CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
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Navegando CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE por Autor "Almeida, Caroline Lourenço de"
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Item Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao traumaAlmeida, Caroline Lourenço de; Martins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Pavelqueires, Shirlene; Dellaroza, Mara Solange Gomes; Peres, Cássia Regina F. BiffeResumo: A construção do conhecimento deve ser oferecida aos estudantes de enfermagem de maneira que eles possam compreender a significância e o impacto da aprendizagem em sua prática como futuros profissionais A simulação realística constitui-se em uma alternativa para tornar o processo de ensino interativo e eficiente Tem-se por objetivo avaliar a simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem para estudantes de enfermagem na aquisição de conhecimentos no atendimento inicial a vítima de trauma Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado em duas instituições de ensino superior, uma universidade pública e uma fundação educacional O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: 1) construção e validação dos instrumentos de avaliação do conhecimento, cenário simulado e checklist do atendimento inicial a vítima de trauma; 2) elaboração do roteiro de simulação realística e organização do cenário; 3) avaliação do conhecimento dos estudantes de enfermagem antes e após a simulação realística; 4) avaliação da satisfação, autoconfiança e avaliação do design do cenário pelos estudantes de enfermagem Realizaram-se análises descritivas, por meio de cálculo das frequências absolutas e relativas, e análises inferenciais mediante aplicação do teste estatístico Bowker, adotando significância do p<,5 Para a validação dos instrumentos questionário, cenário e checklist utilizados, oito, oito e 12 juízes os avaliaram, respectivamente, apresentando nível de concordância entre eles acima de 9% Para a intervenção educativa participaram 45 estudantes do curso de enfermagem das duas instituições de ensino, sendo verificado que a aprendizagem cognitiva aumentou significativamente após a realização da simulação realística A melhoria do conhecimento ficou evidenciada em nove das dez questões do pré e pós-teste, principalmente, nas que tratavam sobre as etapas de avaliação primária, planejamento do atendimento a vítima de trauma e a suspeita de um trauma torácico A média no pré-teste foi de 64 pontos e, após a intervenção, aumentou para 83 pontos no pós-teste Na avaliação global, os instrumentos avaliados pelos juízes apresentaram nível de significância acima de ,5, que equivale uma confiança de 95% Os estudantes sentiram-se satisfeitos (média geral= 4,56) com a experiência simulada em um cenário de atendimento a vítima de trauma, o que permitiu o aumento da autoconfiança (média geral= 4,51) A avaliação do design de simulação pelos estudantes teve médias dos scores dos itens acima de 4,3 Conclui-se que os instrumentos apresentaram evidências de validade satisfatória, que a experiência simulada em um cenário de atendimento ao trauma, avaliado positivamente pelos estudantes, permitiu a satisfação e aumento da confiança com a intervenção, e que a estratégia de aprendizagem utilizando a simulação realística aumenta a aprendizagem cognitiva dos participantes Espera-se que o estudo tenha contribuído para destacar a importância de se pensar a metodologia da simulação realística como estratégia aplicável ao ensino da enfermagem, desde os cursos técnicos, graduação, até a capacitação e atualização dos enfermeiros que se encontram na assistência