01 - Doutorado - Geografia
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Navegando 01 - Doutorado - Geografia por Autor "Antonello, Ideni Terezinha"
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Item Complexidade Geográfico-econômica, Estrutura e Dinâmica Territorial da Piscicultura Brasileira(2024-03-06) Dias, Maico Eduardo Dias; Oliveira, Edilson Luis de; Silveira, Maria Laura; Castillo, Ricardo Abid; Castilho, Denis; Antonello, Ideni TerezinhaNo Brasil, nas últimas três décadas (1990 – 2023), a piscicultura (criação de peixes em cativeiro) tornou-se uma atividade econômica em ascensão. Sua difusão no território brasileiro tem sido impulsionada pela produção de tilápia (Oreochromis niloticus) em aglomerações espaciais de produtores. O objetivo central desta tese é analisar e explicar a estrutura territorial e a dinâmica da piscicultura brasileira. A metodologia de análise e comparação de aglomerações de produtores de tilápia está centrada na categoria analítica de complexidade geográfico-econômica. Para interpretar e explicar as formas e intensidades em que ocorre a apropriação dos recursos territoriais promovidas pela piscicultura, apoiamo-nos na obra de Milton Santos. Utilizamos com maior frequência os conceitos de circuitos espaciais de produção, círculos de cooperação e circuitos econômicos urbanos. Esses conceitos embasaram a metodologia de análise e, em especial, a categoria de complexidade geográfico-econômica, que serviu de base para comparação e classificação das aglomerações produtivas. A classificação resultante divide a tilapicultura brasileira em aglomerações produtivas monofuncionais, mesofuncionais e multifuncionais. A fase de investigação incluiu também trabalho de campo, durante o qual realizamos estudos de diferentes situações geográficas. Foram analisadas três aglomerações produtivas: aglomeração multifuncional do Oeste do Paraná, aglomeração multifuncional de Ilha Solteira (SP/MS) e aglomeração mesofuncional do Baixo São Francisco (BA/PE/AL). As conclusões a que chegamos revelam que a piscicultura brasileira está estruturada em dois extensos contextos regionais: o Contexto Regional Norte-Centro-Oeste com predominância da piscicultura nativa, e o Contexto Regional Nordeste-Centro-Sul com predominância de peixes exóticos. Neste último estão localizadas aglomerações de produtores de tilápia. Os diferentes níveis de complexidade geográfico-econômica de cada aglomeração revelam, em suas particularidades, o desenvolvimento desigual e combinado do território brasileiro. Essas particularidades dizem respeito principalmente às suas distintas densidades técnicas e informacionais, aos fluxos materiais e imateriais, à diversidade de atores específicos e à sua participação nos circuitos econômicos urbanos, aos processos de verticalização e horizontalização, à densidade das redes e proximidades de conhecimento.Item Geossistema, território e paisagem aplicados à análise do risco de ocorrência de desastres naturais no estado do ParanáGonçalves, Marcelo; Barros, Mirian Vizintim Fernandes [Orientador]; Thery, Hervé; Passos, Messias Modesto dos; Ely, Deise Fabiana; Antonello, Ideni TerezinhaResumo: É consenso que os chamados desastres naturais vêm aumentando drasticamente em todo o mundo Os chamados desastres naturais podem ser definidos como aqueles provocados pelo impacto de fenômenos da natureza, produzidos por fatores de origem externa, atuando sobre uma região povoada, podendo, inclusive, ser agravado por atividades antrópicas Atualmente muitas pesquisas trabalham com a análise de risco resultante da relação entre periculosidade e vulnerabilidade Estudando e experimentando algumas aplicações desta metodologia, percebeu-se que elementos escapam a análise, ou pelo menos, alguns aspectos poderiam ser incorporados, criando assim um novo modelo que abrangesse múltiplos tempos, espaços e categorias geográficas Diante disso, definiu-se como objetivo desta tese a criação e experimentação de um modelo conceitual utilizando o GTP aplicado a análise de riscos à ocorrência de desastres naturais Tal modelo foi aplicado no Estado do Paraná como forma de identificar e analisar os locais mais expostos ao risco de ocorrência de desastres naturais decorrentes de alagamentos, enchentes, enxurradas e deslizamentos, criando indicadores e índices capazes de quantificar e qualificar os componentes do espaço geográfico de acordo com suas características geossistêmicas, territoriais e paisagísticas A aplicação do modelo GTP-Risco sob a concepção de espaço total trouxe importantes contribuições, a começar pela possibilidade de atuação em múltiplas escalas, na qual o modelo demonstrou potencialidade de ser utilizado em escalas menores ou maiores dependendo dos objetivos Foi possível mapear áreas por meio de indicadores de risco de ocorrência de eventos perigosos e de vulnerabilidade social e cultural