02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
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Navegando 02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Autor "Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]"
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Item Concepções de estudantes do ensino fundamental acerca da investigação científica e da natureza da ciênciaBrenzam Filho, Francisco; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Batista, Irinéa de Lourdes; Sasseron, Lúcia HelenaResumo: A alfabetização científica está diretamente relacionada à compreensão dos conceitos científicos, dos processos de Investigação Científica (IC) e da Natureza da Ciência (NdC) Refere-se à Investigação Científica (IC) como as características dos processos pelos quais o conhecimento científico é desenvolvido e aceito e a Natureza da Ciência (NdC) como as características do conhecimento científico O presente trabalho teve por objetivo investigar as compreensões dos estudantes a respeito dos processos de Investigação Científica (IC) e também analisar se eles apresentam concepções acerca dos aspectos da Natureza da Ciência (NdC) Trata-se de um estudo de caso, em que selecionamos 29 estudantes que cursavam o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular Esses estudantes, durante o ano letivo, participaram de uma disciplina obrigatória de pesquisa intitulada “Iniciação à Pesquisa”, cujo principal objetivo era desenvolver projetos científicos para serem divulgados em uma feira científica Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário inicial relacionado aos aspectos da Natureza da Ciência (NdC) e um questionário final relacionado à Investigação Científica (IC) O segundo instrumento de coleta de dados foi a entrevista realizada com 5 representantes de cada grupo O questionário inicial e a entrevista foram analisados segundo Bardin (24), e o questionário final foi analisado segundo a proposta dos autores do questionário (LEDERMAN et al, 214) Conforme a análise dos 29 estudantes, 18 foram categorizados como “ingênuos” por apresentarem concepções equivocadas ou superficiais em relação à Investigação Científica (IC) O restante (11) dos estudantes foi classificado com concepções “mistas” por apresentarem uma visão parcialmente explicativa a respeito da Investigação Científica (IC) Em relação aos aspectos da Natureza da Ciência (NdC), notamos que 15 alunos possuem compreensões das diferenças entre leis científicas e teorias científicas, entretanto consideram que leis são fixas e teorias são provisórias Encontramos também nas respostas de 16 estudantes que os cientistas fazem uso da criatividade para solucionar problemas ou para novas descobertas Por fim, identificamos em 19 respostas dos estudantes uma visão empirista da ciência, na qual esta está ligada à comprovação A partir dos dados, consideramos que este trabalho possibilita as discussões acerca da inserção de disciplinas científicas no Ensino Fundamental e Médio como parte do processo de formar cidadãos cientificamente alfabetizadosItem Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018Silva, Lucyana Nayara Afonso; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Meglhioratti, Fernanda Aparecida; Lucas, Lucken BuenoResumo: Os livros didáticos são um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula e importantes mediadores no processo de ensino e de aprendizagem Os livros didáticos são relevantes para o currículo e para a formação dos alunos A evolução biológica se apresenta como um tema unificador no conteúdo de Biologia, importante para o entendimento de vários temas relacionados ao desenvolvimento, à genética, seleção natural, além de outras áreas, e seu ensino é permeado por obstáculos epistemológicos no livro didático O que torna relevante a necessidade de analisar este tipo de material didático principalmente conteúdos como a biologia evolutiva Devido a importância de se compreender que a História e a Filosofia da Ciência têm um papel fundamental na construção do conhecimento científico, sendo uma área capaz de minimizar os equívocos sobre a evolução e ainda entendendo que a ciência se constitui por meio de controvérsias científicas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento da ciência, esta pesquisa objetivou identificar e analisar a presença de temas controversos no conteúdo de evolução biológica nos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio