CESA - CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CESA - CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS por Autor "Alapanian, Sílvia"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Dos direitos humanos aos direitos dos adolescentes em conflito com a lei : interpretações socioeducadoresCian, Alexandra Carla; Guedes, Olegna de Souza [Orientador]; Silva, Maria Liduína de Oliveira e; Alapanian, SílviaResumo: A presente Dissertação tem como objeto de estudo as interpretações dos profissionais que atuam em uma unidade de privação de liberdade de adolescentes sobre a aplicabilidade da concepção universalista e igualitária dos direitos humanos presente na legislação específica a esta faixa etária Seu objetivo principal é identificar interpretações dos socioeducadores sobre os direitos humanos e os direitos específicos dos adolescentes em conflito com a lei para visualizarmos as possibilidades de sua aplicabilidade num contexto de privação de liberdade Utilizou-se, para realizá-la, de pesquisa bibliográfica, documental e, finalmente, uma pesquisa de campo, qualitativa, com a aplicação de questionários aos sujeitos que atuam no cotidiano dessa unidade Espera-se que a pesquisa contribua para subsidiar futuras avaliações dos paradigmas de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, no sentido de dar visibilidade aos avanços e às dificuldades enfrentadas por equipes de socioeducadores na garantia dos direitos humanos dessa população e de superar a primazia da punição As conclusões indicam que entre os socioeducadores não há alinhamento conceitual em temáticas importantes para o desenvolvimento do trabalho junto aos adolescentes; o que denota, entre outros aspectos, uma tendência específica do cotidiano institucional: a reatualização de práticas conservadoras, não críticas, que criam obstáculos à garantia de direitos dos adolescentes privados de liberdadeItem As organizações do terceiro setor frente á viabilização dos direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente : um estudo sobre as instituições de apoio sócio-educativoVasconcelos, Vanessa Cristina de; Costa, Selma Frossard [Orientador]; Oliveira, Edson Marques; Alapanian, SílviaResumo: Este estudo tem como problema central analisar se as organizações do Terceiro Setor de Presidente Prudente, que atuam com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, desenvolvem ações em consonância com os direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente Apresenta, inicialmente, uma revisão bibliográfica que tem como foco, a construção dos direitos da infância no processo histórico contemporâneo, apresentando considerações sobre os avanços e limites na efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente Reflete sobre o processo de surgimento das organizações da sociedade civil que atuam sem fins econômicos, o Terceiro Setor, resgatando as características e o trabalho dessas organizações, enfocando aquelas de atendimento sócio-educativo A partir dos dados coletados e analisados, a pesquisa conclui que o atendimento sócio-educativo vem fazendo diferença qualitativa na vida de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco pessoal e social, desde que viabilize os direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente Estas organizações, ao se atentarem para a garantia dos direitos, desempenham atividades de interesse público, e são parceiras importantes do Estado O trabalho articulado, através do fortalecimento da rede de apoio à infância e adolescência é algo que vem apresentando avanços significativos na política de atendimento a este público no município de Presidente Prudente/SP Porém, alguns avanços ainda precisam ser alcançados como a elaboração e efetivação do Plano Gestor destas Instituições e o fortalecimento das políticas públicas de Educação e Assistência SocialItem A percepção dos atores so sistema de garantia de direitos sobre a casa do menor de Dracena/SPMachado, Vanessa Rombola; Alapanian, Silvia [Orientador]; Alapanian, Sílvia; Carloto, Cássia Maria; Frois, Eliana Aparecida Gonçalez A.Resumo: O presente trabalho propõe-se a compreender como se deu o processo de reestruturação da instituição “Casa do Menor de Dracena” a partir da entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente e, além disso, analisar como a comunidade do município, em especial aqueles atores sociais diretamente envolvidos com a formulação e execução da política de atendimento à criança e ao adolescente, compreendem essa entidade na atualidade A pesquisa foi realizada a partir de levantamento bibliográfico e documental além de entrevistas com onze sujeitos, atores profissionais ligados ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, da cidade de Dracena/SP Como fundamentação teórica, discutiu-se não só o conceito de infância e os caminhos percorridos pelas ações de atenção à criança e ao adolescente no Brasil, até o advento do ECA, bem como os princípios contidos na atual legislação e como, a partir disso, deve ser o acolhimento institucional tendo-a por base O resultado do estudo demonstrou que houve um conjunto de mudanças na entidade que refletem a sua adaptação aos preceitos da nova legislação No entanto, essas alterações foram limitadas em vários aspectos, sobretudo, porque as alterações estão fundamentalmente ligadas aos próprios atores sociais envolvidos com a política de atendimento os quais, muitas vezes, refletem os conflitos entre as concepções contidas no ECA e a legislação que o precedeu, reproduzindo assim estigmas e concepções que deveriam estar superadas mas que, ao contrário, impedem as necessárias reformulações na entidade estudada