Efeito das variações das espessuras e módulos de resiliência das camadas no desempenho dos pavimentos flexíveis

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Réus, Thaís Ferrari

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Resumo

Resumo: A análise empírico-mecanística de um pavimento parte de uma estrutura pré-dimensionada que é verificada quanto aos critérios de desempenho requeridos Caso estes não sejam atendidos, esta estrutura é modificada e reprocessada Neste contexto a análise do efeito das variações nos parâmetros de projeto na previsão do desempenho do pavimento fornece subsídio para uma melhor compreensão dos resultados fornecidos pelos programas computacionais Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito das variações das espessuras e módulos de resiliência das camadas no desempenho dos pavimentos flexíveis Para tanto, foram feitas estimativas de desempenho, para o vigésimo ano de projeto, utilizando o programa ELSYM5 e o método Empírico Mecanístico (E-M) da AASHTO No ELSYM5 foram determinadas as respostas estruturais: deformação de tração na fibra inferior do revestimento e de compressão no topo do subleito, respectivamente responsáveis pelas trincas por fadiga e pelas deformações permanentes nas trilhas de rodas Com as respostas estruturais estimou-se o desempenho do pavimento em termos do consumo de vida útil, por meio do número equivalente de solicitações do eixo padrão, para as trincas (Ntrincas) e deformações permantes (Ndeformação) Na aplicação do método E-M da AASHTO utilizou-se a versão de teste do programa computacional Mechanistic Empirical Pavement Design Guide (MEPDG) e a versão do software comercial do referido órgão, o AASHTOWare® Pavement ME Design (anteriormente conhecida como DARWin-ME), para a predição dos defeitos: trincas longitudinais, trincas por fadiga, deformação permanente no revestimento, deformação permanente no topo do subleito, deformação total e IRI Foram utilizados modelos de regressão múltipla para o ajuste dos resultados e, pela avaliação estatística dos coeficientes de regressão obtidos, definiu-se os parâmetros significativos para a sensibilidade de cada método Perante a análise estatística desses coeficientes, concluiu-se que o consumo da vida útil do pavimento, previsto através das simulações no ELSYM5, é sensível às variações das espessuras do revestimento e da sub-base e dos módulos de resiliência do subleito Para o método E-M da AASHTO os valores previstos para os defeitos no vigésimo ano de projeto foram significativamente sensíveis às variações das espessuras do revestimento, da base e da sub-base e dos módulos de resiliência da base e do subleito A partir da comparação das duas abordagens, concluiu-se que o ELSYM5 pode ser uma alternativa viável para a aplicação de um método E-M de dimensionamento de pavimentos Com as conclusões desta pesquisa, pretende-se contribuir para o entendimento do comportamento dos resultados fornecidos pelos programas utilizados, perante as variações dos parâmetros de projeto adotados como dados de entrada, para situações similares ao caso em estudo

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Palavras-chave

Pavimentos flexíveis, Análise de sensibilidade, Transporte rodoviário, Flexible pavements, Road transportation

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