CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Autor "Albuquerque, Ana Cristina de"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A organização e representação do conhecimento em uma perspectiva decolonial: análise dos conceitos do relatório Figueiredo a partir da classificação facetada(2023-11-17) Zammataro, Ana Flávia Dias; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Furlanete, Fábio Parra; Barité, Mario; Gracioso, Luciana de Souza; Crippa, GiuliaIntrodução: Esta tese tem como objeto de estudo o Relatório Figueiredo, documento que resulta de uma Comissão de Inquérito instaurada em 1967 a respeito da conivência do extinto Serviço de Proteção ao Índio com a violência cometida contra os povos indígenas do Brasil. São coletados termos do Relatório, por meio de processo de inferência e por software de mineração de dados, submetendo-os a uma categorização por meio do uso de facetas, oriunda da Teoria da Classificação Facetada elaborada por Shiyali Ramamrita Ranganathan. Objetivo: Analisar os conceitos do Relatório Figueiredo sob uma perspectiva epistemológica decolonial aplicada à Organização e Representação do Conhecimento a fim de elaborar sistemas de organização do conhecimento com características decoloniais. Metodologia: Pesquisa de caráter documental e bibliográfica, de enfoque qualitativo, com o uso da abordagem metodológica da Análise de Domínio, por meio das abordagens dos estudos históricos, epistemológicos e das classificações especiais. A metodologia empregada contribui para responder ao seguinte problema de pesquisa: De que maneira o fundamento epistemológico decolonial contribui para embasar discussões contra-hegemônicas na Organização e Representação do Conhecimento e, a partir disso, elaborar sistemas de organização do conhecimento que tenham características decoloniais? Resultados: A categorização dos conceitos no sistema facetado de Ranganathan e as múltiplas possibilidades de combinações entre suas facetas e subfacetas, em conjunto com uma ferramenta de mineração de dados do documento em estudo na tese, fomentaram a elaboração de uma proposta de modelagem conceitual, cujas entidades, atributos e relações, quando estruturados e representados com base na epistemologia da decolonialidade de Anibal Quijano, podem ter características decoloniais e contra-hegemônicas, demonstrando assim a viabilidade de elaborar sistemas de organização do conhecimento alinhados às necessidades de suas respectivas unidades de informação e, ao mesmo tempo, que contribua com a desconstrução da colonialidade do poder, dialogando com problemáticas históricas que se refletem em questões da realidade social e representando a diversidade étnica e cultural brasileira. Conclusão: As discussões colocadas expressam que, embora seja possível, a literatura da Organização e Representação do Conhecimento a respeito das bases decoloniais ou pós-coloniais está, ainda, em fase de desenvolvimento, necessitando, portanto, solidificar seus alicerces para a construção de uma área que opere pela inclusão e pela contra-hegemonia. Assim, torna-se possível a constituição de processos e sistemas de organização do conhecimento que possam adquirir características decoloniais e contra-hegemônicas.Item A presença invisível : a “Classificação Primária” de álbuns fotográficos e as perspectivas do colecionismo para a organização e representação do conhecimento(2024-04-11) Santos, Cristina Ribeiro dos; Albuquerque, Ana Cristina de; Oliveira, Izângela Maria Sansoni Tonello de; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Gracioso, Luciana de Souza; Moraes, Marcos Antonio deEsta pesquisa realizou a Análise Conceitual em álbuns fotográficos a partir da perspectiva do colecionador. Tal intenção evoca questões vinculadas à análise de conceitos, classificação primária, Análise de Conteúdo e o Colecionismo, bem como as relações destes, enquanto parte integrante de um domínio de conhecimento. A questão norteadora se instala da seguinte forma: como se dá a Análise Conceitual a partir do colecionador, em documentos específicos como os álbuns fotográficos? Neste contexto, a análise observa os álbuns fotográficos, por meio da classificação primária executada pelo colecionador, como um processo complexo de construção de sentido que atua por meio do colecionismo, dos conceitos, ou mesmo nos modelos e esquemas mentais, que se inserem na classificação primária visando a organização do conhecimento. Destarte, justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa visando contribuir com a organização do conhecimento, oriundo dos álbuns fotográficos, que pressupõe reflexões direcionadas ao contexto de produção, ao sentido, às suas peculiaridades e classificações, bem como o uso dos conceitos pelo colecionador. E é neste preâmbulo que envolve o colecionador e seu contexto sociocultural (domínio), que se discute na pesquisa que a “classificação primária” e os seus conceitos, possuem uma riqueza informacional que pode situar e enriquecer os processos de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, que a partir da sua compreensão pode auxiliar os processos de análise e síntese por parte do profissional da informação, buscando assim, o entendimento e as apropriações dos conceitos utilizados, e os seus vínculos, ou seja: seu contexto sociocultural e político. