CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Autor "Aguiar, Viviane Barbosa Perez"
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Item Burocratismo gerencial na Educação Pública: percepções de gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Londrina-PR(2025-02-28) Aguiar, Viviane Barbosa Perez; Ruiz, Maria José Ferreira; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Barros, Marta Silene Ferreira; Noda, Marisa; Nardi, Elton LuizEsta pesquisa vincula-se aos estudos do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como problema central, busca responder à questão: Que implicações do burocratismo gerencial se revelam em concepções e práticas de diretores escolares da Rede Municipal de Ensino de Londrina, reeleitos em 2017, e qual possível alternativa para o enfrentamento e resistência ao modelo de gestão gerencialista no contexto da educação londrinense? A partir desta problemática, a pesquisa tem como objetivo geral investigar concepções e práticas gestoras de diretores escolares da Rede Municipal de Ensino de modo a auscultar implicações do burocratismo gerencial, em termos de ressignificação da escola e do trabalho dos gestores escolares. Os objetivos específicos são: I. Investigar a evolução da burocracia na administração pública brasileira, como elemento mediador entre o Estado e o capital; II Discutir o gerencialismo e a ascensão do burocratismo digital na educação; III. Analisar a expressão do gerencialismo burocrático na gestão escolar, a partir de referenciais da gestão democrática; IV Apreender as concepções e práticas gestoras de diretores escolares em tempos de burocratismo gerencial. O estudo discute a burocracia como categoria histórica, entendo-a como fenômeno social que não se descola da estrutura material, por isso é analisada como síntese das relações estabelecidas em determinadas conjunturas econômicas e sociais. A partir disso, a pesquisa versa sobre a constituição histórica da burocracia na sociedade capitalista, culminando no desenvolvimento do burocratismo gerencial que se evidencia nas escolas brasileiras, e mais especificamente, nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Londrina. O estudo aprofundou discussões sobre a evolução da burocracia na administração pública brasileira, a ascensão do burocratismo digital na educação e a expressão do gerencialismo na gestão escolar, com ênfase nas políticas governamentais desenvolvidas no Paraná e Londrina, a partir de referências de gestão democrática. Parte-se do pressuposto de que o gerencialismo desenvolvido no Brasil, mais fortemente a partir dos anos 1990, desencadeou mudanças nas formas burocráticas de gestão das escolas, encobrindo com “um véu da modernização” a essência de controle e dominação, historicamente preservadas. A pesquisa recorreu ao Método do Materialismo Histórico Dialético, especialmente, às categorias da totalidade, contradição, mediação, conteúdo-forma, realidade-possibilidade. Também se apoiou nos procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário, tendo a participação de 58 gestores da Rede Municipal de Ensino de Londrina. O estudo identificou que o gerencialismo, entendido como novo padrão de modernização da administração estatal, agudizou a forma burocrática na escola, modificando sua aparência, uma vez que o Estado se municiou de plataformas e sistemas informatizados para o controle do trabalho escolar, afetando a organização e gestão das escolas da Rede Municipal de Ensino de Londrina. Como implicações do gerencialismo, identifica-se nas concepções e práticas gestoras, a reprodução de um modo de pensar e agir alinhado ao mundo empresarial, marcando uma interface mais pragmática da função. A partir das respostas dos gestores, observa-se o desenvolvimento de um perfil de gestor que incorporou, em suas concepções e práticas, o vocabulário e os ideais da cultura empresarial, revelando o burocratismo gerencial presente no cotidiano da escola. Verifica-se, nas concepções e práticas gestoras, a naturalização dos padrões empresariais dentro da escola como resultante do processo de alienação provocado pelo gerencialismo, ideologia que “educa” a serviço do capital. Partindo delas, entende-se como possível alternativa para o enfrentamento e resistência ao gerencialismo - que acentuou a burocracia dentro das escolas municipais de Londrina – o redimensionamento do campo da formação de gestores escolares, a fim de construir uma nova forma de pensar e agir dentro da escola, coerente com sua finalidade sociopolítica.Item O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de LondrinaAguiar, Viviane Barbosa Perez; Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador]; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Martineli, Telma Adriana PacíficoResumo: Esta pesquisa é vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, mais especificamente ao Núcleo de Políticas Educacionais (UEL) Versa sobre a trajetória histórica e política da escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina, no período de 198 a 217, passando pela análise das diferentes formas de acesso à função, até culminar no último modelo adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, inspirado nas determinações da meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE - 214-224 - Lei n° 135/214), que estabelece a associação entre critérios técnicos de mérito e desempenho e consulta pública à comunidade Tem como objetivo geral analisar o processo histórico da construção das formas de acesso à função de dirigentes escolares Os objetivos específicos são: compreender as diferentes concepções que sustentam os modelos de gestão escolar no contexto histórico no Brasil, a partir da década de 8; identificar as diferentes formas de acesso à função de dirigentes escolares adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, a partir da década de 8; analisar o processo de implementação da meta 19 do Plano Nacional de Educação e sua incorporação no Plano Municipal de Educação de Londrina A pesquisa recorreu aos procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com o intuito de compreender como se deu o processo de escolha dos dirigentes escolares na década de 8, até a última forma que se apresentou a partir da meta 19 do PNE, em Londrina-PR Para tanto, foram entrevistados ex-diretoras da rede municipal a fim de reconstruir a memória histórica De forma mais ampla, os estudos focaram na análise sobre os modelos de gestão escolar no Brasil, e sua relação com o mundo do trabalho, dentre eles: o burocrático, democrático e gerencial, que ocorrem imersos aos antagonismos presentes na luta de classes e nas crises estruturais do capital Na rede municipal de ensino de Londrina, foram identificados três formas de acesso à função, a saber: a indicação política nos anos 198, a consulta à comunidade escolar (eleição), nos anos 199/2 e o critério técnico de mérito e desempenho e consulta à comunidade escolar, na década seguinte Desta forma, entende-se que as formas de acesso à função de direção escolar são construidas historicamente, tendo em vista a conjuntura política, econômica e social e suas implicações para a política educacional