, um para cada subgrupo de requisitos Constatou-se a presença de 8,% de requisitos no software DSpace, 5,% de requisitos no software Alfresco e 9,% de requisitos no software ICA-AtoM A análise qualitativa constituiu-se na dimensão de tratamento da Informação pela Organização da Informação proposta por Café (21) Considera-se que os softwares livres pesquisados realizam a classificação de documentos com métodos semelhantes, porém, com propósitos diferentes O software livre DSpace não pode ser considerado como SIGAD por não abranger a gestão de documentos O software livre ICA-AtoM não atua como SIGAD por não envolver as etapas de gestão de documentos e de repositório digital Referente ao software livre Alfresco não é considerado como SIGAD, como nos demais softwares pesquisados, por não ter o cumprimento de todos os requisitos Obrigatórios e Altamente Desejáveis Recomenda-se pesquisas futuras para abordar os requisitos de metadados e de reclassificação, e também estudos sobre SIGADItem Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia : a noção de sociocultural a partir das concepções dialógicasRosa, Ana Paula Costa; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Araújo, Carlos Alberto Ávila; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey [Coorientadora]Resumo: A Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia são campos que se relacionam com a sociedade desde sua constituição e suas trajetórias possibilitam a identificação de suas aproximações e distanciamentos, inclusive com a Ciência da Informação A noção de sociocultural contemplada pelos campos possibilita compreender essas questões em relação aos preceitos que demarcam suas posições no contexto científico e social Com o propósito de analisar a relação dialógica dos campos, delineou-se a seguinte questão: como a noção de sociocultural se apresenta no diálogo dos campos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia? Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo analisar a noção de sociocultural nos campos, por meio dos estudos de Mikhail Bakhtin, dos fatores socioculturais e da relação dialógica do discurso construído na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia O percurso metodológico foi baseado nas etapas definidas por Rohling (214), que parte das interações discursivas até chegar na análise das relações dialógicas Para facilitar a análise, utiliza-se mapas conceituais como instrumento, pois essas ferramentas mostram os significados dos conceitos e as relações entre eles em uma área do conhecimento Os resultados sugerem que a noção de sociocultural na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia compreende sua relação com a sociedade e a cultura durante toda trajetória dos campos, além das ações consequentes de suas práticas e das funções de cada um Compreende-se que, na perspectiva histórica, os campos foram elitizados e houve uma evolução para romper essas barreiras Assim, os campos foram moldados por estruturas de poder em que as relações socioculturais são constituídas e percebe-se movimentos que buscam romper essa perspectivaItem A caracterização dos objetos virtuais de aprendizado como recurso informacional : um estudo sobre a recuperação da informação na educação à distânciaPerfetto, Fábio Viana; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Gonçalez, Paula Regina Ventura AmorimResumo: A Educação à Distância se consolida como uma metodologia de ensino que está cada vez mais presente em nosso meio, mas que traz algumas mudanças fundamentais em relação à educação presencial A utilização de materiais didáticos que foram desenvolvidos para uma aula expositiva onde o professor era o elemento central do processo de ensino-aprendizagem, não se adéqua as necessidades de uma educação à distância que é permeada por recursos tecnológicos e que tem como característica a necessidade de implementar um processo de interatividade entre aluno-professor Os Objetos Virtuais de Aprendizado (OVA) se propõem a fornecer os elementos necessários para uma aula mais dinâmica e interativa, que prenda a atenção dos alunos O presente estudo teve como objetivo analisar os Objetos Virtuais de Aprendizado como um recurso informacional que carrega uma carga de informação necessária para a composição de um material didático O processo de recuperação deste recurso informacional, é objeto de interesse para a Ciência da Informação, identificando como é feito o uso de metadados para a realização da recuperação da informação Identificar as dificuldades inerentes a este processo pode contribuir para a melhoria deste processo A metodologia escolhida para a pesquisa possui uma abordagem qualitativa descritiva que usa como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, que foi aplicada em um grupo de professores de uma instituição de ensino superior, buscando identificar as práticas de uso e reuso dos objetos virtuais de aprendizado A partir da descrição dos resultados foi possível constatar a adesão dos professores ao uso de recursos informacionais na confecção do material didático de uma forma intuitiva, foi constatado também que os professores buscam estes recursos informacionais na internet e tem grande dificuldade no uso dos metadados Foi possível Identificar que existe uma resistência ao compartilhamento das aulas e dos objetos virtuais de aprendizados que são criados por estes mesmos professores O reuso é bem aceito, mas a recuperação da