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa possui natureza básica, abordagem qualitativa, é tipologicamente exploratória e descritiva com delineamento bibliográfico e documental e recorreu ao método Análise de Conteúdo, especificamente a técnica de análise categorial. As categorias definidas a priori com base em Fujita (2003), e a caracterização do documento se direcionaram ao “Álbum de Canudos” de “Flávio de Barros”. Como resultado, evidencia-se que os álbuns fotográficos, possuem marcas do seu contexto sociocultural que percebe o “outro” o sertanejo morador do Arraial de Canudos como “Jagunço”. Nesse contexto, conclui-se que a compreensão e recuperação da classificação primária que o produtor desenvolveu, seu sentido originário, seus conceitos se fazem necessário, para a compreensão deste material. Essas definições não são fornecidas de pronto entendimento ao seu leitor. Nesse sentido, a percepção da classificação como um objeto de fronteira, como discutido por Olson (1999), é essencial para promover um diálogo eficaz com a Organização e Representação do Conhecimento. A percepção do colecionismo e a classificação primária requer uma compreensão sensível dessas nuances, a fim de preservar e promover a riqueza do diálogo que ocorre nessa fronteira entre diferentes mundos sociais e evitar, como no caso “Arraial de Canudos”, novos silenciamentos.Item A representação descritiva na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: estudo comparativo entre Brasil e Colômbia(2021-03-22) Pérez Amaya, Maria Girleza; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Torres, María Teresa MúneraA representação da informação constitui um dos principais processos da Organização e Representação da Informação, cuja finalidade é identificar, descrever e possibilitar o acesso à informação contida nos documentos arquivísticos, nos materiais bibliográficos e nos documentos de museu. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as semelhanças e diferenças nas noções conceituais de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia no Brasil e na Colômbia. Adotamos a pesquisa bibliográfica e o método comparativo, como métodos da pesquisa, e a análise de conteúdo e o estudo comparativo, como técnicas de análise de dados, possibilitando a identificação, discussão, categorização e confrontação das noções conceituais apresentadas nos artigos científicos dos periódicos da Ciência da Informação com Estrato Qualis Capes A1 na área de avaliação Comunicação e Informação, no quadriênio 2016-2019 – Transinformação; Informação & Sociedade: Estudos e Perspectivas em Ciência da Informação - do Brasil, no período compreendido entre 2010 e 2019, e das definições expostas pelos sites oficiais do Archivo General de la Nación, da Biblioteca Nacional e do Museo Nacional da Colômbia. Foram identificadas dezenove noções conceituais de representação descritiva da informação, em dezessete artigos e documentos selecionados, sendo quatorze artigos do Brasil e três documentos da Colômbia. Destas noções, cinco correspondem ao conceito de descrição arquivística, nove à catalogação descritiva, dois à catalogação na Museologia e três à representação descritiva segundo a Ciência da Informação. Como resultados, foram caracterizados os processos de representação descritiva da informação na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia; foram também identificadas e categorizadas as noções conceituais selecionadas e, por último, apresentamos, mediante um quadro comparativo, as semelhanças e diferenças evidenciadas entre estas áreas e entre os países. Concluímos, assim, que as semelhanças evidenciadas significam o ponto de encontro para a integração e o desenvolvimento de formas de compartilhamento de informações entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia e entre os países Brasil e Colômbia. E, por sua parte, as diferenças vêm sustentar as especificidades que cada uma destas áreas apresenta.Item A aplicação do modelo RDF na descrição arquivística : em foco a Norma ISAD(G)Souto, Diana Vilas Boas; Catarino, Maria Elisabete [Orientador]; Baptista, Ana Alice Rodrigues Pereira; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: O advento das novas tecnologias e suas aplicações no campo arquivístico, traz à tona recentes esforços em direção a organização da informação É de conhecimento a importância das normas que orientam a descrição dos documentos de arquivos, já que estas garantem uma uniformidade no processo Entretanto, para que as normas possam cumprir seu papel, é fundamental que estas busquem auxílio as tecnologias disponíveis, de modo a ampliar sua atuação na web Desta forma, insere-se neste contexto a Web Semântica como cooperadora nesta ação, uma vez que assegura que os dados descritos por meio do modelo Resource Description Framework (RDF) possam ser organizados, recuperados e relacionados entre si, realizando inferências entre os dados recuperados Assim, este estudo