CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
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Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Autor "Abud, Kátia Maria de"
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Item As concepções de professores das séries iniciais e a aula de História : um estudo com professores de uma escola da rede municipal de LondrinaNascimento, Sirlei Maria do; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Tuma, Magda Madalena Peruzin; Abud, Kátia Maria deResumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a forma como professores das séries iniciais do ensino fundamental trabalham em sala de aula com a disciplina de história Para situarmos nossa problemática de investigação, efetivamos a pesquisa pelo método qualitativo compreendendo que este dá ênfase maior ao processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes Os sujeitos escolhidos para esta pesquisa são professores de uma escola municipal da zona oeste de Londrina, os quais foram investigados acerca da disciplina e de todos os aspectos presentes numa aula de história, como a metodologia, o livro didático ,os recursos, e as propostas que orientam esta prática Utilizamos como instrumentos o Diário de campo, entrevistas e questionários Constatamos que mesmo cientes de algumas mudanças historiográficas e metodológicas, os professores ainda trabalham na aula de História nas séries iniciais com uma perspectiva tradicional de ensino Consideramos que há a necessidade de um programa de formação continuada para que os professores teoricamente embasados possam articular melhor saberes e práticasItem O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - ParanáBrito, Danillo Ferreira de; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Tuma, Magda Madalena Peruzin; Abud, Kátia Maria deResumo: Nesta pesquisa, estudamos as concepções sobre a História apresentadas pelos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos da escola Professora Dulceney Becker, localizada na cidade de Londrina, Paraná A investigação foi realizada no ano de 212, em uma sala de aula multisseriada, formada pelas séries finais do ensino fundamental A pesquisa tem caráter qualitativo e utiliza-se da metodologia pesquisa-ação, caracterizada pela participação do pesquisador/professor na busca de apreensão da realidade, na produção de novos conhecimentos e na possibilidade de criar novos horizontes para a nossa prática e para a vida dos educandos Os suportes de pesquisa foram categorizados em duas modalidades: na participação nas discussões levantadas previamente (oralidade) e na realização das atividades propostas (escrita), subdivididas em questionários exploratórios e elaboração de narrativas sobre temáticas diversas Nosso referencial teórico foi baseado nos seguintes autores: Jörn Rüsen, Isabel Barca, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Paulo Freire Enquanto o modelo teórico de apresentação dos conteúdos em sala de aula foi pautado na aula-oficina (Barca, 24), o modelo de investigação fundamentou-se nas pesquisas em Educação Histórica de coleta de dados, por meio de entrevistas orais, e de instrumentos exploratórios, por meio de narrativas produzidas pelos alunos O tratamento e a análise dos dados coletados revelaram a possibilidade de progressão do conhecimento apresentado pelos alunos, assim como a eficácia de uma metodologia que estabeleça como pressuposto a relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos científicos como forma de aprendizagem da HistóriaItem O que dizem os professores sobre a disciplina de história : os cadernos didáticos no Programa São Paulo Faz Escola (2009-2015)Caetano, José Antonio Gonçalves; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Ramos, Márcia Elisa Teté; Abud, Kátia Maria deResumo: A presente pesquisa do curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina tem por objetivo estudar de forma analítica e qualitativa a visão e apropriação que os professores da rede estadual de São Paulo da disciplina de História fazem dos documentos reguladores, como o Currículo do Estado de São Paulo de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, para a História e os Cadernos do Aluno e do Professor Os Currículos, Propostas ou Programas Curriculares escolares são, ao que Goodson (213) afirma, emprestando o termo de Hobsbawm (1985), uma “invenção da tradição” e, como invenção, podem ser reformados a fim de criarem uma versão melhorada daquele antigo costume Recentemente no estado de São Paulo houve a criação de um novo projeto curricular desdobrado do programa “São Paulo Faz Escola”, conhecido como Currículo do Estado de São Paulo, propondo para a rede estadual de ensino uma “nova tradição” Também pretendemos analisar os documentos que fazem parte do programa, utilizando como metodologia a teoria de Análise de Conteúdo proposta por Franco (25) a partir de Bardin (1977) Para uma discussão sobre currículo utilizaremos discussões a partir das teorias de Sacristán (213), Goodson (213), Fernandez (29) e Moreira e Silva (28)Item Tecnologia e história : a cultura da escola e os saberes de professoras dos anos iniciais do ensino fundamentalTrevisan, Ana Cláudia Cerini; Tuma, Magda Madalena Peruzin [Orientador]; Cainelli, Marlene Rosa; Abud, Kátia Maria deResumo: Este estudo tem por objetivo compreender como as professoras das 4ª séries do Ensino Fundamental têm compreendido e utilizado o Computador e a Internet para o seu “saber e fazer” pedagógico, especialmente, como representa seus saberes sobre História e Tecnologia situando na contemporaneidade a cultura de duas escolas públicas da cidade de Londrina Partimos da ideia de que nestas séries, quando a História é ensinada o é como uma sucessão de fatos e ações, de alguns atores, narrados na linha do tempo cronológico, na visão de apenas um ou alguns daqueles “atores”, razão pela qual, buscamos reconhecer os saberes das professoras acerca da História Chervel (199), afirma que poucos são os pesquisadores que buscam investigar a cultura que a escola suscitou nos alunos, ou deixou de suscitar, o que nos levou a buscar compreender como a escola estaria compreendendo e assimilando o computador e a internet, artefatos da cultura contemporânea, ao se ver tendo que utilizá-los Neste sentido, essa pesquisa se justifica por propor-se a ampliar o olhar para as relações existentes entre a cultura contemporânea, com seus artefatos tecnológicos, e a cultura da escola, ampliando as investigações e aprofundando as discussões acerca da cultura das práticas da escola, como vimos discutindo em nosso grupo de pesquisa,“Ensino de História e Cultura Contemporânea: relações com o saber e perspectivas didáticas” Para a realização da pesquisa, concomitantemente à coleta de dados, realizou-se pesquisa bibliográfica, pautada nas análises de livros, teses de Mestrado e Doutorado e artigos científicos, embasando-se em Norbert Elias (1994), Eagleton (25), Vygotsky e Michel De Certeau (1998) para o esclarecimento do conceito de Cultura Vinão Frago (1995, 1998) Julia (21) e Forquin (1993) nos respaldaram na definição de cultura da escola e Pierre Lévy (1993; 1998; 1999), Jean Chesneaux (1996), Marshall McLuhan (27) e Paul Virilio (1996) nos apontaram caminhos para o entendimento acerca do artefato escolhido, e seus efeitos em relação ao conhecimento histórico de professoras na cultura contemporânea Para a pesquisa de campo foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: 1- Questionários previamente elaborados, tendo como sujeitos os funcionários e professoras das escolas definidas como campo de pesquisa; 2 – Elaboração de Mapas Conceituais, tendo como sujeitos três professoras das 4ª séries dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas professoras de uma das escolas e uma da outra escola pesquisada Por fim, pudemos entender que a tecnologia tem sido gradualmente incorporada aos “saberes” dos professores, especialmente, para a “pesquisa”, tanto de atividades para os alunos, como para “buscar conhecimentos e, quando a História é ensinada, o que se sobrepõe é o saber do senso comum, que advêm de nossa própria vivência Já que na formação dos professores, concorrem os saberes advindos de sua formação acadêmica e os da prática cotidiana De modo geral, a História é ensinada com base na legitimação curricular e nas teorias que ora ouvimos ou nos são impostas pelos modismos da Educação e de forma parcial