aprovados pelo PNLD 218 A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico Dos dez livros aprovados pelo PNLD 218, sete foram analisados Para analisar as controvérsias científicas encontradas foram elaboradas unidades de contexto e de registro, sob dois aspectos: 1) aspectos epistemológicos e 2) aspectos históricos As unidades de contexto são referentes aos aspectos epistemológicos das controvérsias (UC1), aos aspectos do conteúdo da extinção dos dinossauros (UC2) e dos aspectos do conteúdo do melanismo industrial (UC3) Observamos que, embora alguns autores apresentem os temas controversos, o conteúdo de evolução tende a ser descrito de maneira aglomerada e muitas vezes historicamente descontextualizada, podendo dificultar a percepção dos conceitos evolutivos e o desenvolvimento do pensamento crítico e do conhecimento biológicoItem Ensino por investigação e o desenvolvimento de competências e habilidades : a compreensão de professores da educação básica acerca do ensino de ciênciasZanin, Ana Paula de Souza; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Zômpero, Andréia de Freitas; Obara, Ana TiyomiResumo: O presente trabalho estabelece percepções sobre o Ensino por Investigação no desenvolvimento de competências e habilidades Com o objetivo de identificar a compreensão de professores da Educação Básica que adotam abordagens de Ensino por Investigação acerca do desenvolvimento das competências e habilidades, o referencial téorico apresenta fundamentos e perspectivas do Ensino por Investigação, a conceitualização dos termos competências e habilidades e os aspectos encontrados no atual documento oficial de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características exploratórias, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados sob os aspectos da Análise Textual Discursiva Os resultados alcançados demonstraram as concepções e perspectivas de Ensino por Investigação dos professores e as contribuições, limitações e desafios das abordagens de ensino investigativo no desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC Foi possível identificar o Ensino por Investigação como um mobilizador do desenvolvimento de competências e habilidades, a partir da modalidade didática, práticas investigativas e formação de professores para investigaçãoItem O ensino por investigação por meio da resolução de problemas : análise de uma sequência didática para o ensino de microrganismos e vírusLevorato, Ana Carolina Cola Santos; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Lorencini Junior, Álvaro; Lucas, Lucken BuenoResumo: Em aulas expositivas tradicionais, o professor expões os conhecimentos e os alunos, simplesmente, acompanham No Ensino por Investigação, os estudantes tomam o lugar do protagonista em busca da resolução de um problema Essa modalidade de ensino visa desenvolver habilidades nos alunos que estejam próximas a cultura cientifica, e criar condições para eles trabalharem a partir de um problema, não buscando formar cientistas, mas sim com que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico de uma maneira diferente, usando habilidades cognitivas próximas a uma prática científica A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida em uma Escola da Rede Estadual de Ensino, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, da cidade de Londrina Para a realização do trabalho foi elaborada uma Sequência Didática investigativa, baseada na resolução de problemas, que buscou identificar se o Ensino por Investigação é eficaz ao abordar a caracterização e classificação, de maneira contextualizada, de Vírus e dos Reinos Monera, Fungi e Protista, e se o mesmo possibilita que os alunos desenvolvam atividades investigativas de resolução de problemas Ao final da pesquisa, foi possível considerar que inicialmente as dúvidas apresentadas pelos alunos foram referentes ao desenvolvimento das atividades e sobre a estrutura da Sequência Didática e, com o passar das aulas, elas tornaram-se referentes aos aspectos do conteúdo da Sequência Didática A falta de vocabulário apresentada pelos alunos e a não realização de uma dinâmica para a preparação dos alunos para trabalharem em grupo foram consideradas empecilhos para a realização do estudo Porém a motivação dos alunos, frente a nova modalidade de ensino, foi a principal potencialidade apresentada durante o desenvolver das atividades É possível citar o aumento da autonomia dos estudantes, que