02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
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Navegando 02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Autor "Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de"
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Item A astronomia nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental – anos iniciais: uma análise a partir da história da ciência(2022-09-27) Vieira, Armando Silva; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Silva, Boniek Venceslau da Cruz; Batista, Michel CorciO Ensino de Ciências assume uma importância cada vez maior frente ao avanço científico e tecnológico da sociedade, tendo como papel preparar os estudantes para lidar com esse desenvolvimento, porém há muitos obstáculos nesse caminho, inclusive nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como a formação de professores e equívocos encontrados em livros didáticos, e, analisando o Ensino de Astronomia, observamos dificuldades semelhantes. A História da Ciência surge como uma alternativa não somente para ensinar Ciências, mas também para tratar de aspectos da Natureza da Ciência e assim compreender seu desenvolvimento. Sabendo que a História da Ciência pode estar presente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, esse trabalho analisou livros didáticos dessa etapa de ensino, mais especificamente do 4º e 5º ano, a fim de caracterizar a abordagem de conteúdos de Astronomia em relação à utilização da História da Ciência, utilizando a Análise de Conteúdo segundo Bardin (2016), em três eixos de análise: Análise Geral, em que identificamos os principais conteúdos de Astronomia que utilizavam História da Ciência, e observamos uma predominância nos temas de passagem do tempo, localização no espaço, e seus respectivos instrumentos de medida e orientação, além de instrumentos ópticos; Análise de Contexto, na qual investigamos se a História da Ciência era apresentada de maneira contextualizada ou não, e notamos a predominância de conteúdos não contextualizados, trazendo somente datas e locais; e Análise Historiográfica, em que buscamos indícios de erros historiográficos, e identificamos indícios de whiggismo, pseudo-história e quasi-história na maioria dos textos analisados. Essa abordagem descontextualizada da História da Ciência e a presença de erros historiográficos em conteúdos de Astronomia pode contribuir para a perpetuação de ideias equivocadas da Ciência, por isso são necessárias mais pesquisas sobre esse tema.Item A evolução como o eixo integrador da biologia : análise das visões de professores quanto a uma proposta pedagógica(2022-04-20) Colli, Pedro Leonardo Guarilha; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Caldeira, Ana Maria de Andrade; Araújo, Leonardo Augusto LuvisonAinda que a comunidade científica defenda que a Evolução Biológica (EB) é o eixo central e unificador das Ciências Biológicas e que, portanto, deveria ser ensinada desta maneira, constata-se que não é o que vem acontecendo no ensino de Biologia, em especial na Educação Básica. Discute-se diversos motivos para que isso ocorra, mas um que constantemente se destaca é que as e os professores da disciplina de Biologia não são formados de modo a compreender e abordar o assunto por esta perspectiva. Assim, este trabalho buscou reconhecer e compreender as visões de docentes de Biologia ao analisarem uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com a finalidade de ser um ponto de partida para um ensino de Biologia permeado e integrado pela EB. Para isso, 11 professoras e professores de Biologia atuantes no Ensino Médio foram investigados, processo que se iniciou com um questionário prévio, passando pela leitura de um material de apresentação da proposta e sendo finalizado com uma entrevista semiestruturada. Os resultados, tratados e interpretados conforme a análise de conteúdo de Bardin (2016), mostraram que a maioria das e dos participantes não conhecia formalmente o conceito de EB como o eixo integrador do conhecimento biológico e, assim, não o praticava em sala de aula. Por outro lado, especialmente após a leitura do material, grande parte delas e deles demonstraram compreender e concordar com a relevância desta ideia para a Biologia e seu ensino. Ademais, uma parcela expressiva das e dos docentes manifestou o entendimento de que a implementação da unidade didática seria viável e que ela teria potencial para ser o primeiro passo na construção de um pensamento evolutivo pelos estudantes que permitisse o desenvolvimento de um ensino de Biologia pautado e integralizado pelo fenômeno evolutivo. Entende-se, portanto, que é fundamental que as e os educadores de Biologia sejam formados para