CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Autor "Albuquerque, Ana Cristina de"
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Item A aplicação do modelo RDF na descrição arquivística : em foco a Norma ISAD(G)Souto, Diana Vilas Boas; Catarino, Maria Elisabete [Orientador]; Baptista, Ana Alice Rodrigues Pereira; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: O advento das novas tecnologias e suas aplicações no campo arquivístico, traz à tona recentes esforços em direção a organização da informação É de conhecimento a importância das normas que orientam a descrição dos documentos de arquivos, já que estas garantem uma uniformidade no processo Entretanto, para que as normas possam cumprir seu papel, é fundamental que estas busquem auxílio as tecnologias disponíveis, de modo a ampliar sua atuação na web Desta forma, insere-se neste contexto a Web Semântica como cooperadora nesta ação, uma vez que assegura que os dados descritos por meio do modelo Resource Description Framework (RDF) possam ser organizados, recuperados e relacionados entre si, realizando inferências entre os dados recuperados Assim, este estudo explora a atuação do modelo RDF proposto pelo World Wide Web Consortium (W3C), tendo como foco os elementos que compõem a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística [ISAD(G)] Partindo desta condição, propõem-se um perfil de aplicação que faz uso de elementos de metadados dos padrões Dublin Core (DC) e Encoded Archival Description (EAD) com conformidade com a Norma ISAD (G), visando a descrição nos moldes do modelo RDF Numa abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental Como resultado, elaborou-se um diagrama de atividade em Unified Modelling Language (UML) de forma a representar a modelagem conceitual do perfil e a atuação do modelo RDF neste processo Conforme o objeto central da pesquisa, elaborou-se o Joá Archival Description Application Profile (JADAP), um perfil que auxilie na organização das informações arquivísticas existentes hoje na web, o qual descreve unidades arquivísticas em partes, estruturando as informações e relacionando-as outras informações presentes em outras bases de dados através inferências, tendo como objeto um vocabulário próprio comum Este estudo adota o modelo RDF para a descrição arquivística Esta investigação se fez necessária, a fim de corroborar com a organização e a recuperação das informações arquivísticas disponíveis hoje na web, e de modo particular, que orientam o campo de pesquisa voltado a Ciência da Informação (CI) e a Arquivística, de maneira a ampliar o diálogo entre estas e o universo da Web SemânticaItem A informação e sua representação conceitual no domínio da arquivologia e da biblioteconomia no BrasilFicht, Nadia; Lunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Moreno, Nádina AparecidaResumo: A informação registrada, objeto de estudo da Ciência da Informação desperta o olhar de pesquisadores que buscam a conceituação desta expressão A inexistência de consenso relacionado à sua diversidade conceitual pode favorecer a presença de ruídos entre pesquisadores interessados na temática A informação quando caracterizada oportuniza e fortalece sua aplicabilidade; portanto a identificação e reconhecimento de suas definições são relevantes para as áreas que atuam diretamente com esse objeto, como o caso da Biblioteconomia e Arquivologia Baseando-se nas premissas apontadas, indagou-se a respeito do significado dado por autores fundacionais a respeito da lexia informação e quais os conceitos mais abordados e apresentados aos alunos de graduação de Arquivologia e Biblioteconomia no Brasil Para orientar a busca por respostas constitui-se como objetivo geral apresentar as concepções acerca da palavra informação no contexto dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia no território brasileiro O percurso metodológico constituiu-se por meio de pesquisa exploratória-descritiva, com procedimentos bibliográfico-documental, a técnica de análise documentária e abordagem qualiquantitativa, utilizou-se de triangulação metodológica para conferir mais credibilidade aos resultados Em linhas gerais percebeu-se que poucas IES possuem seus projetos pedagógicos de curso disponíveis em seus sites, o que reduziu o universo da pesquisa A identificação de bases conceituais foi realizada nos primeiros itens do trabalho e com o estudo ficou claro os conceitos adotados pelos cursos estudados Assim sendo, constatou-se que as Instituições de Ensino Superior investigadas adotaram diferentes obras e autores para conceituar informação em seus planos de ensino, fundamentando-se em autores tradicionais e contemporâneos no âmbito da Ciência da InformaçãoItem Inovação no contexto dos serviços arquivísticosHorimi, Drielen; Zaninelli, Thais Batista [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Modesto, Lisandro RogérioResumo: O acesso à informação torna-se ponto primordial para as organizações visando à vantagem competitiva, contribuindo ainda com o processo de tomada de decisão Essa necessidade do acesso à informação de forma rápida e eficaz denota a importância da gestão documental nas organizações e consequentemente do trabalho do profissional arquivista Visto que esses profissionais da informação, em busca de melhorias em suas atividades e para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e inovador, carecem de ferramentas e para tal apoiam-se principalmente no contexto tecnológico Assim, este estudo teve como objetivo analisar, a partir da prática dos profissionais arquivistas, quais são os principais desafios para a execução de uma efetiva gestão documental A