foi desenvolvida por eles ao resolverem os problemas propostos, e uma melhora no relacionamento entre eles, pois os mesmos precisavam expor suas ideias, defender seu ponto de vista e chegar a uma conclusão para solucionar os problemas propostos Assim, o Ensino por Investigação, foi eficaz, pois possibilitou aos alunos o desenvolvimento das atividades investigativas de resolução de problemas e o aprendizado das principais características e classificação dos Vírus e dos Reinos Fungi, Monera e ProtistaItem Estudo exploratório do ensino por investigação : pesquisas no contexto da física do ensino médioSouza, Paulo Venancio de; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Sasseron, Lúcia Helena; Zômpero, Andréia de FreitasResumo: Esta Dissertação apresenta uma Pesquisa Bibliográfica de Estudo Exploratório que teve por objetivo analisar quais aspectos teóricos e epistemológicos que fundamentam a abordagem do Ensino por Investigação (EI) no Ensino de Ciências (EC), em especial o Ensino de Física (EF) Nossa pesquisa se preocupou em responder à seguinte questão: Quais aspectos relativos ao EI têm sido abordados nas pesquisas em EF? Mais especificamente as pesquisas que envolvem a participação de estudantes do Ensino Médio (EM) na abordagem do EI? Para respondermos a esta questão elaboramos uma revisão bibliográfica em trabalhos já elaborados que abordam a respeito do EI A partir destes trabalhos, escrevemos dois capítulos de fundamentação teórica nos quais apresentamos algumas influências exercidas por John Dewey e Joseph Schwab no EI, concepções históricas do EI, variações quanto à sua concepção e uso, e também críticas a seu respeito A partir de termos de busca específicos que abrangem algumas das diferentes concepções do EI, realizamos um levantamento de artigos publicados em 14 periódicos nacionais e 16 internacionais da última década que apresentam estratos A1, A2 e B1 no Qualis Capes, de acordo com a classificação de periódicos do quadriênio 213-216 pertencentes à área de avaliação Ensino Por conta do nosso problema e objetivos de pesquisa, estipulamos alguns critérios para selecionarmos o corpus, que por fim se constituiu de 13 artigos (1 nacionais e 3 internacionais) Para analisarmos o corpus utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (211), mais especificamente, elaboramos unidades de contexto e unidades de registro Estas unidades de contexto e registro foram elaboradas a partir de reflexões referentes aos aspectos do EI abordados nos capítulos teóricos de fundamentação desta Dissertação , e teve como propósito investigar o conteúdo das mensagens contidas nos textos dos artigos que compuseram o corpus A partir da análise dos dados consideramos que as intenções do uso do EI nas pesquisas do EF no EM vêm sendo direcionadas para a promoção da aprendizagem dos estudantes, melhorando suas compreensões a respeito do conhecimento científico e do desenvolvimento de competências e habilidades do fazer científico A maneira com que as pesquisas utilizam as abordagens do EI e seus objetivos variam entre si, no entanto os artigos o utilizam como proposta central ou como base para investigar outras propostas Devido a apenas 13 artigos nos últimos 1 anos pesquisarem a participação dos estudantes do EM em abordagens do EI, percebemos uma carência neste campo de pesquisa Concluímos que, apesar de toda discussão teórica que existe em relação à definição do termo e da diversidade de possibilidades ou contextos do EI que não buscam uma definição única, nota-se que nos trabalhos analisados não há uma preocupação com a delimitação da abordagem utilizada, de seus referenciais norteadores, principalmente os epistemológicosItem Formação complementar de professores de ciências biológicas : análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologiaCarvalho, Egláia de; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Lorencini Junior, Álvaro; Bozelli, Fernanda CátiaResumo: A presente pesquisa buscou analisar curso de formação complementar de atividades Práticas de Genética, Evolução e Biotecnologia, e investigar suas possíveis contribuições nas necessidades formativas de professores e também criar um espaço com intuito de discutir conceitos e propostas para o trabalho docente em sala de aula Assim, tanto participantes de formação continuada como participantes de formação inicial puderam presenciar atividades práticas envolvendo os temas propostos, motivo pelo qual