trabalharem a Evolução Biológica numa perspectiva integradora dos conteúdos biológicos, sendo a UEPS analisada um potencial ponto de partida para isso, além de possuir potencial formativo com relação às ideias e metodologias de ensino e aprendizagem propostas.Item A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamentalMiranda, Renan Santos; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Costas, José Manuel Moran; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Coorientadora]Resumo: A presente investigação buscou inserir aspectos que relacionam/abordam a temática ambiental, por meio da aprendizagem ativa com vistas a provocar o pensamento reflexivo, de estudantes do sétimo ano na disciplina de Ciências, oriundos de um colégio público localizado na cidade de Londrina/ Pr A pesquisa realizada se ancorou nos princípios qualitativos, a mesma foi efetivada no período de Março a Abril/217, totalizando seis encontros, denominados nesta Dissertação de momentos, sendo construídos no formato de oficinas totalizando onze estratégias diversificadas Os instrumentos de coletas de dados se centraram na produção dos estudantes, após o desenvolvimento das diferentes atividades, ora por meio de texto, desenhos, vídeos, apresentações, ora por meio das fotos tiradas pelo pesquisador e anotações no diário de campo As produções foram analisadas por meio de quatro níveis de reflexão, elaborados pelo pesquisador -1° interação com o conhecimento; 2°Relações sociais do conhecimento com vistas ao cotidiano; 3° Relações criativas; 4° Elementos que apontam o significado de meio ambiente-, que possuem o objetivo de analisar/ caracterizar atitudes presentes nos estudantes, com atitudes e reflexões nas questões ambientais em estudo Diante destas análises, foi possível a elaboração de dois quadros, sendo o primeiro quadro síntese 12, que discute/caracteriza os níveis de reflexão nos estudantes durante o processo das atividades, se mostrando relevante como instrumento de caracterização do pensamento reflexivo Já o quadro síntese 13, discute oito etapas que se mostraram significativas para provocar o pensamento reflexivo durante o processo das atividades, levando a elaboração de um modelo pedagógico ativo para a aprendizagem em temas ambientais Por fim, o pesquisador aponta para as possibilidades de implementação de atividades ativas, em ambientes que apresentam predominância tradicionalItem O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciênciaBertogna, João Pedro Sussel; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Silva, Marcos Rodrigues daResumo: Este trabalho tem a intenção de investigar a formação de bacharéis em Física no Brasil, principalmente com relação à História, Filosofia e Sociologia da Ciência e as discussões a respeito da Natureza da Ciência Nossos referenciais teóricos são utilizados para sustentar a ideia de que o estudo da epistemologia da Física pode auxiliar docentes de Física do Ensino Superior, tanto no seu trabalho de docente quanto na sua pesquisa Além disso, defenderemos a Histórica, Filosofia e Sociologia da Ciência como forma de tornar as aulas das disciplinas do núcleo específico de formação do bacharel mais críticas e significativas, e também a necessidade dos docentes terem noções adequadas a respeito da Natureza da Ciência para que possam discutir historicamente e epistemologicamente suas disciplinas Para isso, torna-se importante conhecer as noções desses docentes com relação a Natureza da Ciência Levantamos os artigos em algumas das principais revistas científicas no Brasil acerca do assunto e também analisamos 47 cursos de Bacharelado em Física em todo o Brasil, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos de Física quanto a presença de Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência Concluímos que os estudos são escassos e algumas grades curriculares não estão adequadas a esse aspecto Construímos um questionário para conhecer as noções de docentes das disciplinas do núcleo específico do Bacharelado em Física a respeito da Natureza da Ciência e elegemos a Análise de Conteúdo segundo Bardin (216) como nosso referencial metodológico para analisar esses dadosItem Elementos investigativos presentes nas atividades de licenciandos em ciências biológicas : desafios e possibilidades na elaboração(2023-12-15) Sodré, Jonas Souza; Zômpero, Andréia de Freitas; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Rodrigues, Isilda TeixeiraAtualmente fala-se muito sobre o ensino de Ciências e como deve ser ensinado nas salas de aula, para isso tem surgido uma variedade de metodologias e abordagens de ensino que visam tornar a sala de aula mais dinâmica e possibilite maior liberdade ao estudante. Nesse sentido destaca-se