CLCH - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
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Navegando CLCH - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS por Autor "Acri, Marcelo Cristiano"
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Item Escrita colaborativa e letramento digital : coautoria em ambiente virtualAcri, Marcelo Cristiano; Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]; Araújo, Júlio César Rosa de; Perfeito, Alba MariaResumo: A escola costuma ser caracterizada como um espaço em que sujeitos interagem e aprendem mediados pela linguagem Porém, esta interação e aprendizagem em aulas de língua portuguesa apresentam nuances, principalmente no âmbito do letramento digital Propusemos a 25 alunos do ensino médio de um colégio estadual público na cidade de Rolândia (PR) o uso de ferramentas digitais em ambiente virtual, com o intuito de evidenciar como ocorre a produção de texto em coautoria através do uso do processador de textos do Google Docs Buscamos demonstrar que a utilização de recursos digitais em ambiente virtual e a promoção da escrita colaborativa potencializam a aprendizagem e o desenvolvimento da escrita em coautoria Analisamos também os níveis de interação Para fundamentar nossa pesquisa, que caracterizamos como uma pesquisa-ação, recorremos a Bakhtin (26), para quem o fenômeno da interação caracteriza-se como um processo; Araújo (27), Soares (23; 24) e Kleiman (1995), que esclarecem as concepções de letramento e multiletramentos; Coscarelli (27) e Ribeiro (212), que tratam do letramento digital; e Vigotski (27), que traz questões relativas a ensino e aprendizagem Também buscamos Lemos (25), Chartier (1999) e Araújo (213), que tratam do ambiente virtual de forma crítica, desmitificando a ideia de novo Primo (23; 25) discute o conceito de interatividade e de interação, enquanto que García Canclini (1997) e Castells e Cardoso (25) tratam da sociedade da informação e dos avanços tecnológicos A metodologia utilizada foi a pesquisa-intervenção, inserida no campo da pesquisa qualitativa Após as análises do processo de escrita, percebemos que as ferramentas digitais: permitem o desenvolvimento da escrita em coautoria de forma a dar liberdade para os grupos de alunos idealizarem e produzirem um texto final satisfatório; estimulam a produção escrita e desenvolvem a habilidade de avaliar o que é relevante para o texto; e possibilitam a construção de hipertextualidade integrada à lida com outras linguagens