Tais indicadores deram origem aos índices de acordo com os componentes do modelo, que, combinados, serviram para indicar as áreas com maiores e menores riscos de ocorrência de desastres naturais decorrentes de alagamentos, enchentes, enxurradas e deslizamentos, que poderão ser utilizados para o planejamento territorial e disciplinar a ocupação do solo no Estado do ParanáItem Gestão de resíduos sólidos na região metropolitana de Londrina-PR : possibilidades de soluções intermunicipaisMelo, Ângela Cristina Alves de; Barros, Mirian Vizintim Fernandes [Orientador]; Paulino, Eliane Tomiasi; Antonello, Ideni Terezinha; Mendonça, Francisco de Assis; Silva, Sandra Márcia Cesário Pereira daResumo: A gestão de resíduos sólidos urbanos tem sido um dos maiores desafios a serem equacionados pela sociedade nos dias atuais, intensificados, pela crescente geração de resíduos per capita O objetivo principal deste trabalho é avaliar a situação da gestão dos resíduos sólidos urbanos dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Londrina, inclusive as áreas de disposição final e a possibilidade de soluções intermunicipais Foi utilizado o IQR da CETESB como instrumento de classificação das áreas de disposição final dos resíduos domiciliares, que podem ser classificadas em adequadas ou inadequadas Além disso, foram realizados estudos visando à avaliação de programas de coleta seletiva de resíduos potencialmente recicláveis; programas de compostagem; bem como as formas de tratamento dos resíduos de poda e galhos, varrição e resíduos da construção civil, além de identificação das áreas de passivos ambientais Para tanto foram utilizados procedimentos metodológicos tais como: pesquisa prévia por correio eletrônico; levantamentos de campo; uso de Sistema de Informação Geográfica, incluindo construção de roteirização; entrevista participativa com autoridades municipais e aplicação de questionário quantitativo A análise realizada nos municípios estudados da RML em relação a suas áreas de disposição final de resíduos sólidos domiciliares mostrou que de um total de 16 municípios estudados doze (12) apresentam condições inadequadas e quatro (4) áreas de disposição apresentam condições adequadas Foi constatado que a situação crítica apresentada pelas áreas de disposição final dos resíduos domiciliares, bem como da gestão dos resíduos de varrição, poda e galhos e de construção civil, são decorrentes de uma série de fatores, entre eles: municípios deficitários de recursos para limpeza pública; quadros técnicos pouco preparados para lidar com o problema dos resíduos sólidos; deficiências gerenciais e de equipamentos para operar os aterros e órgão ambiental estadual responsável pela fiscalização com uma estrutura de fiscalização deficiente A possibilidade de gestão consorciada e/ou soluções intermunicipais para os RSU na RML encontra respaldo entre os atores centrais, os quais entendem que a solução cooperada é mais viável De modo a minimizar os aspectos negativos da destinação final dos resíduos domiciliares nos municípios da RML, foram propostos cinco (5) cenários norteados por três premissas logísticas: a roteirização do transporte, a consolidação e cargas e as estações de transferências (transbordo) Dentre estes cenários, o mais favorável do ponto de vista do custo foi o quinto cenário, cuja proposta é de destinação dos resíduos domiciliares para um aterro regional no município de Cambé e quatro (4) estações de transbordo para atender a toda a região Para que a gestão dos RSU seja efetiva e eficiente é preciso que se privilegiem outros resíduos gerados pela população de um município, além dos resíduos domiciliares, tais como: resíduos recicláveis, RCC de pequenos geradores, podas e galhos e volumosos Nesse sentido, para os mesmos municípios considerados nos cenários para RSD, foi proposto que cada município tenha PEVs (Postos de Entrega Voluntária), para recebimento, segregação e destinação final adequada dos resíduos supracitadosItem A paisagem e o patrimônio como atrativos turísticos : a Rota do Café - Norte do ParanáOliveira, Alini Nunes de; Huertas Calvente, Maria del Carmen Matilde [Orientador]; Torres, Eloiza Cristiane; Antonello, Ideni Terezinha; Nitsche, Letícia Bartoszeck; Thomaz, Rosângela Custódio CortezResumo: A Rota do Café, uma rota turística criada em 29 que abrange sete municípios do norte do Paraná, possibilita a rememoração do café para quem viveu o auge da cultura cafeeira e também para os que não a vivenciaram, mas possuem certa afetividade na memória, pela história familiar, por exemplo, sendo uma forma de educar para a valorização do patrimônio e da memória Esta pesquisa tem como questão central descobrir em que medida elementos remanescentes da cafeicultura na paisagem e na memória (patrimônio material e imaterial) marcam ou poderiam marcar o turismo de base local no Norte do Paraná