Ensino por Investigação, porém, é preciso que os licenciandos tenham contato com práticas investigativas durante a formação inicial. Esta pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e interpretativo, teve como principal objetivo identificar e analisar os elementos investigativos presentes em atividades de investigação produzidas por licenciandos de Ciências Biológicas. A coleta dos dados ocorreu durante um curso de formação ofertado aos licenciandos em Ciências Biológicas relativo ao Ensino de Ciências por Investigação e contou com um número total de catorze participantes. Os dados foram analisados em duas etapas, primeiramente foi produzido um instrumento analítico a fim de analisar as sete propostas de atividades investigativas que os participantes elaboraram e apresentaram no último dia do curso de formação, caracterizado como etapa 1. Esta ferramenta foi apresentada e validada nas reuniões do Grupo de Estudos “Ensino Aprendizagem e Educação Científica” – GENAPEC. Os resultados dessa etapa revelaram que a maior parte das atividades apresentaram os elementos investigativos como, por exemplo, problema, hipóteses, confronto de hipóteses, evidencias e conclusão. Na etapa 2 foi feita a análise de um questionário que os licenciandos responderam concernentes às limitações e principais dificuldades encontradas, bem como das possibilidades na elaboração da proposta da atividade investigativa. Ao todo, treze discentes se dispuseram a responder ao questionário e pôde-se, assim, identificar que os participantes encontraram dificuldades que vão desde a proposição do tema e situação-problema, até a elaboração da conclusão.Item Níveis de apropriação de tecnologias por professores da educação básica: análise de um curso remoto de formação continuada(2021-06-25) Colombo, Dalilla Alves; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Batista, Irinéa de Lourdes; Corrêa, André LuisO trabalho docente sempre se depara com diferentes demandas. Em uma sociedade globalizada, em que surgem diversas tecnologias, há ainda mais desafios para a prática docente. Frente a esse cenário e na busca de compreender o trabalho docente no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), essa pesquisa teve como objetivo geral analisar quais níveis de apropriação de tecnologias apresentam os docentes de uma escola pública do norte do Paraná durante um curso de formação continuada. Para isso contou como referencial a Matriz de Descritores das Competências Digitais dos Professores para a Área Pedagógica desenvolvida pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). A matriz apresenta cinco níveis de apropriação (Exposição, Familiarização, Adaptação, Integração e Transformação) em três aspectos da prática pedagógica (Autonomia dos alunos, Integração das tecnologias ao currículo e Fluência no uso das tecnologias). Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), que utilizou os descritores da matriz para a elaboração das unidades de registro e de contexto. De forma a obter os dados para clarificar o objetivo deste trabalho, foi elaborado e ofertado um curso de formação continuada sobre tecnologias em sala de aula aos docentes de uma escola pública do norte do Paraná, no qual buscou-se proporcionar a instrumentalização dos professores em algumas ferramentas, o emprego de uma metodologia de ensino que possibilite o uso das TIC e discussões acerca do assunto. As informações foram coletadas mediante as atividades desenvolvidas por cinco docentes que participaram do curso, que aconteceu durante a pandemia do novo coronavírus, de maneira remota e por entrevista semiestruturada, que contou com a participação de do¬is docentes da área de ciências da natureza, ênfase deste trabalho, também participantes do curso. Os dados mostraram que os docentes não se apresentam em apenas um único nível de apropriação, mas sim transitam por diferentes níveis de apropriação a depender de diferentes fatores, como as novas ferramentas que surgem na prática pedagógica, a infraestrutura, as metodologias empregadas para o uso das TIC, a alfabetização digital dos professores e dos alunos. Outro aspecto observado é a apropriação parcial com relação aos descritores dos diferentes níveis, no qual os docentes não apresentam todas as características indicadas em cada descritor. Com isso, os docentes apresentaram parciais de diferentes níveis de apropriação, o que indica que a apropriação das TIC na prática docente acontece de maneira não linear e não uniforme.Item Representações sociais de ciência cidadã e cidadania em um curso de formação de professores(2025-04-11) Gomes, Iago Oliveira; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Pacheco, Jailson