01 - Doutorado - Ciência da Informação
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Navegando 01 - Doutorado - Ciência da Informação por Autor "Bortolin, Sueli"
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Item Dimensões da competência em informação nos processos educacionais de idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Unicentro(Universidade Estadual de Londrina, 2023-03-28) Gardin, Daniela do Amaral Oliveira; Alcará, Adriana Rosecler; Bortolin, Sueli; Santos Neto, João Arlindo dos; Vitorino, Elizete Vieira; Mata, Marta Leandro da; Zaninelli, Thais Batista; Berti, Ilemar Christina Wey; Santos, Juliana Cardoso dosResumo: O estabelecimento da informação e do conhecimento como fatores de desenvolvimento têm transformado os procedimentos de gestão das nações, entre eles os da educação. Nesse cenário, se inserem os pressupostos das diversas ciências, assim como a competência em informação, campo disciplinar da Ciência da Informação, que trata das ações referentes à informação no que tange à sua identificação, localização, seleção, avaliação e uso consciente. Também sendo associada aos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos pessoais e no aprendizado ao longo da vida. A competência em informação é integrada pelas dimensões técnica, estética, política e ética, as quais, por sua vez, estão relacionadas ao saber fazer e ao uso das tecnologias, à reflexão crítica e à sensibilidade junto à informação e, referem-se, também, à responsabilidade e à interação dela com a coletividade. Sob essa perspectiva, problematizou-se a influência que os pressupostos da competência em informação e suas dimensões promovem no desenvolvimento dos processos educacionais para o aprendizado ao longo da vida, no tocante ao aperfeiçoamento da autonomia, qualidade de vida e exercício da cidadania de idosos, no âmbito de um programa de extensão universitária. Assim, investigou-se de que maneira as dimensões técnica, estética, política e ética da competência em informação encontram-se refletidas nos processos educacionais e pedagógicos desenvolvidos na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A pesquisa tem natureza básica com abordagem qualitativa, compreendendo-se ainda como exploratória e descritiva. Caracterizou-se como um estudo de caso e foi instrumentalizada a partir das técnicas de levantamento documental, entrevista e grupo focal, realizados no âmbito do projeto pedagógico, com os idosos e os agentes educacionais do programa de extensão da Unati. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada para o desenvolvimento da interpretação dos achados científicos. Os resultados demonstraram a manifestação das dimensões da competência em informação sob três vieses específicos. Um projeto pedagógico voltado para o alcance do bem estar, da qualidade de vida e do exercício da cidadania dos idosos. Comportamentos, habilidades e atitudes dos agentes educacionais respaldados a partir de condutas específicas. E a disponibilidade e disposição dos sujeitos aprendizes em se engajarem e se inserirem no universo de aprendizado contínuo e permanente. Dessa forma, na medida em que se manifestam harmônicas com a tríplice atuação das partes nesse processo, as dimensões tornam os unatianos pessoas com competência em informação no âmbito dos desafios impostos pela sociedade da informação e do conhecimento.Item Identidade profissional do bibliotecário e sua atuação em ambientes não convencionais(2023-01-24) Reis, Sandra Gomes de Oliveira; Bortolin, Sueli; Zaninelli, Thaís Batista; Santos Neto, João Arlindo dos; Valentim, Marta Ligia Pomim; Valls, Valéria MartinO desenvolvimento da ciência, assim como as mudanças ocorridas tanto no fazer do bibliotecário como na melhor forma de utilização dos recursos que estes dominam; são indispensáveis para a compreensão dos caminhos da prática bibliotecária. Assim sendo, é necessário entender e assimilar com melhor exatidão as constantes transformações da área de informação no decorrer dos anos no Brasil. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a identidade profissional do bibliotecário e a sua atuação em ambientes não convencionais. Para isso mapeamos os bibliotecários que atuam nos segmentos/nichos não convencionais existentes no mercado de trabalho, identificando e caracterizando as funções e as atividades exercidas nesses ambientes; verificamos quais elementos se relacionam à sua identidade profissional; sistematizamos os segmentos/nichos não convencionais de atuação do bibliotecário e as competências essenciais para atuar nesses espaços de trabalho. Destacar a atuação desses profissionais se faz necessário com o alvo de entusiasmar os bibliotecários, graduandos e a sociedade quanto a projeção da imagem profissional do bibliotecário. A pesquisa envolveu a caracterização das atividades desenvolvidas por esse profissional em ambientes diferentes dos comumente divulgados. