02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Autor "Andrade, Mariana A. B. Soares de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médioCosta, Márcia da; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Ostermann, Fernanda; Andrade, Mariana A. B. Soares deResumo: Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem SignificativaItem O ensino da física do plasma e a formação de professoresKikuchi, Ligia Ayumi; Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]; Adúriz-Bravo, Agustín; Andrade, Mariana A. B. Soares deResumo: Esta pesquisa faz uma discussão a respeito do ensino da temática Física de Plasmas e a formação de professores Um dos objetivos foi investigar a situação do ensino da Física do Plasma nos currículos dos cursos de Licenciatura em Física, sua ocorrência ou ausência Para tanto, foi realizada uma Análise Documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Física brasileiros Além disso, para aprofundar esta investigação, foi elaborado um questionário para professores das Licenciaturas em Física Um segundo objetivo desta pesquisa foi elaborar uma proposta de Unidade Temática para a formação de professores a respeito da Física do Plasma, com base na Aprendizagem Significativa e na História da Ciência, para depois, discutir como professores atuantes em cursos de Licenciatura em Física avaliam tal proposta A partir de nossos resultados, evidenciou-se uma pouca atenção dada a essa temática na formação de professores, apesar de, segundo a literatura, ser um tema relevante por estar presente no cotidiano dos alunos e também por ser um assunto de Física Moderna e Contemporânea Com base nos resultados obtidos, a Unidade Temática elaborada mostrou ser uma boa proposta para trabalhar o conteúdo de Física de Plasma nas Licenciaturas em Física, levando em consideração algumas ressalvas citadas pelos professores avaliadoresItem O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012Visitação, Viviane Loiola da; Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador]; Prestes, Maria Elice Brzezinski; Andrade, Mariana A. B. Soares deResumo: Este estudo tem como objetivo investigar quais concepções de natureza da ciência (NdC) os livros didáticos de biologia veiculam Assim, para o desenvolvimento desta proposta optamos por investigar alguns momentos da construção do modelo da dupla hélice do DNA, de autoria de Watson e Crick, presentes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 212 É comum a afirmação de que muitas vezes as narrativas históricas dos livros didáticos não contribuem para uma compreensão histórica dos conceitos científicos (tais como o de dupla hélice) Desse modo, optamos por seguir a orientação dos artigos de Rosa e Silva (21) e Zamberlan e Silva (211), os quais apontam para a exploração das potencialidades das narrativas históricas abertas pelos livros didáticos Com isso, neste trabalho, buscamos reconstruir, a partir de fontes secundárias, alguns episódios da história da dupla hélice e, com base em algumas perguntas sobre a forma de ocorrência desta história, analisamos a história da ciência apresentada nos livros didáticos de biologia do Ensino Médio, assim como mostramos as potencialidades e os problemas dessas narrativas Com a análise das narrativas históricas observamos que, apesar de os livros didáticos de biologia PNLD/212 apresentarem informações importantes acerca desse episódio da história da biologia, eles veicularam algumas concepções inapropriadas de NdC