O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a importância da paisagem e do patrimônio como atrativo turístico na Rota do Café - norte do Paraná, desmembrando-se nos seguintes objetivos específicos: averiguar de que forma ocorreu o planejamento, o desenvolvimento e a gestão da atividade turística na Rota do Café e os efeitos destas ações nas paisagens; analisar as paisagens da Rota do Café e seus vínculos com o patrimônio local ligado à história da cultura cafeeira e investigar quais elementos são mais significativos nas paisagens relacionadas Tendo em vista a natureza do tema, o trabalho de campo foi fundamental, junto com a pesquisa bibliográfica No campo foi realizada a observação, as paisagens foram fotografadas e entrevistaram-se os responsáveis pelos empreendimentos associados e os demais envolvidos com a estruturação da Rota Estes procedimentos foram importantes para a aproximação com o objeto de estudo e para a produção de informação empírica, analisada então à luz da teoria geográfica No caso dos empreendimentos associados à Rota a ressignificação das memórias do café não é apenas relevante para a construção da identidade dos norte-paranaenses, mas também possibilita o desenvolvimento da atividade turística vinculada aos atrativos culturais dos municípios da região que têm em suas raízes os vínculos com o café Compreende-se, então, que a atividade turística pode propiciar o enriquecimento cultural por meio do contato entre diferentes realidades nas sensações, experiências, ambientes e paisagens, ou seja, na vivência diferente da habitualItem A política de regionalização do turismo no Vale do Ivaí : uma análise a partir do conceito de desenvolvimento regionalDomingos, Fabiane de Oliveira; Huertas Calvente, Maria del Carmen Matilde [Orientador]; Torres, Eloiza Cristiane; Antonello, Ideni Terezinha; Teles, Margarete Araújo; Thomaz, Rosângela Custódio CortezResumo: O Vale do Ivaí é uma das regiões menos desenvolvidas do Paraná, apesar de ter uma economia forte baseada na agropecuária Seus 26 municípios apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano e como consequência, há frequente emigração da população Apresenta potencial para o turismo pelas belas paisagens naturais, como cânions, cavernas, sítios arqueológicos, cachoeiras e o extenso rio Ivaí É referência estadual na prática de caminhadas na natureza e sua cultura é influenciada principalmente pela religião católica Dentre os seus municípios, Lunardelli destaca-se pelo fluxo de visitantes que buscam o turismo religioso Em 214 tornou-se uma das 14 regiões turísticas do Paraná em decorrência do Programa de Regionalização do Turismo Porém, há inúmeras dificuldades que impedem que a atividade se desenvolva e apresente os resultados esperados do Programa, como a geração de emprego e renda com vistas à melhoria da qualidade de vida local A tese aqui defendida é a de que essa política de base territorial, no seu conjunto, ou seja, nas relações do Estado com os demais atores envolvidos, pouco contribui com desdobramentos socioterritoriais positivos, apesar de se afirmar isso no discurso Apesar da qualidade teórica do PRT, que considera o desenvolvimento da atividade turística por meio da descentralização da tomada de decisões em diferentes escalas, sua operacionalização não foi suficiente para que se efetivasse no território, em especial no Vale do Ivaí Nesse sentido, essa investigação propõe debater o desenvolvimento regional no planejamento do turismo para contribuir com a elaboração de políticas púbicas que minimizem as desigualdades na região A recente criação, em 215, de uma Instância de Governança Regional pouco fez avançar em projetos e no trabalho integrado entre as instituições com os 25 municípios associados Desse modo, as escassas ações de turismo existentes para a região são isoladas, não sendo pensadas por meio de um planejamento estratégico Os principais problemas se devem à falta de integração entre os atores, aliados à restrita atuação da IGR Os resultados observados da regionalização do turismo no Vale do Ivaí, ainda que mínimos, indicam que essa política instigou o debate da regionalização do turismo nos municípios que passaram a pertencer à região turística e no surgimento de algumas ações como o Vale da Aventura A metodologia dessa pesquisa é de caráter exploratório e se utiliza de métodos qualitativos e quantitativos, tendo como aporte teórico-metodológico a ciência geográfica Foram aplicadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso Para o entendimento de diferentes perspectivas sobe o PRT, foram entrevistados atores e especialistas envolvidos com o planejamento do turismo Defende-se que o êxito das políticas públicas de desenvolvimento está condicionado a um projeto regional duradouro, com orientações claras de ações, nas diferentes escalas, sintonizadas com os problemas existentes nas diferentes regiões