Rodrigo; Magalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraA Ciência Cidadã (CC) envolve atividades que integram a participação dos cidadãos com os cientistas na pesquisa científica. Esta investigação objetivou identificar as Representações Sociais (RS) de Ciência Cidadã e Cidadania dos indivíduos que participaram de um curso de formação continuada de Ciência Cidadã na escola. Para a coleta inicial, foi utilizado um questionário com a Técnica de Associação Livre de Palavras, estruturado com termos indutores que constituíram três eixos de análise: (i) Cidadania, (ii) Ciência Cidadã e (iii) Protocolos. Essas evocações foram submetidas ao software Tri-Deux-Mots, que permitiu a visualização das palavras mais representativas para os termos e a formação de grupos sociais a partir da Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Esses dados foram analisados à luz das Representações Sociais, considerando o campo comum (representações compartilhadas), as heterogeneidades (representações divergentes) e as ancoragens (elementos onde estão ancorados essas representações) nos grupos formados. A segunda etapa de coleta compreendeu a realização de entrevistas estruturadas, a partir de ligações no Google Meet e no Whatsapp, buscando identificar a visão dos participantes a respeito dos principais elementos que constituem a Ciência Cidadã. A análise do eixo I (cidadania) evidenciou o campo comum de cidadania, a partir de direitos e deveres da população na sociedade. A heterogeneidade revelou que os participantes menos experientes e especializados enfatizam os aspectos da cidadania moderna e, em contraste, os professores mais experientes e especializados representam elementos da cidadania moderna e pós-moderna. As ancoragens podem indicar que a experiência docente e o nível de formação acarreta uma compreensão mais ampla de cidadania. A Ciência Cidadã (eixo II) foi representada, a partir de seu campo comum, como atividades participativas da sociedade na pesquisa científica. As heterogeneidades demonstraram que grupos sociais com menos experiência e especializações possuem concepções mais diversificadas do que os grupos mais experientes e especializados. Isso pode estar ancorado no fato de que os grupos mais jovens possuem uma maior abertura para novas abordagens, enquanto os professores mais experientes, com maior carga horária e responsabilidades, tendem a priorizar métodos mais tradicionais de ensino. Para o campo comum, os Protocolos foram representados de maneira mais instrumental e prescritiva, sendo que, essa ideia pode estar ancorada no fato de que em um primeiro momento, é comum que os cidadãos entendam os protocolos Ciência Cidadã de forma mais instrumental. A heterogeneidade que destacou-se foi representada pelo grupo de graduandos, que considerou facilidade em aprender ciências pelos protocolos. Para os dados da entrevista, foram criadas seis temáticas, sendo que, para a primeira, os participantes compreendem que as principais características da Ciência Cidadã são a participação, em especial a participação da população na ciência, o conhecimento científico e as práticas associadas ao cotidiano dos alunos. A respeito dos projetos ideais de Ciência Cidadã, na visão dos participantes, são aqueles que envolvem o cotidiano, a participação e os conhecimentos científicos. Para a temática de protocolos e a temática de prática docente e Ciência Cidadã, os participantes destacaram que a CC contribui de diversas formas, como, por exemplo, a contribuição com a prática pedagógica e o aprendizado dos alunos. Os entrevistados compreendem que os alunos que participam dos projetos de Ciência Cidadã são mais conscientes, motivados, protagonistas e participativos. Por fim, as entrevistas revelaram que a cidadania na Ciência Cidadã foi associada à participação, ao conhecimento científico, ao cotidiano e à motivação. Portanto, de modo geral, os dados da entrevista revelam a associação de Ciência Cidadã aos seus princípios básicos e indicam que esses projetos potencializam a formação científica cidadã.Item Representações sociais de ciência e saúde de professores de biologia do NRE de Londrina-PR : uma busca de aproximações da leitura marxista da epistemologia fleckiana(2023-02-17) Rosa, Marllon Moreti de Souza; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Lorencini Júnior, Álvaro; Campos, Luciana LunardiEste trabalho tem como objetivo identificar, por meio de Representações Sociais, como Professores de Biologia do Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina-PR concebem Ciência e Saúde. Para isso, realizamos uma leitura marxista da epistemologia de Ludwik Fleck como referencial teórico para a sustentação das análises. A partir disso, analisamos representações sociais de 56 