CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CECA - CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES por Autor "Abbud, Maria Luiza Macedo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item História da implantação da educação escolar na comunidade indígena Ñandeva-Guarani da reserva Porto Lindo no município de Japorã MS(2007-04-03) Couto, Cristiane Beatriz Dahmer; Abbud, Maria Luiza Macedo; Jorge, Marcos; Landa, Beatriz dos SantosO presente trabalho tem como objetivo relatar o processo histórico da educação escolar indígena na comunidade Ñandeva-Guarani, localizada na reserva Porto Lindo, município de Japorã (MS). Para tanto, utilizou-se duas fontes de dados: documentos e depoimentos orais. A partir de um mapeamento inicial do objeto de estudo, realizado com as fontes documentais, foram entrevistados seis professores – três indígenas e três não-índios. A pesquisa privilegiou o período de 1960 até os dias atuais, mas também utilizou dados documentais referentes à região que remontam ao período colonial do Brasil. A apresentação dos resultados tem início com uma retrospectiva histórica da comunidade indígena guarani no estado do Mato Grosso do Sul, do século XVI ao XXI, passando depois a pormenorizar os acontecimentos diretamente vinculados à criação da escola localizada na Reserva Indígena Porto Lindo, da comunidade Ñandeva-Guarani, foco deste estudo. A forma como se inicia a implantação da escola nessa comunidade, tendo como referência os dados documentais e os depoimentos recolhidos, e as práticas que ali vêm sendo efetivadas – especialmente quanto aos significados, assumidos pelas indígenas a partir dos saberes transmitidos pela educação ali praticada – permitiram identificar alguns dos problemas ligados tanto à questão da educação indígena, em geral, quanto aos problemas específicos da comunidade enfocada. Com isto, surgem indagações que, espera-se, auxiliem futuras pesquisas sobre educação indígena, em geral, e sobre os rumos da educação escolar entre os Ñandeva-Guarani, da reserva Porto Lindo, em particular.Item O lugar da prática de ensino e do estágio supervisionado na formação inicial do professor de história : um estudo sobre o curso de história da UNESP/ AssisFeitosa, Mariana Reis; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Abbud, Maria Luiza Macedo; Zamboni, ErnestaResumo: Este trabalho tem por objetivo investigar o significado que a disciplina Metodologia de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado tem na formação inicial do professor de História Acreditando que a disciplina Metodologia de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nas licenciaturas em História é crucial para o profissional em formação, investigamos a relação dos Departamentos de História com a formação os professores Para tanto, discutimos a trajetória do curso de licenciatura da UNESP- Assis Tivemos interesse especial em pesquisar o significado da disciplina Metodologia de Prática de Ensino em História e Estágio Supervisionado na formação do professor de História formado nessa instituição Foi realizado um estudo de caso qualitativo Partes das fontes foram constituídas de documentos institucionais e revisão de literatura pertinente ao tema Elegemos como público alvo ex-alunos do curso de licenciatura em História da UNESP-Assis Procurando verificar o significado que esses atribuiram a disciplina Metodologia de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em sua formação propusemos que respondessem um questionário Os resultados da pesquisa apontam que a Universidade ainda discute pouco, ou de forma sutil a formação de professores, nesse sentido o estágio precisa ser analisado por outros ângulos, que ainda não foram suficientemente explorados e / ou compreendidos Essa observação nos alerta para uma revisão a respeito da preparação de professores por parte de docentes e discentes do referido curso e de outros cursos de licenciatura