explora a atuação do modelo RDF proposto pelo World Wide Web Consortium (W3C), tendo como foco os elementos que compõem a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística [ISAD(G)] Partindo desta condição, propõem-se um perfil de aplicação que faz uso de elementos de metadados dos padrões Dublin Core (DC) e Encoded Archival Description (EAD) com conformidade com a Norma ISAD (G), visando a descrição nos moldes do modelo RDF Numa abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental Como resultado, elaborou-se um diagrama de atividade em Unified Modelling Language (UML) de forma a representar a modelagem conceitual do perfil e a atuação do modelo RDF neste processo Conforme o objeto central da pesquisa, elaborou-se o Joá Archival Description Application Profile (JADAP), um perfil que auxilie na organização das informações arquivísticas existentes hoje na web, o qual descreve unidades arquivísticas em partes, estruturando as informações e relacionando-as outras informações presentes em outras bases de dados através inferências, tendo como objeto um vocabulário próprio comum Este estudo adota o modelo RDF para a descrição arquivística Esta investigação se fez necessária, a fim de corroborar com a organização e a recuperação das informações arquivísticas disponíveis hoje na web, e de modo particular, que orientam o campo de pesquisa voltado a Ciência da Informação (CI) e a Arquivística, de maneira a ampliar o diálogo entre estas e o universo da Web SemânticaItem Classificação arquivística no âmbito da organização e representação do conhecimento : teorias nas abordagens custodial e pós-custodial(2023-07-19) Cunha, Sandra Sanches da; Albuquerque, Ana Cristina de; Aleixo, Diana Vilas Boas Souto; Cervantes, Brígida Maria NogueiraEsta pesquisa tem por objetivo apresentar a classificação arquivística no âmbito da Organização e Representação do Conhecimento mediante as abordagens custodial e pós-custodial da Arquivologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de abordagem qualitativa recuperada em livros, artigos, teses e dissertações da área. A Organização e Representação do Conhecimento é um campo que auxilia substancialmente na elaboração de sistemas que permitem o acesso à informação e entende-se que a classificação organiza e representa o conhecimento registrado. Ainda é um tema pouco explorado em relação às funções, manuais, normas, preservação, apesar de ser considerada um alicerce no que se refere à gestão documental. Como resultado espera-se que a partir deste estudo, outros possam surgir no intuito de refletir teorias e metodologias a fim de compreender a Organização e Representação do Conhecimento nas ações e sistemas que organizam e representam o conhecimento no contexto arquivístico, com conceitos e classificação conforme suas características.Item Comportamento informacional e subjetividade : uma análise a partir da prática docente na educação a distância(2023-08-31) Cruz, Dalila Gimenes da; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Guerchmann, Ana Céli Pavão; Mata, Marta Leandro da; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Santos, Raimunda Fernanda dos; Albuquerque, Ana Cristina deAs concepções trazidas pela abordagem cognitiva em meados da década de 1980 pelo autor Tom Wilson ampliaram a visão sobre os comportamentos de busca e uso da informação ao desenvolver modelos de comportamento informacional que passaram a considerar o indivíduo enquanto ser social, com diferentes necessidades fisiológicas, cognitivas e/ou afetivas que ocorrem a partir do contexto que envolve cada pessoa, o papel que ela desempenha no trabalho/vida, ou o próprio ambiente político, tecnológico e econômico em que está inserida. Somada a essa visão, essa tese busca associar a influência de variáveis constituintes da subjetividade, tais como história de vida, experiências vividas, características pessoais, crenças, sentimentos e emoções com o processo de necessidade, busca e uso da informação. Elegeu-se como pano de fundo um Curso de Biblioteconomia ofertado na modalidade à distância ao considerar esse cenário em contato constante com a informação, favorável para entender de que forma determinados aspectos da subjetividade podem influenciar/ impactar na manifestação do comportamento informacional dos professores. Esse processo ressalta a importância em se olhar para o comportamento informacional como algo em constante movimento, moldado pelas influências ambientais, sociais, emocionais, histórico-culturais e subjetivas. Tal consideração justifica-se pelo fato de que o próprio comportamento em si não se constitui apenas por influências externas, tais como mudanças no contexto informacional e tecnológico. Às suas práticas somam-se ainda fatores individuais constituídos por experiências anteriores, histórico de vida e construções simbólicas e afetivas que fazem parte da constituição da subjetividade. Assim, teve como objetivo, analisar a subjetividade como fenômeno, cujos elementos constituintes e constituídos podem ser considerados variáveis que interferem no comportamento informacional de professores que atuam na modalidade EaD. Para