metodologia adotada caracterizou-se como exploratória, qualitativa, do tipo básica, utilizando o grupo de foco como método de coleta de dados, nos quais a partir da opinião de arquivistas atuantes em empresas privadas na cidade de Londrina, identificou-se, entre as sete funções (criação / produção, avaliação, aquisição, conservação / preservação, classificação, descrição e difusão/acesso), duas como as mais desafiadoras, sendo elas avaliação e preservação, e a partir destas informações, levantou-se requisitos para estruturação de uma ferramenta que realize o controle de destino dos documentos, possibilitando relação com as tipologias elencadas na tabela de temporalidade e respeitando o plano de classificação e a hierarquização desses documentos, obtendo ,por meio da inovação em serviços, a otimização da gestão documental na pratica diária, incluindo nesse processo a validação da mesma perante o profissional arquivistaItem A organização da informação no prontuário acadêmico em instituições de ensino superiorTuri, Fábio Rogério; Lunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador]; Giannasi-Kaimen, Maria Júlia; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: As Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, são fontes geradoras de documentos que registram informações de valor probatório e necessitam de guarda permanente De acordo com esse contexto é de suma importância a organização da informação registrada nos prontuários acadêmicos, os quais, sob guarda da Instituição, comprovam a formação acadêmico -profissional do aluno Em decorrência, configurou-se como objetivo apresentar recomendações para organização das informações no prontuário do aluno em Instituições particulares de Ensino Superior, relacionando as informações que o compõem, analisando a legislação acadêmica e identificando a percepção dos gestores acadêmico no que diz respeito à composição e acesso desses prontuários Fundamentada pelos aportes teóricos e metodológicos da Ciência da Informação, tem-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, concretizada por pesquisa bibliográfica, documental e coleta de dados com técnica grupo focal on-line Como principais resultados estão elencados os documentos considerados essenciais em um prontuário acadêmico, as Leis, Decretos e Portarias mais utilizadas e a percepção da falta de mão obra dedicada e espaço físico específico para guarda desse acervoItem Organização e representação do conhecimento na arquivística : abordagens para construção de tesauros funcionaisAlencar, Maíra Fernandes; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Tognoli, Natália BolfariniResumo: O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um estudo teórico-metodológico para a construção de tesauros funcionais com fundamentos da Arquivística Pós-Custodial, visto que nesse paradigma reside a perspectiva de acesso, aspecto esse inerente aos vocabulários controlados Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa O universo de pesquisa é constituído pela literatura científica no periódo de 2-216, pela temática da arquivística pós-custodial nos idiomas português, espanhol e inglês, e pela literatura técnico-científica por meio da temática tesauro funcional Para a análise dos dados utiliza-se o método de análise de conteúdo de Bardin, agrupando nas categorias PMEST de Ranganathan para a arquivística pós-custodial, e nas categorias de natureza pragmática conceitual, aspectos preliminares necessários, funções que o tesauro desempenha, aspecto teórico evidenciado e etapas de passos e ações necessárias para a construção do tesauro funcional Verificou-se que, no que tange a sistematização teórica, a Arquivística possui enquanto energia que a move os instrumentos terminológicos no prisma do acesso, e no que tange a construção dos tesauros funcionais, o manuais do Arquivo Nacional da Austrália descreve passos e ações necessárias para sua construção, mas que podem ser aprimoradas Conclui-se que a perspectiva de acesso tem tomado direções norteadoras no que concerne a informações arquivísticas e nesse sentido o tesauro funcional atua como uma contribuição nesse aspectoItem Organização e representação do conhecimento por meio de mapas conceituaisRodrigues, Maria Rosemary; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Moraes, João Batista Ernesto de; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: O Mapa Conceitual tem se demonstrado como opção para diversas atribuições, a começar por meio de sua definição de organizar e representar o conhecimento O objetivo geral desse estudo é desenvolver um estudo téorico-metodológico para a aplicação dos Mapas Conceituais no processo de análise – síntese – representação para aprimorar a Organização e Representação do Conhecimento, pelo fato de ser um exercício intelectual Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, utilizando o método análise de conteúdo O universo da pesquisa constituiu-se em um estudo teórico-metodológico entre os anos de 23 a 213, em Periódicos Científicos Eletrônicos Nacionais, dos quais foram selecionados 18 periódicos e 11 produções científicas dos ENANCIBs Para a coleta de dados, utilizou-se da estratégia de busca por meio da palavra-chave mapa conceitual no singular e no plural, nos idiomas português, espanhol e inglês Identificaram-se várias atribuições de uso para os mapas conceituais Conclui-se que a etapa Análise de Assunto aproximou-se dos Mapas Conceituais por meio de suas definições, processos de construção e escoposItem O processo de gestão da informação no âmbito museológico : a relação entre o acervo de moda e a Ciência da InformaçãoBuratto, Giseli Cristina