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizamos a abordagem qualitativa, tendo o universo da pesquisa composto de 142 bibliotecários que atuam em espaços não convencionais, destes 58 foram entrevistados e estão distribuídos em segmentos como e-commerce, mercado financeiro, educação, consultorias, gestão do conhecimento e empreendedorismo no âmbito brasileiro e internacional. O método de pesquisa foi a Bola de Neve e a técnica de coleta de dados a Entrevista Narrativa que possibilitou ao entrevistado discorrer sobre sua atuação em ambientes não convencionais. Após os dados coletados utilizamos a técnica de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo que demonstrou que os bibliotecários entrevistados atuantes em ambientes não convencionais foram autoafirmando sua identidade profissional conforme sua interação nesses ambientes e suas relações sociais. Concluímos que a compreensão de sua identidade profissional e de suas competências o leva a buscar ambientes não convencionais. Tende a aumentar seu entendimento de que além do local de atuação e do objeto, ele é um bibliotecário e sua autoafirmação o leva a se valorizar e mudar a forma como o outro o vê. Pode ainda mudar o seu espaço de atuação, suas relações sociais e sua autoimagem e, por isso, há a eminente necessidade de trazer luz sobre os profissionais que atuam em ambientes não convencionais.Item Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) : mapeamento do processo de formulação e reflexos na Ciência da Informação(2024-03-06) Francisco, Lucilene Aparecida; Silva, Terezinha Elisabeth da; Barros, Dirlene Santos; Eirão, Thiago Gomes; Molina, Letícia Gorri; Bortolin, SueliEsta tese analisa o processo legislativo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no cenário brasileiro e suas implicações para a Ciência da Informação (CI), a partir de uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados dos discursos dos parlamentares (relatores) envolvidos no processo de aprovação da Lei, das notícias divulgadas na imprensa nacional e de entrevistas com instituições representantes da CI. Os dados levantados nas diferentes fontes de evidências foram organizados de modo a explicitar: a) a construção, proposição e tramitação do projeto no Congresso Nacional; b) as repercussões do tema na mídia; c) os reflexos da Lei para a CI. Essas categorias de dados foram examinadas a partir da técnica de análise de discurso fundamentada na perspectiva do Regime de Informação. Os resultados revelam que o processo de formulação dessa Lei foi amplamente debatido, contando com a participação de atores de diversos segmentos sociais em audiências públicas e seminários. Evidencia-se que o principal objetivo da legislação foi adequar o Brasil às normas do comércio internacional, em face às exigências da União Europeia, atribuindo ao titular a responsabilidade por consentir ou não com a coleta e o uso de seus dados. Embora os sujeitos tenham autonomia para decidir, ainda lhes falta habilidade para a avaliação crítica do que poderá ser feito com as suas informações. Preocupa também o fato de, muitas vezes, a cessão dos dados ser condição para o acesso a serviços essenciais, o que leva o titular a entregá-los de forma quase automática. A participação da Ciência da Informação no processo de formulação dessa Lei se deu de forma indireta, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, que apresentou contribuições no sentido de evitar a falta de regulamentação e, consequentemente, a exposição dos usuários à situações de apropriação indevida de seus dados ou, por outro lado, que o excesso regulatório viesse a representar perdas de oportunidades econômicas, tendo em vista a influência da Lei no desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente, da Internet das Coisas (IoT). Para a Ciência da Informação, a legislação abre uma janela de oportunidades de atuação que vai desde a compreensão dos limites entre a promoção do acesso à informação e a proteção de dados, à formação de competência crítica que leve o titular a compreender o contexto político e econômico envolvido no processo de coleta/extração e uso de seus dados, levando-o a melhor refletir a respeito da cessão ou não deles.