alcance dos objetivos, optou-se por uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. O universo de pesquisa constitui-se por professores de um Curso de Biblioteconomia na modalidade EaD, utilizando enquanto aporte metodológico e de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como referencial para análise dos dados coletados optou-se pelo método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. A partir da análise das entrevistas realizadas e do referencial teórico desenvolvido foi possível constatar correlações entre o comportamento informacional dos professores com elementos constituintes da subjetividade. Assim, as evidências conceituais e teóricas confirmam a hipótese levantada, visto que a subjetividade, enquanto conceito que compreende algo em constante construção, com base nos sentidos que os sujeitos vão produzindo na condição singular em que se encontram inseridos em suas trajetórias de vida e ao mesmo tempo, em suas diferentes atividades e formas de se relacionar com a informação, influencia inclusive seus comportamentos e interação com a informação.Item Enfoques sobre Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) nos currículos dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Brasil(2024-02-26) Casoni, Clarice Luzia Rodrigues; Santos, Raimunda Fernanda dos; Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de; Albuquerque, Ana Cristina deEstuda-se aspectos teóricos, metodológicos e educacionais a respeito dos Sistemas de Organização do Conhecimento em disciplinas ofertadas nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil. Contempla uma temática base na formação de pesquisadores da Organização e Representação do Conhecimento em ambientes tradicionais e contemporâneos. Tem como objetivo geral: analisar os componentes curriculares sobre Sistemas de Organização do Conhecimento nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. Objetiva especificamente: mapear as disciplinas e ementas voltadas para os Sistemas de Organização do Conhecimento; identificar a modalidade dos Cursos de Pós-Graduação que possuem tais componentes curriculares; demonstrar quais os tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento são contemplados nos currículos; investigar se as novas possibilidades de representação do conhecimento por meio das Folksonomias encontram-se contempladas nas estruturas curriculares com vistas a formação de pesquisadores nessa seara. Utiliza como metodologia as pesquisas: bibliográfica, documental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, para análise dos dados utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Apresenta como resultado a análise de vinte e três Instituições Ensino Superior identificadas na Plataforma Sucupira e avaliados pela CAPES, as quais ofertam, quarenta e dois cursos. Em relação às modalidades dos cursos, foram identificados: a) dezenove mestrados acadêmicos; oito mestrados profissionais b) quinze doutorados acadêmicos. Constata que os Sistemas de Organização do Conhecimento têm sido discutidos por 42% dos Programas analisados. Com relação aos Sistemas de Organização do Conhecimento abordados nas ementas das disciplinas, foram identificados tanto os relacionados aos sistemas tradicionais (tesauros, taxonomias) como aos novos modelos voltados para a web e para os sistemas colaborativos, tais como: as ontologias e folksonomias.Item Feminismo e competência em informação : debates teórico-práticos a partir da epistemologia social(2024-03-27) Miranda, Ana Maria Mendes; Alcará, Adriana Rosecler; Albuquerque, Ana Cristina de; Mata, Marta Leandro da; Santos Neto, João Arlindo dos; Farias, Gabriela Belmont deCom o desenvolvimento do capitalismo, o patriarcado, assim como o racismo, se converte em aliados indispensáveis para a exploração e a manutenção do status quo. Nesse contexto, os aspectos informacionais se apresentam como um recurso e fator marcante nas lutas de movimentos políticos e sociais feministas na atualidade. É nesse escopo que o desenvolvimento de um conjunto de habilidades, somadas ao acesso à informação e conhecimentos, pode auxiliar na compreensão das diversas “amarras” do tecido social, denominado no campo da Ciência da Informação como competência em informação. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a competência em informação sob a perspectiva da Epistemologia Social e suas relações com as teorias feministas. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa teórico prática descritiva, com abordagem quantiqualitativa. Num primeiro momento, desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura, com delineamento bibliográfico, seguida de uma análise das práticas de competência em informação por meio de pesquisa documental. Com os dados bibliográfico realizou-se uma análise bibliométrica, identificando autorias mais produtivas da temática, e textos e autorias mais referenciadas pelo corpus de análise. Posterior a isso, ambas as coletas foram analisadas com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Foram localizadas 79 pesquisas de 1997 a junho de 2023 em português, inglês e espanhol que relacionam a competência em informação com o feminismo, revelando distintas bases teóricas e uma aproximação com o feminismo interseccional e pós-estruturalista. No que se refere às práticas, mapearam-se 347 ações promovidas por unidades de informação brasileiras relacionadas ao feminismo ou às mulheres, destacando-se rodas de conversa, palestras e clubes de leitura. As categorias temáticas nas quais elas foram organizadas incluem violência doméstica, direitos das mulheres, trabalho, maternidade, saúde, empoderamento, autoestima, arte, literatura, visibilidade e acesso à informação. Compreendendo as características teóricas e as ações práticas da competência em informação relacionadas às mulheres, surge a questão sobre como se dá uma competência sob a perspectiva da Epistemologia Social. Seu maior ponto de encontro está no conhecimento e sua noção coletiva, podendo contribuir para novos olhares da competência em informação sobre um aspecto central de seus estudos. É também nessa perspectiva de conhecimento coletivo que a competência em informação pode se encontrar com a teoria feminista marxista, promovendo a formação das consciências para a transformação da realidade. As unidades de informação, por meio da competência em informação e outras ações voltadas para o acesso à informação, desempenham papel preponderante ao permitirem o compartilhamento e a troca de informações, além de ajudarem na promoção do senso crítico e aplicação ética das informações. Conclui-se que a Epistemologia Social pode contribuir para pensar diversos aspectos da competência em informação, principalmente o conhecimento, e uma competência em informação preocupada com questões coletivas e sociais pode auxiliar na compreensão de meninas e mulheres sobre questões relevantes de sua realidade, contribuindo para o enfrentamento da desigualdade de gênero.Item A informação e sua representação conceitual no domínio da arquivologia e da biblioteconomia no BrasilFicht, Nadia; Lunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Moreno, Nádina AparecidaResumo: A informação registrada, objeto de estudo da Ciência da Informação desperta o olhar de pesquisadores que buscam a conceituação desta expressão A inexistência de consenso relacionado à sua diversidade conceitual pode favorecer a presença de ruídos entre pesquisadores interessados na temática A informação quando caracterizada oportuniza e fortalece sua aplicabilidade; portanto a identificação e reconhecimento de suas definições são relevantes para as áreas que atuam diretamente com esse objeto, como o caso da Biblioteconomia e Arquivologia Baseando-se nas premissas apontadas, indagou-se a respeito do significado dado por autores fundacionais a respeito da lexia informação e quais os conceitos mais abordados e apresentados aos alunos de graduação de Arquivologia e Biblioteconomia no Brasil Para orientar a busca por respostas constitui-se como objetivo geral apresentar as concepções acerca da palavra informação no contexto dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia no território brasileiro O percurso metodológico constituiu-se por meio de pesquisa exploratória-descritiva, com procedimentos bibliográfico-documental, a técnica de análise documentária e abordagem qualiquantitativa, utilizou-se de triangulação metodológica para conferir mais credibilidade aos resultados Em linhas gerais percebeu-se que poucas IES possuem seus projetos pedagógicos de curso disponíveis em seus sites, o que reduziu o universo da pesquisa A identificação de bases conceituais foi realizada nos primeiros itens do trabalho e com o estudo ficou claro os conceitos adotados pelos cursos estudados Assim sendo, constatou-se que as Instituições de Ensino Superior investigadas adotaram diferentes obras e autores para conceituar informação em seus planos de ensino, fundamentando-se em autores tradicionais e contemporâneos no âmbito da Ciência da InformaçãoItem Inovação no contexto dos serviços arquivísticosHorimi, Drielen; Zaninelli, Thais Batista [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Modesto, Lisandro RogérioResumo: O acesso à informação torna-se ponto primordial para as organizações visando à vantagem competitiva, contribuindo ainda com o processo de tomada de decisão Essa necessidade do acesso à informação de forma rápida e eficaz denota a importância da gestão documental nas organizações e consequentemente do trabalho do profissional arquivista Visto que esses profissionais da informação, em busca de melhorias em suas atividades e para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e inovador, carecem de ferramentas e para tal apoiam-se principalmente no contexto tecnológico Assim, este estudo teve como objetivo analisar, a partir da prática dos profissionais arquivistas, quais são os principais desafios para a execução de uma efetiva gestão documental A metodologia adotada caracterizou-se como exploratória, qualitativa, do tipo básica, utilizando o grupo de foco como método de coleta de dados, nos quais a partir da opinião de arquivistas atuantes em empresas privadas na cidade de Londrina, identificou-se, entre as sete funções (criação / produção, avaliação, aquisição, conservação / preservação, classificação, descrição e difusão/acesso), duas como as mais desafiadoras, sendo elas avaliação e preservação, e a partir destas informações, levantou-se requisitos para estruturação de uma ferramenta que realize o controle de destino dos documentos, possibilitando relação com as tipologias elencadas na tabela de temporalidade e respeitando o plano de classificação e a hierarquização desses documentos, obtendo ,por meio da inovação em serviços, a otimização da gestão documental na pratica diária, incluindo nesse processo a validação da mesma perante o profissional arquivistaItem Metadados de assunto nos geoportais do estado do Paraná(2023-12-13) Meyer, Patrick Stacy; Machado, Gilnei; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Arakaki, Ana Carolina Simionato; Albuquerque, Ana Cristina deEsta dissertação estuda os aspectos relativos da representação temática da informação que estão relacionados aos metadados de assunto em geoportais do estado do Paraná, buscando viabilidade de taxonomia hierárquica para esses sistemas, a fim de, possibilitar por meio de termos/conceitos a recuperação da informação nas camadas dos geoportais, para usuários, pesquisadores, gestores e sociedade em geral. Desta forma, a dissertação que se apresenta tem como questão norteadora a seguinte pergunta: como identificar os fatores que possibilitam a hierarquização das informações nos geoportais por meio de taxonomia, para a facilitação de recuperação pelo usuário? Por meio dessa problemática definimos o objetivo geral em: apresentar uma análise dos metadados de assunto da camada cultura dos geoportais do estado do Paraná, visando a representação organizada e acessível dessas informações. Definindo também três objetivos específicos sendo: expor os metadados de assunto presentes na camada de cultura dos geoportais selecionados no estado do Paraná. Identificar as questões e desafios de representação da informação ao comparar os termos de assunto recuperados na camada de cultura dos geoportais do estado do Paraná. E também, propor um modelo taxonômico eficaz de apresentação e hierarquização dos termos de assunto, de modo a facilitar o acesso à informação na camada de cultura dos geoportais do estado do Paraná.Na metodologia foi delimitado um corpus teórico, organizado em duas partes, onde no bibliográfico buscou a literatura da Ciência da Informação (CI) em relação a representação, recuperação da informação e a questão dos metadados, padrões de metadados, metadados de assunto e os sistemas de informação com ênfase nos geoportais, no segundo a utilização dos métodos comparativo e análise de conteúdo no interesse de apresentar um meio para a padronização dos metadados de assunto recuperados nas camadas cultura dos geoportais do estado do Paraná. Como resultado apresentou-se as definições terminológicas e a possível construção hierárquica para os geoportais por meio de taxonomia por cadeias de modulação.Item A organização da informação no prontuário acadêmico em instituições de ensino superiorTuri, Fábio Rogério; Lunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador]; Giannasi-Kaimen, Maria Júlia; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: As Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, são fontes geradoras de documentos que registram informações de valor probatório e necessitam de guarda permanente De acordo com esse contexto é de suma importância a organização da informação registrada nos prontuários acadêmicos, os quais, sob guarda da Instituição, comprovam a formação acadêmico -profissional do aluno Em decorrência, configurou-se como objetivo apresentar recomendações para organização das informações no prontuário do aluno em Instituições particulares de Ensino Superior, relacionando as informações que o compõem, analisando a legislação acadêmica e identificando a percepção dos gestores acadêmico no que diz respeito à composição e acesso desses prontuários Fundamentada pelos aportes teóricos e metodológicos da Ciência da Informação, tem-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, concretizada por pesquisa bibliográfica, documental e coleta de dados com técnica grupo focal on-line Como principais resultados estão elencados os documentos considerados essenciais em um prontuário acadêmico, as Leis, Decretos e Portarias mais utilizadas e a percepção da falta de mão obra dedicada e espaço físico específico para guarda desse acervoItem Organização e representação do conhecimento na arquivística : abordagens para construção de tesauros funcionaisAlencar, Maíra Fernandes; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Tognoli, Natália BolfariniResumo: O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um estudo teórico-metodológico para a construção de tesauros funcionais com fundamentos da Arquivística Pós-Custodial, visto que nesse paradigma reside a perspectiva de acesso, aspecto esse inerente aos vocabulários controlados Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa O universo de pesquisa é constituído pela literatura científica no periódo de 2-216, pela temática da arquivística