informação causa desgaste nos professoresItem Ciência da informação e filosofia da informação : perspectivas de relação a partir do estudo das publicações do GT1 do ENANCIBSuave, Aline Laureano; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Crippa, Giulia; Monteiro, Silvana DrumondResumo: Introdução: Neste trabalho, procura-se apresentar alguns aspectos da vertente relacionada à Ciência da Informação, a filosofia da Informação Objetivo: Assim, o objetivo geral da presente pesquisa é de analisar as perspectivas da Filosofia da Informação na Ciência da Informação a partir das publicações do GT1- Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação do ENANCIB com base nos Problemas da Filosofia da Informação Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de tipo bibliográfico e Análise de Conteúdo de Bardin como método para a coleta e análise dos dados Resultados: Foram analisados 6 (sessenta) artigos completos publicados nos anais do ENANCIB nos três últimos anos (217-218-219) no GT1 e escolhidas 8 (oito) categorias pré-definidas do quadro apresentado na Dissertação e que contemplam os Problemas da Filosofia da Informação baseado nas ideias de Luciano Floridi (24), são: Problema Ontológico; Problema Epistemológico; Problema Epistemológico II; Problema da Realidade; Problema da Ação; Problema da Comunicação; Problema da TIC; e Problema Ético A terceira categoria foi a que teve o maior número de artigos Conclusões: A busca pela compreensão da Filosofia da Informação tornou-se aliada para assim conseguir perceber onde estão inseridas na Ciência da Informação Encontrar os aspectos da Filosofia da Informação no GT-1 da Ciência da Informação se torna necessário, pois assim tornou-se fundamentado a relação entre ambas as áreasItem O documento fotográfico na organização do conhecimento : o processo de transcodificação na classificação arquivísticaSouza, Andréa do Prado; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Boni, Paulo CésarResumo: O papel da fotografia tem sido constantemente ampliado para além do álbum de família, permeando também a comprovação de fatos, eventos cotidianos e históricos O volume crescente também implica em guarda, recuperação e uso enquanto documento imagético Ferramentas tem sido desenvolvidas e utilizadas, muitas vezes guiadas por protocolos propostos para a guarda de documentos escrito Analisar a transcodificação destes materiais é instigante, principalmente por ser um recurso informacional construído de múltiplas possibilidades de leitura Este trabalho buscou questionar como se dá o processo da transcodificação do documento fotográfico na organização do conhecimento, em especial na classificação arquivística Ressalta-se que é de extrema importância o olhar do profissional da informação durante o processo classificatório dos documentos fotográficos para entendê-lo na sua amplitude com a maior exatidão possível e assim prover a conversão das imagens para a linguagem dos sistemas de organização do conhecimento, dando ao usuário final subsídios para uma busca efetiva e eficiente Como objetivo principal este trabalho buscou estudar o processo da transcodificação para a classificação do documento fotográfico, assim como verificar o processo, elencar os elementos para a classificação arquivística e categorizar os elementos a luz da análise de conteúdo, metodologia adotada como metodologia de investigação O estudo proporcionou uma visão sistêmica do processo de classificação da imagem enquanto documento e a importância da proveniência e da diplomática para obter uma recuperação adequada dos documentos fotográficos Observo-se também que o usuário final da imagem não tem suas preocupações voltadas para a origem quando o contexto da imagem não faz parte do seu cotidiano ou interesse Este estudo, por fim, pretende contribuir com as inserções sobre o documento fotográfico e sua classificação no âmbito de instituições informacionais no rito de classificação dos documentos imagéticosItem Folksonomia para representação do conhecimento em fotografias do movimento LGBT+ em unidades de informaçãoLopes, Marcos Vinicius; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Santos, Raimunda Fernanda dosResumo: O advento da Web 2 e com ela a presença de uma cultura participativa e colaborativa na internet trouxe consigo a possibilidade dos usuários etiquetarem recursos informacionais por conta própria, gerando a chamada folksonomia, um conjunto de etiquetas utilizadas por eles para descreverem recursos que encontram na web Uma das potencialidades da folksonomia é a alta taxa de recuperabilidade de informações dadas algumas vantagens que ela possui em relação a termos controlados, utilizados em unidades de informação A baixa taxa de recuperabilidade de informações em ambientes controlados é um dos problemas encontrados nas linguagens documentárias, utilizadas por unidades de informação para organização e representação de conjuntos documentais, principalmente de fotografias que possuem mais possibilidades de interpretação de seus assuntos por parte dos usuários e dos profissionais da informação No caso de fotografias de um grupo social como o LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) que possui uma linguagem específica de comunicação, as linguagens documentárias podem não ser suficientes para representar esses documentos de maneira que ocorra uma recuperação eficaz pelos usuários Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de