02 - Mestrado - Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Administração por Autor "Aligleri, Lilian Mara"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O desafio dos resíduos sólidos na atualidade : compreensões dos estudantes de um curso técnico em meio ambiente da cidade de Londrina-ParanáAnjos, Everton Carlos dos; Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira [Orientador]; Aligleri, Lilian Mara; Borinelli, BenilsonResumo: A exploração da natureza para o desenvolvimento econômico da sociedade fez eclodir uma crise civilizatória Crise que se manifesta em duas esferas: uma social e uma ambiental Contemporaneamente, os resíduos sólidos são uma das faces dessa crise Tal fato visualiza-se na geração excessiva e na destinação final, muitas vezes incorreta dos resíduos Frente a essa demanda e aos impactos, ações mitigatórias em todas as esferas e ambientes tornam-se urgentes A Educação Ambiental oferece possibilidades de reflexão quanto a essa problemática Neste trabalho, utilizou-se a Educação Ambiental crítica e a estratégia de Alfabetização Visual para debater e refletir sobre o fenômeno dos impactos dos resíduos sólidos junto a estudantes de um Curso Técnico em Meio Ambiente de um colégio estadual de Londrina-PR O objetivo deste trabalho é analisar as compreensões deste grupo social acerca dos resíduos sólidos e sua relação com a sustentabilidade, expressas por meio de registros fotográficos O referencial teórico versou sobre os impactos de uma crise civilizatória e a resposta humana por meio de reuniões ambientais internacionais a fim de lidar com esses problemas A partir das reuniões internacionais, observou-se a formação do conceito de desenvolvimento sustentável e posteriormente da sustentabilidade Adicionalmente, autores se posicionaram de forma crítica quanto à superficialidade muitas vezes abordadas nos temas de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade O segundo tema foi situar os resíduos na atualidade e suas conceituações Junto a este tema são discutidos os discursos oficiais brasileiros O terceiro tema teórico é a educação ambiental crítica, sendo uma possibilidade de problematização e reflexão do tema para os estudantes Utilizou-se da abordagem qualitativa e da pesquisa colaborativa, que possibilitaram a coleta dos dados imagéticos (fotografias) e verbais dos estudantes Esses dados foram categorizados pela técnica de análise de conteúdo e analisados à luz do referencial teórico Encontrou-se na pesquisa duas categorias manifestas sobre as compreensões dos estudantes, uma comportamental e uma técnica, e uma categoria latente, a sustentabilidade Como resultado, as interpretações demonstram um viés crítico nos argumentos dos estudantes ao discutirem os temas que permeiam os resíduos sólidos urbanosItem Ecoeficiência : competência para a sustentabilidade organizacional : um estudo estudo de caso na indústria de acumuladores de energiaCella-de-Oliveira, Flávio Augusto; Munck, Luciano [Orientador]; Aligleri, Lilian Mara; Jabbour, Charbel José ChiappetaResumo: A presente Dissertação , ao trabalhar com os temas sustentabilidade organizacional e ecoeficiência aliado a lógica das competências e a teoria do agir organizacional, foi orientada pela pergunta de pesquisa “Como a ecoeficiência, enquanto uma competência organizacional, compõe a sustentabilidade organizacional?”, a qual originou o objetivo de “analisar, sob a ótica da teoria do agir organizacional e da lógica das competências, a ecoeficiência enquanto uma competência organizacional componente da sustentabilidade organizacional” Para que tal objetivo pudesse ser alcançado, uma revisão teórica abordou a sustentabilidade organizacional, a qual é entendida como o equilíbrio das sustentabilidades organizacionais econômica, ambiental e social; e a ecoeficiência que trata do progresso econômico e ambiental necessários para o aumento da prosperidade econômica através da utilização mais eficiente dos recursos e de menos emissões nocivas para o ambiente Em um segundo momento abordou-se a lógica das competências, entendida como um processo deformação e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, tendo em vista o aprimoramento de sua capacitação, podendo, dessa forma, adicionar valor às atividades da organização, da sociedade e a si próprio Por fim, apresenta-se ainda a teoria do a teoria do agir organizacional, que exprime uma maneira de ver e conceber os fenômenos organizacionais em termos de processo, o que permite fazer a ligação entre a ecoeficiência e as competências Ainda um estudo de caso, tanto qualitativo como quantitativo, adentrou em uma indústria do ramo de acumuladores de energia – baterias automotivas, angariando dados a respeito do tema estudado Ao final deste trabalho foi possível compreender a ecoeficiência como componente fundamental da sustentabilidade organizacional e, a partir da teoria do agir organizacional, a mesma pode ser visualizada como um agir organizacional e, portanto, passível de ser compreendida como uma competência de apoio à sustentabilidade organizacional A combinação da ecoeficiência enquanto uma competência organizacional também culminou nos indicadores da ecoeficiência através de competências, o que mostrou-se um versátil instrumento capaz, ainda, de ser replicado em outras organizaçõesItem Gestão ambiental : um estudo de impactos e práticas de responsabilidade ambiental junto a uma industria moveleira, pertencente ao pólo de Arapongas/PROliveira, Alessandra Petrechi de; Pacagnan, Mário Nei [Orientador]; Borinelli, Benilson; Aligleri, Lilian MaraResumo: Verifica-se uma crescente conscientização mundial sobre a responsabilidade ambiental das empresas nos últimos anos, o que leva a um maior interesse por novas pesquisas sobre o fenômeno em contextos regionais Nesta Dissertação foi realizado um levantamento de gestão ambiental com foco em estratégias ambientais, aqui entendidas como práticas de responsabilidade ambiental junto a uma indústria moveleira pertencente ao Pólo Moveleiro de Arapongas – Paraná Estas práticas foram levantadas dentro do contexto local do Pólo, diagnosticando a vinculação destas práticas com conceitos de reconhecimento mundial e com conceitos de responsabilidade ambiental por áreas da administração, percebendo-se as práticas nas áreas de produção, recursos humanos e marketing mais especificamente As práticas vinculadas às áreas específicas da administração procuram também a prevenção e a minimização dos danos ambientais, cada uma dentro de seu campo de atuação Dessa forma, o objetivo desta Dissertação é o levantamento de práticas de responsabilidade ambiental tomando-se como base as práticas específicas por área da administração, estudadas em Aligleri, Aligleri e Kruglianskas (29) e a verificação de seus fatores motivadores ou condutores, segundo o estudo de Souza (24) A metodologia do trabalho é uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso, com dados coletados através de entrevistas junto aos dirigentes e funcionários da empresa pesquisada e junto aos dirigentes das instituições Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas, Centro de Tecnologia e Instituto Ambiental do Paraná As entrevistas permitiram levantar as práticas de responsabilidade ambiental, que foram analisadas junto à teoria, buscando identifica-las e posteriormente caracterizar seus fatores motivadores O estudo demonstrou que as práticas ambientais foram utilizadas com o objetivo de melhorar o processo produtivo, o desempenho econômico e financeiro e melhorar a imagem da organização perante a sociedade, e como ganho adicional a empresa obteve uma grande conscientização ambiental por parte dos funcionários e ganhos mercadológicos As práticas desenvolvidas demonstram uma clara atitude da empresa em favor do meio ambiente e engajada no atendimento da legislação e de seus órgãos representativos Foi possível concluir que a utilização de estratégias ambientais tem fortes motivadores, que facilitam uma melhor gestão ambiental e oferecem ganhos a organização em termos econômicos e mercadológicos Ademais, existe a necessidade de maiores estudos para validação do estudo em outras organizações