pós-custodial nos idiomas português, espanhol e inglês, e pela literatura técnico-científica por meio da temática tesauro funcional Para a análise dos dados utiliza-se o método de análise de conteúdo de Bardin, agrupando nas categorias PMEST de Ranganathan para a arquivística pós-custodial, e nas categorias de natureza pragmática conceitual, aspectos preliminares necessários, funções que o tesauro desempenha, aspecto teórico evidenciado e etapas de passos e ações necessárias para a construção do tesauro funcional Verificou-se que, no que tange a sistematização teórica, a Arquivística possui enquanto energia que a move os instrumentos terminológicos no prisma do acesso, e no que tange a construção dos tesauros funcionais, o manuais do Arquivo Nacional da Austrália descreve passos e ações necessárias para sua construção, mas que podem ser aprimoradas Conclui-se que a perspectiva de acesso tem tomado direções norteadoras no que concerne a informações arquivísticas e nesse sentido o tesauro funcional atua como uma contribuição nesse aspectoItem Organização e representação do conhecimento por meio de mapas conceituaisRodrigues, Maria Rosemary; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Moraes, João Batista Ernesto de; Albuquerque, Ana Cristina deResumo: O Mapa Conceitual tem se demonstrado como opção para diversas atribuições, a começar por meio de sua definição de organizar e representar o conhecimento O objetivo geral desse estudo é desenvolver um estudo téorico-metodológico para a aplicação dos Mapas Conceituais no processo de análise – síntese – representação para aprimorar a Organização e Representação do Conhecimento, pelo fato de ser um exercício intelectual Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, utilizando o método análise de conteúdo O universo da pesquisa constituiu-se em um estudo teórico-metodológico entre os anos de 23 a 213, em Periódicos Científicos Eletrônicos Nacionais, dos quais foram selecionados 18 periódicos e 11 produções científicas dos ENANCIBs Para a coleta de dados, utilizou-se da estratégia de busca por meio da palavra-chave mapa conceitual no singular e no plural, nos idiomas português, espanhol e inglês Identificaram-se várias atribuições de uso para os mapas conceituais Conclui-se que a etapa Análise de Assunto aproximou-se dos Mapas Conceituais por meio de suas definições, processos de construção e escoposItem O processo de gestão da informação no âmbito museológico : a relação entre o acervo de moda e a Ciência da InformaçãoBuratto, Giseli Cristina Caldeira; Zaninelli, Thais Batista [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Vasques, Ronaldo SalvadorResumo: A relação entre a Ciência da Informação e a museologia refere-se principalmente ao seu objeto de estudo, a informação A informação no contexto museológico possui um relevante papel social, revelando a aproximação entre o indivíduo e o acervo, facilitando a interação, gerando um processo de aprendizagem e conhecimento Fundamental no contexto desta Dissertação , é a compreender o processo gestão da informação, uma vez que se investiga as influências dos campos na representação e organização da informação no âmbito do acervo de moda A gestão da informação objetiva o acesso, o compartilhamento e o uso da informação com o mínimo de erros ou incertezas como um processo, que analisa os envolvidos com a produção e utilização da informação que foi recebida e com os recursos aplicados Portanto, o objetivo deste estudo é compreender o processo gestão da informação do acervo de moda no âmbito do Museu Histórico de Londrina A metodologia definida como exploratória de abordagem qualitativa, o método adotado foi o estudo de caso O processo de coleta de dados baseou-se em entrevistas, análise documental e estudo bibliográfico O resultado é a relação da moda com a Ciência da Informação como um sistema, que por meio da interdisciplinaridade e dos elementos da gestão da informação proporciona o fluxo da informação e conhecimento A consideração é a interação do patrimônio histórico em diferentes ambientes desenvolvendo uma perspectiva social, que promove a lembrança e pertencimento, além de condições para a acessibilidade, inovação e aprendizagemItem Sobreposição entre as diretrizes de acessibilidade para conteúdo Web (WCAG) e a otimização para mecanismos de busca (SEO)(2023-07-03) Fernandes, Rogério Paulo Muller; Contani, Miguel Luiz; Albuquerque, Ana Cristina de; Franklin, Benjamin Luiz; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Bufrem, Leilah SantiagoAnalisa a sobreposição entre as técnicas e estratégias de otimização de mecanismos de busca (SEO) e as Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG). Aponta que acessibilidade na web e SEO são dois campos de estudo aparentemente distintos em suas concepções teóricas, mas que na prática, ao serem implementados, apresentam importantes sobreposições que não têm sido estabelecidas ou mesmo problematizadas na literatura. Enquanto a acessibilidade almeja tornar o conteúdo web mais acessível para todos os usuários, o SEO visa tornar o conteúdo encontrável. O foco da acessibilidade está nos