analisar as potencialidades da folksonomia para a representação de fotografias em acervos do contexto LGBT+ Desta maneira, foram analisadas as etiquetas das fotografias com temáticas LGBT+ encontradas no Flickr e os textos do Manual de Comunição LGBT da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) de modo a fazer um contraponto entre linguagem de especialidade e folksonomia e assim gerar reflexões a respeito da importância do uso da folksonomia em unidades de informação A pesquisa tem objetivos exploratório e descritivo com abordagem qualitativa A pesquisa documental foi empregada na análise das fotografias do Flickr e na coleta e identificação das etiquetas utilizadas em sua representação O método da Análise de Conteúdo foi utilizado para a definição das categorias temáticas de acordo com os tópicos do Manual de Comunicação LGBT, para o estabelecimento de relações entre as palavras e expressões do Manual e as etiquetas coletadas no Flickr de forma a elucidar as coincidências e divergências entre ambas e para realizar inferências com base na literatura levantada e nos dados sistematizados, apresentando algumas reflexões importantes Os resultados obtidos demonstram que a maioria das etiquetas da folksonomia do Flickr não estão presentes no Manual e que dentre elas há etiquetas muito importantes para representação de determinadas temáticas LGBT+ presentes nas fotografias As reflexões traçadas reforçam a importância de se pensar o uso da folksonomia em unidades de informação juntamente com as linguagens documentárias, pois ela traz benefícios, como as garantias de uso, cultural e semântica, muito importantes para que os usuários se sintam representados nos Sistemas de Organização do Conhecimento e assim consigam recuperar as informações que desejam de maneira eficazItem Gênese documental de álbuns fotográficos escolares : entre avanços e ausênciasSantos, Cristina Ribeiro dos; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Simionato, Ana Carolina; Lunardelli, Rosane Suely ÁlvaresResumo: Os álbuns fotográficos são Recursos Informacionais contemporâneos, uma inovação tecnológica do século XIX, que se acumulam nos centros de informação e demandam um tratamento cuidadoso, ligado a sua gênese documental Por sua vez, a gênese documental se estabelece dentro da arquivologia e mantém relações estreitas com a área da organização e da representação da informação e do conhecimento, estabelecendo diretrizes a serem seguidas no desenvolvimento do tratamento da informação, como a descrição, a classificação, a indexação, o armazenamento e, posteriormente, a recuperação dessa informação A busca da gênese documental pelos álbuns fotográficos, por meio da narrativa, possui o intuito de identificar as informações registradas nesse Recurso Informacional Para tanto, o problema que norteia este trabalho é: quais são os elementos que a gênese documental pode oferecer à identificação de álbuns fotográficos? Tal questionamento possui em seu foco principal a necessidade de se conhecer e identificar as ausências, como também as presenças e os avanços existentes direcionados a esse material dentro da literatura científica disponível Ademais, esta investigação terá suas inferências determinadas pelo método de análise de conteúdo descrito por Bardin, em 1977 Trata-se de uma técnica metodológica aplicada a discursos, ou seja, tem forte conexão com a comunicação em sua amplitude de suporte Como objetivo principal são estudados os pressupostos da gênese documental, direcionados ao álbum fotográfico enquanto Recurso Informacional, com auxílio do texto intitulado “O narrador”, de Walter Benjamin Além disso, esta pesquisa se justifica pela contribuição à produção de conhecimento científico sobre a gênese documental de álbum fotográfico e à identificação dos pressupostos para a existência do álbum fotográfico enquanto um Recurso InformacionalItem A importância da organização da informação nos documentos da escravidão : um estudo nos arquivos públicos estaduaisGarcia, Roberta Albanielle; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Berti, Ilemar Christina Lansoni WeyResumo: Mesmo centro e trinta anos após a Abolição da Escravatura os afrodescendentes ainda não atingiram igualdade no Brasil Racismo, preconceito e descriminação são os reflexos de quase quatrocentos anos de humanidade negada, assim como a liberdade, os direitos, os costumes, as memórias, a cultura e a história A necessidade de estudar essa história atribui ao Arquivo a responsabilidade de dar acesso às fontes primárias, possibilitando uma nova interpretação do passado e a construção de memória e identidade Esta pesquisa tem como objetivo investigar o tratamento temático dado aos documentos referentes ao período da escravidão negra no Brasil e analisar os produtos desenvolvidos nos Arquivos Públicos Estaduais brasileiros A discussão sobre os processos, instrumentos e produtos da Organização da Informação possibilita compreender a importância dos mesmos para a gestão informacional e preservação documental de maneira abrangente e para o cumprimento do objetivo comum à Arquivologia: dar acesso à informação Com o objetivo de analisar os produtos resultantes dos processos arquivísticos nas instituições o método de coleta e análise de dados, defendido por Lawrence Bardin, conhecido como ‘Análise de Conteúdo’ possibilitou o percurso metodológico desta pesquisa Com o retorno de apenas