denominamos o curso de formação complementar O curso consistiu em três encontros aos sábados, com duração de oito horas cada Os objetivos foram avaliar, qualitativamente, a importância de abordar temas com atividades práticas em sala de aula e os pressupostos e perspectivas para elaboração e condução de atividades práticas com esses temas, que possam contribuir para o trabalho em aula Para definir o perfil dos participantes, bem como a estrutura dos locais onde desenvolvem suas atividades docentes, e suas compreensões anteriores ao curso sobre atividades práticas, foi utilizado um questionário semiestruturado Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio e vídeo dos três dias de curso, bem como realizada entrevista com os participantes ao final de cada dia de curso, para elucidar questões que surgiram durante as análises dos dados Os dados foram analisados e categorizados qualitativamente de acordo com a Análise de Conteúdos baseada em Bardin (1979), que permitiu desta forma chegarmos a algumas conclusões Os resultados apontaram que trabalhos dessa natureza representam grande relevância no contexto atual de ensino, pois influencia domínio do conteúdo específico relacionado aos temas recentes da Genética, Evolução e Biotecnologia, envolvendo os participantes em atualização de conceitos e metodologias, que poderão refletir em sua prática docenteItem "Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciênciasEskildsem, Karina; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Lorencini Junior, Álvaro; Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro daResumo: A Formação de Professores é certamente um tema atinente em todos os sistemas escolares De acordo com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), a Formação Continuada pressupõe o envolvimento de todos os profissionais da escola, sejam eles: professores, agentes educacionais, equipe pedagógica ou diretiva, com o intuito de promover ações pedagógicas e reflexões sobre os desafios educacionais Para tanto, apresenta-se uma série de textos legais, informativos, vídeos e outros recursos que subsidiam os trabalhos em cada escola com grupos de estudos, palestras e/ou outros, sobre as temáticas utilizadas nos cursos denominados “Formação em Ação” A relação existente entre oferta e demanda na Formação Continuada de Professores, bem como suas necessidades e exigências da instituição escolar podem ser supridas com o atual e tradicional curso de formação continuada presencial até então organizado institucionalmente no primeiro e segundo semestre do ano letivo? As incertezas e indagações em torno das formações nos levam a refletir se irão emergir formas de aprendizado aos professores a fim de que estes desenvolvam ações que condizem com a realidade escolar vivenciada Assim sendo, este trabalho busca analisar e refletir sobre a ótica de Professores de Ciências da SEED ativos no período de 215 a 218, se estes compreendem o objetivo destas formações, identificando nestas propostas potencialidades de ação em sua prática docente que articulem pedagogicamente com os desafios de escolas públicas, diante do cenário atual da Formação Continuada de Professores do ParanáItem Imagens no ensino de ciências : análise da taxonomia de imagens presentes no material didático "Caderno do aluno" do estado de São PauloZama, Maristela Yuka; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira; Carneiro, Maria Helena da SilvaResumo: No ensino de ciências da natureza é frequente o uso de diferentes gêneros de leitura como textos, tabelas, gráficos, figuras, mapas, entre outros, comuns no cotidiano e que necessitam, portanto, de interpretações adequadas A Alfabetização Visual significa aprender a ler imagens, detectar o que se produz no interior desta Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo identificar as imagens e sua diversidade de formas encontradas no “Caderno do Aluno – Ciências 7o ano, volume 2, material do currículo oficial do Estado de São Paulo por meio de adaptações realizadas em algumas subcategorias da taxonomia de Perales e Jiménez (22) utilizada na disciplina de Física para a disciplina Ciências da Natureza, as relações entre as imagens e os textos ou propostas de ensino de três unidades presentes no material de estudo Foi realizada uma pesquisa documental abordando o currículo do Estado de São Paulo e posterior categorização e análise das imagens Quantificamos as imagens em relação às cinco categorias