CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Autor "Abbud, Maria Luiza Macedo [Orientador]"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Conservatórios musicais de Londrina : um estudo em história da educação 1930-1965Campos, Regina Maria Grossi; Abbud, Maria Luiza Macedo [Orientador]; Kleber, Magali Oliveira; Tuma, Magda MadalenaResumo: Londrina é uma cidade que apresenta uma intensa atividade musical por seus festivais, orquestras e formação de músicos que se projetam internacionalmente Diante deste quadro, este trabalho pretendeu buscar a história educacional dos primeiros Conservatórios da cidade, responsáveis pela formação dos músicos locais, no período de 193 a 1965, quando surge a Faculdade de Música Mãe de Deus As questões básicas que orientaram a pesquisa foram: quais as funções destes estabelecimentos, legislações, e como se instalaram em Londrina? Como era a organização do ensino e como se relacionou com a atividade artística local? Para responder a tais questões esta pesquisa tomou como fontes a documentação existente nos Conservatórios, e depoimentos de protagonistas deste processo A abordagem teórica foi a Nova História, com a metodologia da História Oral Temática Esta escolha teve por objetivo sistematizar a documentação existente que se encontrava esparsa nas diferentes instituições e em poder de particulares, e também criar fontes originais com a coleta de depoimentos Tal esforço resultou na constituição de um acervo documental sobre a história do ensino musical de Londrina Para contextualizar a instalação dos Conservatórios da cidade, analisou-se a estrutura dos Conservatórios nacionais e o movimento cultural inicial da cidade A educação musical iniciada de forma particular é formalizada com a presença dos Conservatórios, cuja função educativa era formar músicos instrumentistas profissionais e professores de música Até 1965 pode-se constatar a presença de cinco Conservatórios Musicais oficializados pelo Governo do Paraná, tendo sido um deles transformado em Faculdade de Música Estes estabelecimentos não fugiram à tendência tradicional de ensino, hegemônica na formação musical erudita em todo paísItem História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)Lima Junior, José Alberto de Andrade de; Abbud, Maria Luiza Macedo [Orientador]; Rodrigues, Elaine; Cainelli, Marlene RosaResumo: Fazer um estudo sobre a história do ensino de música na escola publica secundária de Londrina/PR no período 1946 a 1971 é foco desta pesquisa O ano de 1946 foi tomado como marco inicial por ser o ano da inauguração do primeiro ginásio público – O Ginásio Estadual de Londrina O período estudado se encerra em 1971, ano da promulgação da lei No 5692/71, quando a disciplina é excluída da grade curricular do ensino secundário Documentos e depoimentos constituíram as fontes de pesquisa que forneceram indicativos para compreender como o ensino de música se organizou em duas escolas públicas secundárias de Londrina A partir das informações colhidas nos depoimentos foi possível fazer o mapeamento inicial e a partir daí, analisar documentos escolares de duas grandes escolas da Cidade, o Colégio Estadual Professor Vicente Rijo que ofertava o curso ginasial desde 1946 e o IEEL – Instituto Estadual de Educação de Londrina, responsável pelo Curso Normal desde 1945 O marco inicial, 1946, representa o ápice da disciplina de canto orfeônico na escola pública nacional que até ser extinta em 1971, decresce de importância Os dados indicaram a regularidade de oferta no inicio do período estudado, com professores da área e conteúdos específicos e a sua permanência ainda por algum tempo mesmo depois de 1961, quando se transforma em disciplina optativa (ou parte diversificada) A partir de 1971, a semelhança de outros locais, em Londrina, algumas professoras que já estavam na rede pública dando aulas de música, continuaram ministrando o conteúdo de música para seus alunos mesmo com a mudança para Educação ArtísticaItem História da Escola Itinerante Caminhos do SaberUrquiza, Paulo Roberto Urbinatti; Abbud, Maria Luiza Macedo [Orientador]; Cainelli, Marlene Rosa; Cecílio, Maria AparecidaResumo: O presente estudo tem como objetivo sistematizar a história de constituição da Escola Itinerante Caminhos do Saber, situada no Acampamento Maila Sabrina, Brigada Che Guevara, em Ortigueira no Paraná a partir de fontes primárias O estudo foi predominantemente qualitativo, tomando como fontes primárias a análise de documentos tais como produção bibliográfica do próprio Movimento, trabalhos de pesquisa e legislações pertinentes à temática A originalidade da pesquisa é definida pela utilização de fontes primárias que partiram da observação “in loco” no acampamento Maila Sabrina, quando estabelecemos contatos para a realização da pesquisa, e foram completadas com o registro destas observações e com a realização de entrevistas, a partir do que foi possível recuperar a memória dos protagonistas da instalação desta escola Este estudo foi importante para a preservação da história de uma escola desenvolvida no interior de um movimento social, que organiza e trabalha com camponeses sem-terra discriminados pela mídia e pelas elites Os dados coletados permitiram concluir que esta escola constitui um trabalho educacional de sucesso, apresentando uma organização própria e atendendo crianças na faixa de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, já com planos de instalação de ensino médio A dimensão didático-curricular busca contemplar os conteúdos próprios da escola pública paranaense, acrescidos de conteúdos considerados necessários para a formação social e política dos integrantes do Movimento Os resultados encontrados permitem supor que tal escola pode ser inspiradora para o enfrentamento dos problemas de escolarização de populações das cidades brasileiras, especialmente nas suas periferias