usuários, enquanto o foco do SEO está nos mecanismos de busca, sendo o elo fundamental que os une, o conteúdo, que precisa ser desenvolvido e estruturado considerando tanto os seres humanos com deficiências quanto os mecanismos de busca. Defende a tese que a acessibilidade na web e SEO tem muitos pontos em comum e utilizam técnicas similares no alcance de seus objetivos. Fundamenta o percurso metodológico desta pesquisa teórica, de caráter descritivo no Modelo Ampliado de Análise Dimensional de Bufrem. Identifica, descreve e destaca visualmente os fatores sobrepostos e para comprovação da sobreposição cria um site temporário específico para esse objetivo. Identifica na pesquisa um conjunto de 17 fatores comuns aos elementos SEO e critérios de sucesso da WCAG 2.1, representando um percentual de 24,36% do total de critérios existentes, sugerindo que há uma evidente sobreposição entre os campos SEO e acessibilidade na web. Conclui que os resultados da pesquisa comprovam a hipótese de que ao assegurar a acessibilidade de um site, mesmo que parcialmente, automaticamente seu conteúdo será otimizado para os mecanismos de busca.Item Terminologias do direito de família : um estudo comparativo com os sistemas de classificação bibliográficaBinati, Regina Célia Pinto; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Marquesi, Roberto WagnerResumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a estrutura conceitual do Direito de Família para identificar o grau de compatibilidade terminológica entre os discursos normativo e científico e os sistemas de classificação bibliográfica Para tanto, realizamos uma análise comparativa entre o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), o sistema de Classificação Decimal de Direito (CDDir) e as terminologias do Direito Civil, presentes nos discursos normativo e científico Verificamos o nível de compatibilidade entre estes sistemas e os termos coletados diretamente nas fontes de documentos de uma área específica do conhecimento, com a finalidade de oferecer subsídios teóricos para uma proposta de atualização destes sistemas, no que se refere ao Direito de Família, mais especificamente ao casamento e às formas para sua dissolução Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, com método comparativo e abordagem quanti-qualitativa Utilizamos os pressupostos metodológicos da Terminologia e seguimos as etapas da pesquisa terminológica temática, fundamentada nas 1 premissas de Barité (21), que nos permitiram constatar que há uma relevante compatibilidade entre os sistemas CDU e CDDir e os discursos normativo e científico, no que diz respeito à subárea do Direito de Família, nos temas analisados Isto demonstra que os sistemas CDU e CDDir são sistemas confiáveis, visto que utilizam uma linguagem representativa dos conteúdos desta área de conhecimento sendo, portanto, ferramentas eficientes para a organização dos conhecimentos desta subárea Ressaltamos, porém, a necessidade de revisão constante nestes sistemas, em razão da dinamicidade do DireitoItem Vocabulários controlados em repositórios institucionais da América do SulAbreu, Janice Pereira de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador]; Albuquerque, Ana Cristina de; Gonçalez, Paula R. Ventura AmorimResumo: A partir dos anos de 199, os ambientes informacionais digitais passaram a ocupar um papel importante no que se refere à Organização das Informações ali produzidas e disponibilizadas A utilização, por exemplo, de controle terminológico em ambientes como os Repositórios Institucionais, objeto de estudo desta Dissertação , se mostrou importante, entre outros aspectos, por auxiliar não apenas no processo de indexação das informações, mas também na recuperação dessas informações pelos usuários De caráter bibliográfico e documental, o presente estudo realizou-se por meio de pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se de uma abordagem quanti-qualitativa por adotar técnicas de coleta e análise de dados tanto qualitativas como quantitativas Tendo como intuito analisar os Vocabulários Controlados disponíveis nos Repositórios Institucionais da América do Sul, buscou-se verificar o modo de organização nesses ambientes; identificar, ou não, nos repositórios selecionados, políticas de informação e selecionar os Repositórios Institucionais que utilizam Vocabulários Controlados A coleta de dados para a identificação dos Repositórios Institucionais cadastrados foi realizada nos diretórios Directory of Open Access Repositories (OPENDOAR) e Registry of Open Access Repositories (ROAR) Através da análise dos dados verificou-se o uso de Vocabulários Controlados em 366 Repositórios analisados Com isso constatou-se que o uso de Vocabulários Controlados contribui de fato para a organização e representação dos conteúdos informacionais que se encontram disponíveis nos Repositórios Institucionais, alcançando assim os objetivos desse estudo Em meio ao que foi verificado durante a realização dessa pesquisa, constatou-se a possibilidade de pesquisas futuras trabalharem buscando padronizar e aprimorar os vocabulários Controlados que já são utilizados nesses ambientes