estudadas e suas subcategorias Observamos que na categoria “Em função das sequências didáticas em que aparecem as ilustrações” a maior quantidade de imagens se encaixou na subcategoria Descrição (11), onde são mostrados eventos supostamente desconhecidos e que permitem fornecer um contexto necessário para entendimento do conceito, contribuindo para entendimento de um todo Na categoria “Iconicidade” observamos um número expressivo na subcategoria Fotografia (17), visto que nesta disciplina dentro dos eixos temáticos estudados “Ciência e tecnologia” e “Vida e ambiente” este formato de imagem é constantemente utilizado, pois mostram eventos realistas Na categoria “Funcionalidade” a subcategoria mais constatada foi a Inoperante (15), pois nesses mesmos eixos temáticos muitas das imagens não apresentam detalhes mais complexos Já na categoria “Relação com o texto principal” dentro do eixo temático “Ser humano e saúde”, a subcategoria mais observada foi a Sinótica (31), aqui várias imagens possuem textos e dados indicadores para se trabalhar as informações que são necessárias para entendimento da imagem como um todo Posteriormente à categorização, para melhor análise das imagens, escolhemos unidades de ensino que apresentassem imagens com formato diferenciado para observarmos aspectos variados Com essas informações conseguimos observar que a alfabetização visual é complexa, e que é imprescindível que seja trabalhada com a mesma importância que outros tipos de alfabetização, como a escrita É necessário se ater ao tipo de imagem a ser analisada, pois não se observa da mesma maneira uma fotografia de um mapa, ou um quadro de um gráfico Assim, os aspectos a serem considerados também diferem, e as categorias e subcategorias variam de acordo com a finalidade que a imagem se põe a transmitir Consideramos que este trabalho poderá servir de orientação para que as imagens em outros instrumentos de ensino e em diversas disciplinas possam ser analisadas nos seus variados aspectos e características, facilitando sua análise e interpretaçãoItem A mediação educativa em uma atividade de educação não-formal : uma análise sob a perspectiva dos mediadoresRejan, Daniela Cristina Lopes; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de; Sant´Ana, Débora de Mello GonçalesResumo: A educação não-formal é realizada fora do ambiente formal de educação, a escola, mas na qual também ocorrem ações educativas e promoção de aprendizagem Nestes ambientes, a figura do monitor, ou mediador, é fundamental para que a educação não-formal aconteça, pois ele é o responsável, sob supervisão, pela elaboração de toda a atividade, sendo um elo entre o conteúdo e o participante, participando da construção de conhecimento científico Entretanto, sabe-se que nestas atividades existem obstáculos para que a mediação aconteça e para que o mediador compreenda seu papel Baseada na perspectiva de aprendizagem mediada de Vygotsky, e na proposta de mediação de Salomon e Perkins, esta pesquisa teve por objetivo desta pesquisa analisar aspectos relacionados ao trabalhos dos monitores mediadores, que atuam em uma atividade de educação não-formal, e como estes compreendem e realizam seu papel neste tipo de atividade Estes mediadores fazem parte do Projeto Novos Talentos, uma iniciativa dos Departamentos de Anatomia e Histologia da Universidade Estadual de Londrina A coleta de dados utilizou dois instrumentos, questionários eletrônicos, com todos os mediadores, e entrevistas semiestruturadas com uma amostra representativa Os resultados mostram que os mediadores ainda estão longe da ideia de mediação e do que seria seu papel, e também que atividades como as propostas pelo Projeto Novos Talentos necessitam de formação mais específica para suprir esta demanda Também apontam que os mediadores não são preparados para a extensão universitária, que é um dos pilares da UniversidadeItem Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicasCezare, Paola Sussai Luz; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Lucas, Lucken Bueno; Meglhioratti, Fernanda AparecidaResumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito do conceito de Adaptação dos Seres Vivos O trabalho foi construído no formato de multipaper No primeiro artigo intitulado A Epistemologia de Bachelard e a Construção do Conceito de Adaptação das Espécies, apresentamos uma retomada histórica da construção do conceito de adaptação, no qual utilizamos o referencial