professores de 71 colégios em 16 cidades do Norte do Paraná. Para a identificação das Representações Sociais, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) para captar evocações dos professores do NRE mediante termos indutores relacionados à Ciência e Saúde. Essas falas foram analisadas quantitativamente através do software Tri-Deux-Mots, realizando uma Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Posteriormente, os resultados da AFC foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo (1998). Constituímos, a partir dos dados, quatro grupos sociais, considerando as variáveis sociodemográficas nível de formação, tempo de trabalho, concepção de ciência, visão de educação e participação de Grupos Sociais. Os Grupos Sociais (GS) são: GS I (Professores de Biologia do NRE de Londrina-PR com Mestrado, que atuam como professores pelo tempo de trabalho de 5 a 9 anos e apresentam visão de educação que se aproxima da tecnicista), GS II (Professores de Biologia do NRE de Londrina-PR com Especialização lato sensu, que atuam como professores há 16 anos ou mais e apresentam visão de educação que se aproxima da tecnicista), GS III (Professores de Biologia do NRE de Londrina-PR com apenas Graduação, que trabalham como professores por 0 a 4 anos e apresentam uma visão de educação que se aproxima da perspectiva crítica) e GS IV (Professores de Biologia do NRE de Londrina-PR com Doutorado, que trabalham como professores pelo tempo de 10 a 5 anos e apresentam uma visão de educação que se aproxima da perspectiva tecnicista). Percebemos que a teoria das Representações Sociais enquanto um aparato metodológico para coleta de dados é importante, mas necessita de uma articulação com outros métodos que possibilitem uma análise processual e histórica, tanto do desenvolvimento dialético da realidade ao longo do tempo, quanto da própria história dos sujeitos presentes no mundo.Item Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciênciasSilva, Diogo da; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de; Oliveira, Vera Lúcia Bahl deResumo: A perspectiva de interdisciplinaridade educativa promove a contextualização e o envolvimento das partes, constituindo ligações de complementaridade e correlação, interconexões e passagens entre os conhecimentos e especialidades, reconhecendo a complexidade que envolve as situações humanas Tem como objetivo promover, por intermédio de uma abordagem, a integração de variados conhecimentos, estimulando e desenvolvendo habilidades cognitivas e relacionais, para que ocorra aprendizagem significativa, complexa e então interdisciplinar, assim como preparar o aluno para a interpretação e mudança de sua condição e atitude social frente à sua realidade Proporcionando e capacitando o sujeito de modo que o mesmo reconheça a legitimidade e faça uso dos saberes científicos na prática cotidiana Ocorrendo por meio de estratégias de ensino que abordaram questionamentos, reflexões e a participação em decisões Propusemos a elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), para um grupo de vinte e oito alunos em uma turma interseriada do ensino médio, ora divididos em cinco equipes e ora participando de atividades individuais, assim proporcionando uma situação de aprendizagem em que aconteça a interdisciplinaridade para o ensino de Ciências Nesta prática foram incluídos e entrelaçado aspectos da abordagem investigativa, da aprendizagem significativa e assim a consideração ao contexto do aluno, bem como princípios da complexidade, o conteúdo disciplinar de Microbiologia e por fim toda intervenção alicerçada nos saberes docentes Além disso, organizamos e planejamos as etapas de modo que pudéssemos analisar a aprendizagem dos estudantes, por meio do V epistemológico, frente aos conceitos de Microbiologia Nossa abordagem garantiu a promoção de situações coerentes a fim de manter o desenvolvimento de avanços que integram os conhecimentos cognitivos e sócio-relacional por parte dos estudantes e do professor pesquisador Reconhecemos que nas propostas em equipe ficou mais evidente que essas relações aconteceram na qual os integrantes, apoiados por outros docentes da instituição, indicados ao longo da abordagem, contribuíram para as demonstrações e para as investigações Percebemos, também, que a maior noção dos alunos gira ao torno do quesito que reconhecem e caracterizam os microrganismos como agentes benéficos ou prejudiciais à manutenção da vida na Terra Acreditamos que o uso de uma metodologia investigativa de ensino poderia ser um fator que contribuiu para que as noções alternativas, elaboradas pelos alunos também em seu cotidiano, fossem reformuladas para a adoção de uma aprendizagem mais coerente com os conhecimentos científicos