Caldeira; Zaninelli, Thais Batista [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Vasques, Ronaldo SalvadorResumo: A relação entre a Ciência da Informação e a museologia refere-se principalmente ao seu objeto de estudo, a informação A informação no contexto museológico possui um relevante papel social, revelando a aproximação entre o indivíduo e o acervo, facilitando a interação, gerando um processo de aprendizagem e conhecimento Fundamental no contexto desta Dissertação , é a compreender o processo gestão da informação, uma vez que se investiga as influências dos campos na representação e organização da informação no âmbito do acervo de moda A gestão da informação objetiva o acesso, o compartilhamento e o uso da informação com o mínimo de erros ou incertezas como um processo, que analisa os envolvidos com a produção e utilização da informação que foi recebida e com os recursos aplicados Portanto, o objetivo deste estudo é compreender o processo gestão da informação do acervo de moda no âmbito do Museu Histórico de Londrina A metodologia definida como exploratória de abordagem qualitativa, o método adotado foi o estudo de caso O processo de coleta de dados baseou-se em entrevistas, análise documental e estudo bibliográfico O resultado é a relação da moda com a Ciência da Informação como um sistema, que por meio da interdisciplinaridade e dos elementos da gestão da informação proporciona o fluxo da informação e conhecimento A consideração é a interação do patrimônio histórico em diferentes ambientes desenvolvendo uma perspectiva social, que promove a lembrança e pertencimento, além de condições para a acessibilidade, inovação e aprendizagemItem Terminologias do direito de família : um estudo comparativo com os sistemas de classificação bibliográficaBinati, Regina Célia Pinto; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Marquesi, Roberto WagnerResumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a estrutura conceitual do Direito de Família para identificar o grau de compatibilidade terminológica entre os discursos normativo e científico e os sistemas de classificação bibliográfica Para tanto, realizamos uma análise comparativa entre o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), o sistema de Classificação Decimal de Direito (CDDir) e as terminologias do Direito Civil, presentes nos discursos normativo e científico Verificamos o nível de compatibilidade entre estes sistemas e os termos coletados diretamente nas fontes de documentos de uma área específica do conhecimento, com a finalidade de oferecer subsídios teóricos para uma proposta de atualização destes sistemas, no que se refere ao Direito de Família, mais especificamente ao casamento e às formas para sua dissolução Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, com método comparativo e abordagem quanti-qualitativa Utilizamos os pressupostos metodológicos da Terminologia e seguimos as etapas da pesquisa terminológica temática, fundamentada nas 1 premissas de Barité (21), que nos permitiram constatar que há uma relevante compatibilidade entre os sistemas CDU e CDDir e os discursos normativo e científico, no que diz respeito à subárea do Direito de Família, nos temas analisados Isto demonstra que os sistemas CDU e CDDir são sistemas confiáveis, visto que utilizam uma linguagem representativa dos conteúdos desta área de conhecimento sendo, portanto, ferramentas eficientes para a organização dos conhecimentos desta subárea Ressaltamos, porém, a necessidade de revisão constante nestes sistemas, em razão da dinamicidade do DireitoItem Vocabulários controlados em repositórios institucionais da América do SulAbreu, Janice Pereira de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Gonçalez, Paula R. Ventura AmorimResumo: A partir dos anos de 199, os ambientes informacionais digitais passaram a ocupar um papel importante no que se refere à Organização das Informações ali produzidas e disponibilizadas A utilização, por exemplo, de controle terminológico em ambientes como os Repositórios Institucionais, objeto de estudo desta Dissertação , se mostrou importante, entre outros aspectos, por auxiliar não apenas no processo de indexação das informações, mas também na recuperação dessas informações pelos usuários De caráter bibliográfico e documental, o presente estudo realizou-se por meio de pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se de uma abordagem quanti-qualitativa por adotar técnicas de coleta e análise de dados tanto qualitativas como quantitativas Tendo como intuito analisar os Vocabulários Controlados disponíveis nos Repositórios Institucionais da América do Sul, buscou-se verificar o modo de organização nesses ambientes; identificar, ou não, nos repositórios selecionados, políticas de informação e selecionar os Repositórios Institucionais que utilizam Vocabulários Controlados A coleta de dados para a identificação dos Repositórios Institucionais cadastrados foi realizada nos diretórios Directory of Open Access Repositories (OPENDOAR) e Registry of Open Access Repositories (ROAR) Através da análise dos dados verificou-se o uso de Vocabulários Controlados em 366 Repositórios analisados Com isso constatou-se que o uso de Vocabulários Controlados contribui de fato para a organização e representação dos conteúdos informacionais que se encontram disponíveis nos Repositórios Institucionais, alcançando assim os objetivos desse estudo Em meio ao que foi verificado durante a realização dessa pesquisa, constatou-se a possibilidade de pesquisas futuras trabalharem buscando padronizar e aprimorar os vocabulários Controlados que já são utilizados nesses ambientes