de Gaston Bachelard para evidenciar a origem de certos obstáculos epistemológicos No segundo artigo intitulado A transição do Habitat Aquático Para o Terrestre Pelos Vertebrados Sarcopterígios: Uma Proposta de Seleção de Conteúdos Baseada em Conceitos Estruturantes partimos da noção de Adaptação como conceito estruturante, para identificar como esse conceito estruturante se articula com os conceitos auxiliares, contemplando tanto a biologia evolutiva como a funcional O terceiro artigo possui o formato capítulo, este foi intitulado Superando Obstáculos Epistemológicos e Pedagógicos: Sequência Didática da Construção Histórica do Conceito de Adaptação e a Narrativa Histórica da Transição do Ambiente Aquático Para o Terrestre Por um Grupo de Vertebrados, aqui propomos uma sequência didática baseada nos dois artigos anteriores, como meio de superar obstáculos pedagógicos que surgem na dinâmica da construção do conhecimento em sala de aulaItem Representações socias de estudantes e de seus responsáveis sobre educação científica informalMachado, Eduardo Mozart; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]; Takahashi, Bruno Tadashi; Wachelke, João Fernando RechResumo: O campo da Educação é um território fértil para a pesquisa de Representações Sociais, com diversos estudos sobre Representações em Ciências, que buscaram compreendê-las por diferentes sujeitos que participam da Educação e da Escola Os elementos de uma representação são, dentro de situações sociais específicas, impregnados por uma carga afetivo-emocional, a qual é variada segundo as características de cada elemento, a natureza social do objeto, a natureza da relação dos sujeitos com este mesmo objeto e as características conjunturais da situação (GIRAUD-HERAULT, 1998 apud CAMPOS et al, 23) Desta maneira, Jodelet (1989) demonstra que ao estudar as Representações sociais deve-se levar em consideração a articulação entre os elementos afetivos, mentais e sociais que, juntos, afetam a realidade onde estas surgem e interferem nas Representações de realidade social, ideal e material dos indivíduos Assim, fica evidente que a família é o pilar principal para o desenvolvimento das pessoas e que, devido ao seu componente afetivo, as representações sociais também estão influenciadas pela vivência familiar de qualquer grupo social e suas concepções sobre educação científica e escolar passam por estes componentes, determinando o produto final das Representações Desta maneira, o objetivo desta pesquisa foi buscar as Representações Sociais de Ciência Informal por estudantes de Ensino Fundamental e seus responsáveis Esta pesquisa se insere numa abordagem quantitativa, em que se utiliza a análise prototípica, método consolidado no campo da pesquisa em Psicologia Social para a compreensão de Representações Sociais, associada a um questionário sociocultural na forma de entrevista estruturada, específico para esta pesquisa Desta maneira, esta pesquisa foi realizada com 71 estudantes de Ensino Fundamental e 35 responsáveis Ao analisarmos o contexto de moradia, o ambiente doméstico e o acesso à comunicação destes estudantes, nota-se uma influência considerável da Escola em suas Representações Sociais sobre Ciência no dia-a-dia, pois em casa os responsáveis em sua maioria exigem bom rendimento e colocam a Escola como única obrigação de muitos destes indivíduos e, consequentemente, suas Representações Sociais estão impregnadas com conceitos e características vinculadas ao ambiente escolar Por outro lado, ao analisarmos as Representações Sociais dos responsáveis observa-se certa diferença com a de seus filhos, uma vez que o ambiente e a maneira como os responsáveis interagem e constroem suas identidades é diferente dos estudantes, sendo suas Representações vinculadas com o conhecimento e a pesquisa, bem como a Ciência como um instrumento importante nas relações construídas no dia-a-dia Sondo assim, esta pesquisa apresenta um auxilio no entendimento da visão de Ciência Informal dos estudantes, a partir da realidade desta escola localizada em Londrina e pode servir como ajuda para estudos futuros na área de Educação em Ciência, que podem utilizar estas informações para compararem com estudantes de outras regiões Além disto, a explanação inicial das Representações dos responsáveis é de grande importância ao demonstrar a participação destes sujeitos na educação dos seus filhos, na construção de sua identidade e também visão de mundo