oito estados às investigações foi possível reconhecer as ações culturais desenvolvidas no país sobre o tema, e analisar nos produtos disponibilizados os termos relativos a cor/raça O comparativo entre os termos utilizados no passado para descrever a cor dos escravos e ex-escravos, os termos utilizados hoje para tratar a população negra, e seus significados possibilitou o vislumbre da distância da igualdade racial no paísItem A organização do conhecimento sensível sob a ótica da arquivologia : um estudo de caso na Embrapa SojaFreitas, Lidiane Marques; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Paiva, Simone BorgesResumo: O avanço tecnológico e a globalização cooperaram para a transformação da sociedade Vivemos na era do conhecimento, onde o maior ativo das organizações é informação e conhecimento Nessa perspectiva e no âmbito das organizações, há o conhecimento sensível, que está relacionado ao desenvolvimento do negócio e da missão organizacional O conhecimento sensível é o conhecimento sigiloso ou estratégico, que tem potencial de aproveitamento para o desenvolvimento de diversos ramos sociais, tecnológicos, científicos, econômicos e políticos Por ser um conhecimento de alto potencial de aproveitamento, também é alvo de desejo e especulação Assim, está diretamente ligado a necessidade de proteção e salvaguarda Mas, a identificação e definição do conhecimento sensível no âmbito das organizações não é uma tarefa simples Assim, a pesquisa parte da premissa que não é possível proteger um conhecimento que não esteja organizado e questiona qual a contribuição da classificação arquivística na organização do conhecimento sensível? Acredita-se que a classificação arquivística, atividade básica e crucial da organização do conhecimento pode, a luz da pesquisa científica, contribuir na proteção e salvaguarda do conhecimento sensível Nesse sentido, se propôs estudar a organização do conhecimento sensível sob a ótica da arquivologia por meio de um estudo de caso na Embrapa Soja, um importante centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia agropecuária para o país Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para levantar o referencial teórico sobre conhecimento sensível, a organização do conhecimento na perspectiva da Ciência da Informação e a classificação arquivística como sistema de organização do conhecimento O estudo utilizou-se de três fontes de evidencias para levantar a aplicação do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível na Embrapa Soja, identificar as principais categorias de conhecimento sensível no caso estudado e demonstrar a importância da classificação arquivística para organização do conhecimento sensível Os resultados alcançados demonstram que o conhecimento sensível não tem suas bases bem definidas, nem do ponto de vista conceitual, nem no campo empírico e, desse modo, abre-se a vulnerabilidade na preservação e segurança desse patrimônio No entanto, esse cenário pode ser revertido com o desenvolvimento da classificação arquivística de documentos, cuja finalidade é estabelecer categorias classificatórias solidas de representação do conhecimento e facilitar na sua organizaçãoItem O processo de categorização dos elementos característicos das obras xilográficasMachado, Viviane Faria; Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador]; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Pinho, Fábio AssisResumo: A xilogravura surge de uma necessidade prática, como forma de atender uma funcionalidade de comunicação, por processos de multiplicação de exemplares, ao mesmo tempo por agregar um custo mais acessivel as classes populares, o que a pintura não atendia Transforma-se em uma forma de arte, de uma técnica utilitária para um meio de difusão artística, permitindo nesse contexto o desenvolvimento de uma linguagem de arte única, devido as peculiaridades que a envolve Diante do exposto, entende-se que elas são registros imagéticos de cunho social e artístico, sendo testemunha da cultura de determinada época, por isso são documentos e necessitam de tratamento especificos para representá-las de forma fidedigna Assim, cabe a esta pesquisa abordar questões pertencentes à Organização e Representação do Conhecimento e da Informação (ORCI), no que se refere aos estudos teóricos da Organização do Conhecimento (OC), especificamente, as categorias como forma de estruturação dos processos inerentes aos Sistemas de Recuperação da Informação (SRI) Sendo objetivo geral da investigação os processos teóricos-metodológicos que acoplam as categorias para analise das xilogravuras na perspectiva filosófica de Aristóteles, para isso procedeu-se em identificar e extrair, diante da literatura especializada, elementos característicos à xilogravura e arranjá-las categoricamentente Optou-se como procedimento metodológico a Análise de Conteúdo, com abordagem qualitativa, ao qual permitiu estruturar todo o processo constitutivo da pesquisa A investigação evidenciou os elementos temáticos das xilogravuras relacionando-as com a sistematização categórica correspondente as dez categorias aristotélicas, com isso verificou que esses processos de organização do conhecimento possibilitou estabelecer uma esquematização ordenada ao que se refere as xilogravuras Deste modo, o estudo realizado pretendeu contribuir no enriquecimento teórico abordado em especial na possibilidade de padronização para a recuperação desses documentos